A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO AUTOMOBILISMO DE RUA NO RIO GRANDE DO SUL (1930-1950): DE COADJUVANTES A PROTAGONISTAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1005 |
Resumo: | A chegada do primeiro automóvel na cidade sinalizava as transformações dos hábitos da sociedade porto-alegrense no princípio do século XX. O ato de dirigir um automóvel pelas ruas simbolizava um modo de ser moderno, e competir ao volante era o ápice da modernidade. Nas décadas seguintes, o Rio Grande do Sul transformou-se em um pólo do automobilismo nacional. Justamente nesta fase, as mulheres que até então estavam presentes em gincanas, largadas de provas e premiações das provas automobilísticas, começam a ocupar outros espaços. Esta pesquisa tem por objetivo identificar como ocorreu o início da participação das mulheres no automobilismo de rua em Porto Alegre, nas décadas de 1930/1950. Para tanto, foram coletados depoimentos orais de mulheres pilotos e dirigentes esportivos do automobilismo de rua em Porto Alegre. Além disso, foi realizada uma pesquisa documental em revistas, jornais, arquivos do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul e da Federação Gaúcha de Automobilismo. A história do automobilismo feminino em Porto Alegre está diretamente ligada ao esforço individual de um pequeno grupo de mulheres. A notoriedade das mulheres no cenário esportivo do automobilismo iniciou, na década de 1930, através da atuação da gaúcha Nilza Ruschel, a primeira mulher a se tornar piloto de automóvel. O apoio da família como incentivadora e patrocinadora foi um fator determinante para o ingresso da mulher no automobilismo, uma vez que este é um esporte de elevado custo financeiro e de domínio masculino. |
id |
UCB-5_9c4fc21f919df40547dfc471d5ff449b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1005 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO AUTOMOBILISMO DE RUA NO RIO GRANDE DO SUL (1930-1950): DE COADJUVANTES A PROTAGONISTASautomobilismo de rua mulheres Porto AlegreA chegada do primeiro automóvel na cidade sinalizava as transformações dos hábitos da sociedade porto-alegrense no princípio do século XX. O ato de dirigir um automóvel pelas ruas simbolizava um modo de ser moderno, e competir ao volante era o ápice da modernidade. Nas décadas seguintes, o Rio Grande do Sul transformou-se em um pólo do automobilismo nacional. Justamente nesta fase, as mulheres que até então estavam presentes em gincanas, largadas de provas e premiações das provas automobilísticas, começam a ocupar outros espaços. Esta pesquisa tem por objetivo identificar como ocorreu o início da participação das mulheres no automobilismo de rua em Porto Alegre, nas décadas de 1930/1950. Para tanto, foram coletados depoimentos orais de mulheres pilotos e dirigentes esportivos do automobilismo de rua em Porto Alegre. Além disso, foi realizada uma pesquisa documental em revistas, jornais, arquivos do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul e da Federação Gaúcha de Automobilismo. A história do automobilismo feminino em Porto Alegre está diretamente ligada ao esforço individual de um pequeno grupo de mulheres. A notoriedade das mulheres no cenário esportivo do automobilismo iniciou, na década de 1930, através da atuação da gaúcha Nilza Ruschel, a primeira mulher a se tornar piloto de automóvel. O apoio da família como incentivadora e patrocinadora foi um fator determinante para o ingresso da mulher no automobilismo, uma vez que este é um esporte de elevado custo financeiro e de domínio masculino.Universidade Católica de Brasília2010-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Solicitadoapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/100510.18511/rbcm.v17i3.1005Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 17 n. 3 (2009); 123-1300103-171610.31501/rbcm.v17i3reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1005/1411Maduro, Paula AndreattaMazo, Janice ZarpellonKilpp, Cecília Elisainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:44:56Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1005Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:44:56Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO AUTOMOBILISMO DE RUA NO RIO GRANDE DO SUL (1930-1950): DE COADJUVANTES A PROTAGONISTAS |
title |
A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO AUTOMOBILISMO DE RUA NO RIO GRANDE DO SUL (1930-1950): DE COADJUVANTES A PROTAGONISTAS |
spellingShingle |
A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO AUTOMOBILISMO DE RUA NO RIO GRANDE DO SUL (1930-1950): DE COADJUVANTES A PROTAGONISTAS Maduro, Paula Andreatta automobilismo de rua mulheres Porto Alegre |
title_short |
A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO AUTOMOBILISMO DE RUA NO RIO GRANDE DO SUL (1930-1950): DE COADJUVANTES A PROTAGONISTAS |
title_full |
A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO AUTOMOBILISMO DE RUA NO RIO GRANDE DO SUL (1930-1950): DE COADJUVANTES A PROTAGONISTAS |
title_fullStr |
A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO AUTOMOBILISMO DE RUA NO RIO GRANDE DO SUL (1930-1950): DE COADJUVANTES A PROTAGONISTAS |
title_full_unstemmed |
A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO AUTOMOBILISMO DE RUA NO RIO GRANDE DO SUL (1930-1950): DE COADJUVANTES A PROTAGONISTAS |
title_sort |
A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO AUTOMOBILISMO DE RUA NO RIO GRANDE DO SUL (1930-1950): DE COADJUVANTES A PROTAGONISTAS |
author |
Maduro, Paula Andreatta |
author_facet |
Maduro, Paula Andreatta Mazo, Janice Zarpellon Kilpp, Cecília Elisa |
author_role |
author |
author2 |
Mazo, Janice Zarpellon Kilpp, Cecília Elisa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maduro, Paula Andreatta Mazo, Janice Zarpellon Kilpp, Cecília Elisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
automobilismo de rua mulheres Porto Alegre |
topic |
automobilismo de rua mulheres Porto Alegre |
description |
A chegada do primeiro automóvel na cidade sinalizava as transformações dos hábitos da sociedade porto-alegrense no princípio do século XX. O ato de dirigir um automóvel pelas ruas simbolizava um modo de ser moderno, e competir ao volante era o ápice da modernidade. Nas décadas seguintes, o Rio Grande do Sul transformou-se em um pólo do automobilismo nacional. Justamente nesta fase, as mulheres que até então estavam presentes em gincanas, largadas de provas e premiações das provas automobilísticas, começam a ocupar outros espaços. Esta pesquisa tem por objetivo identificar como ocorreu o início da participação das mulheres no automobilismo de rua em Porto Alegre, nas décadas de 1930/1950. Para tanto, foram coletados depoimentos orais de mulheres pilotos e dirigentes esportivos do automobilismo de rua em Porto Alegre. Além disso, foi realizada uma pesquisa documental em revistas, jornais, arquivos do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul e da Federação Gaúcha de Automobilismo. A história do automobilismo feminino em Porto Alegre está diretamente ligada ao esforço individual de um pequeno grupo de mulheres. A notoriedade das mulheres no cenário esportivo do automobilismo iniciou, na década de 1930, através da atuação da gaúcha Nilza Ruschel, a primeira mulher a se tornar piloto de automóvel. O apoio da família como incentivadora e patrocinadora foi um fator determinante para o ingresso da mulher no automobilismo, uma vez que este é um esporte de elevado custo financeiro e de domínio masculino. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Solicitado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1005 10.18511/rbcm.v17i3.1005 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1005 |
identifier_str_mv |
10.18511/rbcm.v17i3.1005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1005/1411 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 17 n. 3 (2009); 123-130 0103-1716 10.31501/rbcm.v17i3 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304117470887936 |