PERFIL DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n2p36-46

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Laís de Cássia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Neves, Douglas, de Freitas Teodósio, Guilherme, Moreira Floriano, Paola, Lara, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4680
Resumo: Atualmente dados reportam um alto índice de reprovação em escolares nos anos iniciais do ensino fundamental e sabe-se que grande parte das escolas públicas do país não tem na grade curricular destes alunos a disciplina de educação física. Neste contexto, estudos demonstram uma relação direta entre atrasos no desenvolvimento motor, devido à falta de atividade física, e dificuldades de aprendizagem em escolares. Sabendo dos vários fatores que podem estar associados com o mau desempenho escolar destas crianças, o objetivo deste trabalho foi identificar o perfil físico, bem como os níveis de ansiedade, motivação e atenção, de estudantes nos anos iniciais com dificuldades de aprendizagem e, a partir destes dados, discutir a importância da inserção do professor de educação física. Assim, trata-se de um estudo quantitativo, de caráter transversal, onde foram incluídos 22 estudantes do sexo masculino, compreendendo uma faixa-etária de 10 à 12 anos de idade, com dificuldades de aprendizagem no contexto escolar, selecionados por professores de escolas públicas, do município de Uruguaiana/RS. Os resultados demonstraram que estes alunos apresentaram um risco para sobrepeso corporal, um alto nível de insatisfação com a imagem corporal, uma baixa motivação e um grande déficit nos níveis de atenção. Frente a estes achados a atuação do professor de educação física se faz pertinente nos anos iniciais do ensino fundamental, uma vez que o estímulo à prática de atividade física influencia positivamente sobre o perfil físico das crianças, melhorando a percepção da imagem corporal, além de atuar sobre aspectos de motivação, ansiedade e atenção, podendo melhorar o desempenho escolar.
id UCB-5_9d15ce1b8bfd2ed46c41ab5bf9819e45
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/4680
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling PERFIL DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n2p36-46Anos iniciais Dificuldades de aprendizagem Educação física escolar.Atualmente dados reportam um alto índice de reprovação em escolares nos anos iniciais do ensino fundamental e sabe-se que grande parte das escolas públicas do país não tem na grade curricular destes alunos a disciplina de educação física. Neste contexto, estudos demonstram uma relação direta entre atrasos no desenvolvimento motor, devido à falta de atividade física, e dificuldades de aprendizagem em escolares. Sabendo dos vários fatores que podem estar associados com o mau desempenho escolar destas crianças, o objetivo deste trabalho foi identificar o perfil físico, bem como os níveis de ansiedade, motivação e atenção, de estudantes nos anos iniciais com dificuldades de aprendizagem e, a partir destes dados, discutir a importância da inserção do professor de educação física. Assim, trata-se de um estudo quantitativo, de caráter transversal, onde foram incluídos 22 estudantes do sexo masculino, compreendendo uma faixa-etária de 10 à 12 anos de idade, com dificuldades de aprendizagem no contexto escolar, selecionados por professores de escolas públicas, do município de Uruguaiana/RS. Os resultados demonstraram que estes alunos apresentaram um risco para sobrepeso corporal, um alto nível de insatisfação com a imagem corporal, uma baixa motivação e um grande déficit nos níveis de atenção. Frente a estes achados a atuação do professor de educação física se faz pertinente nos anos iniciais do ensino fundamental, uma vez que o estímulo à prática de atividade física influencia positivamente sobre o perfil físico das crianças, melhorando a percepção da imagem corporal, além de atuar sobre aspectos de motivação, ansiedade e atenção, podendo melhorar o desempenho escolar.Universidade Católica de Brasília2014-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestransversalapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfimage/tiffimage/tiffimage/tiffhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/468010.18511/rbcm.v22i2.4680Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 22 n. 2 (2014); 36-460103-171610.31501/rbcm.v22i2reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4680/3206https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4680/8604https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4680/8605https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4680/8606https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4680/8607https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4680/8608Nunes, Laís de CássiaNeves, Douglasde Freitas Teodósio, GuilhermeMoreira Floriano, PaolaLara, Simoneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:46:09Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/4680Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:46:09Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv PERFIL DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n2p36-46
title PERFIL DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n2p36-46
spellingShingle PERFIL DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n2p36-46
Nunes, Laís de Cássia
Anos iniciais
Dificuldades de aprendizagem
Educação física escolar.
title_short PERFIL DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n2p36-46
title_full PERFIL DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n2p36-46
title_fullStr PERFIL DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n2p36-46
title_full_unstemmed PERFIL DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n2p36-46
title_sort PERFIL DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n2p36-46
author Nunes, Laís de Cássia
author_facet Nunes, Laís de Cássia
Neves, Douglas
de Freitas Teodósio, Guilherme
Moreira Floriano, Paola
Lara, Simone
author_role author
author2 Neves, Douglas
de Freitas Teodósio, Guilherme
Moreira Floriano, Paola
Lara, Simone
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Laís de Cássia
Neves, Douglas
de Freitas Teodósio, Guilherme
Moreira Floriano, Paola
Lara, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Anos iniciais
Dificuldades de aprendizagem
Educação física escolar.
topic Anos iniciais
Dificuldades de aprendizagem
Educação física escolar.
description Atualmente dados reportam um alto índice de reprovação em escolares nos anos iniciais do ensino fundamental e sabe-se que grande parte das escolas públicas do país não tem na grade curricular destes alunos a disciplina de educação física. Neste contexto, estudos demonstram uma relação direta entre atrasos no desenvolvimento motor, devido à falta de atividade física, e dificuldades de aprendizagem em escolares. Sabendo dos vários fatores que podem estar associados com o mau desempenho escolar destas crianças, o objetivo deste trabalho foi identificar o perfil físico, bem como os níveis de ansiedade, motivação e atenção, de estudantes nos anos iniciais com dificuldades de aprendizagem e, a partir destes dados, discutir a importância da inserção do professor de educação física. Assim, trata-se de um estudo quantitativo, de caráter transversal, onde foram incluídos 22 estudantes do sexo masculino, compreendendo uma faixa-etária de 10 à 12 anos de idade, com dificuldades de aprendizagem no contexto escolar, selecionados por professores de escolas públicas, do município de Uruguaiana/RS. Os resultados demonstraram que estes alunos apresentaram um risco para sobrepeso corporal, um alto nível de insatisfação com a imagem corporal, uma baixa motivação e um grande déficit nos níveis de atenção. Frente a estes achados a atuação do professor de educação física se faz pertinente nos anos iniciais do ensino fundamental, uma vez que o estímulo à prática de atividade física influencia positivamente sobre o perfil físico das crianças, melhorando a percepção da imagem corporal, além de atuar sobre aspectos de motivação, ansiedade e atenção, podendo melhorar o desempenho escolar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
transversal
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4680
10.18511/rbcm.v22i2.4680
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4680
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v22i2.4680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4680/3206
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4680/8604
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4680/8605
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4680/8606
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4680/8607
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4680/8608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
image/tiff
image/tiff
image/tiff
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 22 n. 2 (2014); 36-46
0103-1716
10.31501/rbcm.v22i2
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304119298555904