PERFIL DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n2p36-46
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4680 |
Resumo: | Atualmente dados reportam um alto índice de reprovação em escolares nos anos iniciais do ensino fundamental e sabe-se que grande parte das escolas públicas do país não tem na grade curricular destes alunos a disciplina de educação física. Neste contexto, estudos demonstram uma relação direta entre atrasos no desenvolvimento motor, devido à falta de atividade física, e dificuldades de aprendizagem em escolares. Sabendo dos vários fatores que podem estar associados com o mau desempenho escolar destas crianças, o objetivo deste trabalho foi identificar o perfil físico, bem como os níveis de ansiedade, motivação e atenção, de estudantes nos anos iniciais com dificuldades de aprendizagem e, a partir destes dados, discutir a importância da inserção do professor de educação física. Assim, trata-se de um estudo quantitativo, de caráter transversal, onde foram incluídos 22 estudantes do sexo masculino, compreendendo uma faixa-etária de 10 à 12 anos de idade, com dificuldades de aprendizagem no contexto escolar, selecionados por professores de escolas públicas, do município de Uruguaiana/RS. Os resultados demonstraram que estes alunos apresentaram um risco para sobrepeso corporal, um alto nível de insatisfação com a imagem corporal, uma baixa motivação e um grande déficit nos níveis de atenção. Frente a estes achados a atuação do professor de educação física se faz pertinente nos anos iniciais do ensino fundamental, uma vez que o estímulo à prática de atividade física influencia positivamente sobre o perfil físico das crianças, melhorando a percepção da imagem corporal, além de atuar sobre aspectos de motivação, ansiedade e atenção, podendo melhorar o desempenho escolar. |
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PERFIL DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n2p36-46Anos iniciais Dificuldades de aprendizagem Educação física escolar.Atualmente dados reportam um alto índice de reprovação em escolares nos anos iniciais do ensino fundamental e sabe-se que grande parte das escolas públicas do país não tem na grade curricular destes alunos a disciplina de educação física. Neste contexto, estudos demonstram uma relação direta entre atrasos no desenvolvimento motor, devido à falta de atividade física, e dificuldades de aprendizagem em escolares. Sabendo dos vários fatores que podem estar associados com o mau desempenho escolar destas crianças, o objetivo deste trabalho foi identificar o perfil físico, bem como os níveis de ansiedade, motivação e atenção, de estudantes nos anos iniciais com dificuldades de aprendizagem e, a partir destes dados, discutir a importância da inserção do professor de educação física. Assim, trata-se de um estudo quantitativo, de caráter transversal, onde foram incluídos 22 estudantes do sexo masculino, compreendendo uma faixa-etária de 10 à 12 anos de idade, com dificuldades de aprendizagem no contexto escolar, selecionados por professores de escolas públicas, do município de Uruguaiana/RS. Os resultados demonstraram que estes alunos apresentaram um risco para sobrepeso corporal, um alto nível de insatisfação com a imagem corporal, uma baixa motivação e um grande déficit nos níveis de atenção. Frente a estes achados a atuação do professor de educação física se faz pertinente nos anos iniciais do ensino fundamental, uma vez que o estímulo à prática de atividade física influencia positivamente sobre o perfil físico das crianças, melhorando a percepção da imagem corporal, além de atuar sobre aspectos de motivação, ansiedade e atenção, podendo melhorar o desempenho escolar.Universidade Católica de Brasília2014-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestransversalapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfimage/tiffimage/tiffimage/tiffhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/468010.18511/rbcm.v22i2.4680Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 22 n. 2 (2014); 36-460103-171610.31501/rbcm.v22i2reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4680/3206https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4680/8604https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4680/8605https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4680/8606https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4680/8607https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4680/8608Nunes, Laís de CássiaNeves, Douglasde Freitas Teodósio, GuilhermeMoreira Floriano, PaolaLara, Simoneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:46:09Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/4680Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:46:09Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
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