A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO AUTOMOBILISMO DE RUA NO RIO GRANDE DO SUL (1930-1950): DE COADJUVANTES A PROTAGONISTAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maduro, Paula Andreatta
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Mazo, Janice Zarpellon, Kilpp, Cecília Elisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1005
Resumo: A chegada do primeiro automóvel na cidade sinalizava as transformações dos hábitos da sociedade porto-alegrense no princípio do século XX. O ato de dirigir um automóvel pelas ruas simbolizava um modo de ser moderno, e competir ao volante era o ápice da modernidade. Nas décadas seguintes, o Rio Grande do Sul transformou-se em um pólo do automobilismo nacional. Justamente nesta fase, as mulheres que até então estavam presentes em gincanas, largadas de provas e premiações das provas automobilísticas, começam a ocupar outros espaços. Esta pesquisa tem por objetivo identificar como ocorreu o início da participação das mulheres no automobilismo de rua em Porto Alegre, nas décadas de 1930/1950. Para tanto, foram coletados depoimentos orais de mulheres pilotos e dirigentes esportivos do automobilismo de rua em Porto Alegre. Além disso, foi realizada uma pesquisa documental em revistas, jornais, arquivos do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul e da Federação Gaúcha de Automobilismo. A história do automobilismo feminino em Porto Alegre está diretamente ligada ao esforço individual de um pequeno grupo de mulheres. A notoriedade das mulheres no cenário esportivo do automobilismo iniciou, na década de 1930, através da atuação da gaúcha Nilza Ruschel, a primeira mulher a se tornar piloto de automóvel. O apoio da família como incentivadora e patrocinadora foi um fator determinante para o ingresso da mulher no automobilismo, uma vez que este é um esporte de elevado custo financeiro e de domínio masculino.
id UCB-5_9c4fc21f919df40547dfc471d5ff449b
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1005
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO AUTOMOBILISMO DE RUA NO RIO GRANDE DO SUL (1930-1950): DE COADJUVANTES A PROTAGONISTASautomobilismo de rua mulheres Porto AlegreA chegada do primeiro automóvel na cidade sinalizava as transformações dos hábitos da sociedade porto-alegrense no princípio do século XX. O ato de dirigir um automóvel pelas ruas simbolizava um modo de ser moderno, e competir ao volante era o ápice da modernidade. Nas décadas seguintes, o Rio Grande do Sul transformou-se em um pólo do automobilismo nacional. Justamente nesta fase, as mulheres que até então estavam presentes em gincanas, largadas de provas e premiações das provas automobilísticas, começam a ocupar outros espaços. Esta pesquisa tem por objetivo identificar como ocorreu o início da participação das mulheres no automobilismo de rua em Porto Alegre, nas décadas de 1930/1950. Para tanto, foram coletados depoimentos orais de mulheres pilotos e dirigentes esportivos do automobilismo de rua em Porto Alegre. Além disso, foi realizada uma pesquisa documental em revistas, jornais, arquivos do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul e da Federação Gaúcha de Automobilismo. A história do automobilismo feminino em Porto Alegre está diretamente ligada ao esforço individual de um pequeno grupo de mulheres. A notoriedade das mulheres no cenário esportivo do automobilismo iniciou, na década de 1930, através da atuação da gaúcha Nilza Ruschel, a primeira mulher a se tornar piloto de automóvel. O apoio da família como incentivadora e patrocinadora foi um fator determinante para o ingresso da mulher no automobilismo, uma vez que este é um esporte de elevado custo financeiro e de domínio masculino.Universidade Católica de Brasília2010-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Solicitadoapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/100510.18511/rbcm.v17i3.1005Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 17 n. 3 (2009); 123-1300103-171610.31501/rbcm.v17i3reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1005/1411Maduro, Paula AndreattaMazo, Janice ZarpellonKilpp, Cecília Elisainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:44:56Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1005Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:44:56Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO AUTOMOBILISMO DE RUA NO RIO GRANDE DO SUL (1930-1950): DE COADJUVANTES A PROTAGONISTAS
title A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO AUTOMOBILISMO DE RUA NO RIO GRANDE DO SUL (1930-1950): DE COADJUVANTES A PROTAGONISTAS
spellingShingle A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO AUTOMOBILISMO DE RUA NO RIO GRANDE DO SUL (1930-1950): DE COADJUVANTES A PROTAGONISTAS
Maduro, Paula Andreatta
automobilismo de rua
mulheres
Porto Alegre
title_short A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO AUTOMOBILISMO DE RUA NO RIO GRANDE DO SUL (1930-1950): DE COADJUVANTES A PROTAGONISTAS
title_full A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO AUTOMOBILISMO DE RUA NO RIO GRANDE DO SUL (1930-1950): DE COADJUVANTES A PROTAGONISTAS
title_fullStr A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO AUTOMOBILISMO DE RUA NO RIO GRANDE DO SUL (1930-1950): DE COADJUVANTES A PROTAGONISTAS
title_full_unstemmed A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO AUTOMOBILISMO DE RUA NO RIO GRANDE DO SUL (1930-1950): DE COADJUVANTES A PROTAGONISTAS
title_sort A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO AUTOMOBILISMO DE RUA NO RIO GRANDE DO SUL (1930-1950): DE COADJUVANTES A PROTAGONISTAS
author Maduro, Paula Andreatta
author_facet Maduro, Paula Andreatta
Mazo, Janice Zarpellon
Kilpp, Cecília Elisa
author_role author
author2 Mazo, Janice Zarpellon
Kilpp, Cecília Elisa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maduro, Paula Andreatta
Mazo, Janice Zarpellon
Kilpp, Cecília Elisa
dc.subject.por.fl_str_mv automobilismo de rua
mulheres
Porto Alegre
topic automobilismo de rua
mulheres
Porto Alegre
description A chegada do primeiro automóvel na cidade sinalizava as transformações dos hábitos da sociedade porto-alegrense no princípio do século XX. O ato de dirigir um automóvel pelas ruas simbolizava um modo de ser moderno, e competir ao volante era o ápice da modernidade. Nas décadas seguintes, o Rio Grande do Sul transformou-se em um pólo do automobilismo nacional. Justamente nesta fase, as mulheres que até então estavam presentes em gincanas, largadas de provas e premiações das provas automobilísticas, começam a ocupar outros espaços. Esta pesquisa tem por objetivo identificar como ocorreu o início da participação das mulheres no automobilismo de rua em Porto Alegre, nas décadas de 1930/1950. Para tanto, foram coletados depoimentos orais de mulheres pilotos e dirigentes esportivos do automobilismo de rua em Porto Alegre. Além disso, foi realizada uma pesquisa documental em revistas, jornais, arquivos do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul e da Federação Gaúcha de Automobilismo. A história do automobilismo feminino em Porto Alegre está diretamente ligada ao esforço individual de um pequeno grupo de mulheres. A notoriedade das mulheres no cenário esportivo do automobilismo iniciou, na década de 1930, através da atuação da gaúcha Nilza Ruschel, a primeira mulher a se tornar piloto de automóvel. O apoio da família como incentivadora e patrocinadora foi um fator determinante para o ingresso da mulher no automobilismo, uma vez que este é um esporte de elevado custo financeiro e de domínio masculino.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Solicitado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1005
10.18511/rbcm.v17i3.1005
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1005
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v17i3.1005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1005/1411
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 17 n. 3 (2009); 123-130
0103-1716
10.31501/rbcm.v17i3
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304117470887936