ANÁLISE DO COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO DE ESCOLARES POR SEXO, TIPO DE ESCOLA E TURNO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Isabella Toledo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Albuquerque, Maicon Rodrigues, Nascimento, Fernanda Ribeiro, Mendes, Edmar Lacerda, Amorim, Paulo Roberto dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5757
Resumo: Objetivou-se analisar o comportamento sedentário de escolares com 10 anos de idade em suas atividades diárias por sexo, rede de ensino, turno escolar e nas janelas de tempo: manhã, tarde e noite. Participaram 101 crianças, de ambos os sexos. Utilizou-se o acelerômetro Actigraph (GT3X) durante três dias consecutivos para quantificar o comportamento sedentário em contagens/minuto. Utilizou-se teste Kolmogorov-Smirnov para testar a normalidade dos dados, o teste t de Student para comparar o comportamento sedentário entre sexos, rede de ensino e turno escolar e ANOVA medidas repetidas e post-hoc de Tukey diferenças entre as médias das contagens/minuto por turno nas três janelas de tempo. Calculou-se o tamanho do efeito por meio do “eta-squared (?2)”. Não houve diferença significativa na comparação do comportamento sedentário entre os sexos, rede de ensino e turno escolar em relação à contagem/minuto diária. Quando analisados os turnos separadamente, verificou-se diferença significativa entre as janelas de tempo do turno matutino X2(2)=26,42; p
id UCB-5_a0ca22058a92d5dc91c70b5a01c2775e
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5757
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling ANÁLISE DO COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO DE ESCOLARES POR SEXO, TIPO DE ESCOLA E TURNO ESCOLARComportamento Sedentário Criança Escola SexoObjetivou-se analisar o comportamento sedentário de escolares com 10 anos de idade em suas atividades diárias por sexo, rede de ensino, turno escolar e nas janelas de tempo: manhã, tarde e noite. Participaram 101 crianças, de ambos os sexos. Utilizou-se o acelerômetro Actigraph (GT3X) durante três dias consecutivos para quantificar o comportamento sedentário em contagens/minuto. Utilizou-se teste Kolmogorov-Smirnov para testar a normalidade dos dados, o teste t de Student para comparar o comportamento sedentário entre sexos, rede de ensino e turno escolar e ANOVA medidas repetidas e post-hoc de Tukey diferenças entre as médias das contagens/minuto por turno nas três janelas de tempo. Calculou-se o tamanho do efeito por meio do “eta-squared (?2)”. Não houve diferença significativa na comparação do comportamento sedentário entre os sexos, rede de ensino e turno escolar em relação à contagem/minuto diária. Quando analisados os turnos separadamente, verificou-se diferença significativa entre as janelas de tempo do turno matutino X2(2)=26,42; pUniversidade Católica de Brasília2015-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTransversalapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/575710.18511/rbcm.v24i1.5757Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 24 n. 1 (2016); 16-260103-171610.31501/rbcm.v24i1reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5757/4257https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5757/8993Caetano, Isabella ToledoAlbuquerque, Maicon RodriguesNascimento, Fernanda RibeiroMendes, Edmar LacerdaAmorim, Paulo Roberto dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:46:29Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5757Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:46:29Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DO COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO DE ESCOLARES POR SEXO, TIPO DE ESCOLA E TURNO ESCOLAR
title ANÁLISE DO COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO DE ESCOLARES POR SEXO, TIPO DE ESCOLA E TURNO ESCOLAR
spellingShingle ANÁLISE DO COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO DE ESCOLARES POR SEXO, TIPO DE ESCOLA E TURNO ESCOLAR
Caetano, Isabella Toledo
Comportamento Sedentário
Criança
Escola
Sexo
title_short ANÁLISE DO COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO DE ESCOLARES POR SEXO, TIPO DE ESCOLA E TURNO ESCOLAR
title_full ANÁLISE DO COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO DE ESCOLARES POR SEXO, TIPO DE ESCOLA E TURNO ESCOLAR
title_fullStr ANÁLISE DO COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO DE ESCOLARES POR SEXO, TIPO DE ESCOLA E TURNO ESCOLAR
title_full_unstemmed ANÁLISE DO COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO DE ESCOLARES POR SEXO, TIPO DE ESCOLA E TURNO ESCOLAR
title_sort ANÁLISE DO COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO DE ESCOLARES POR SEXO, TIPO DE ESCOLA E TURNO ESCOLAR
author Caetano, Isabella Toledo
author_facet Caetano, Isabella Toledo
Albuquerque, Maicon Rodrigues
Nascimento, Fernanda Ribeiro
Mendes, Edmar Lacerda
Amorim, Paulo Roberto dos Santos
author_role author
author2 Albuquerque, Maicon Rodrigues
Nascimento, Fernanda Ribeiro
Mendes, Edmar Lacerda
Amorim, Paulo Roberto dos Santos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Isabella Toledo
Albuquerque, Maicon Rodrigues
Nascimento, Fernanda Ribeiro
Mendes, Edmar Lacerda
Amorim, Paulo Roberto dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento Sedentário
Criança
Escola
Sexo
topic Comportamento Sedentário
Criança
Escola
Sexo
description Objetivou-se analisar o comportamento sedentário de escolares com 10 anos de idade em suas atividades diárias por sexo, rede de ensino, turno escolar e nas janelas de tempo: manhã, tarde e noite. Participaram 101 crianças, de ambos os sexos. Utilizou-se o acelerômetro Actigraph (GT3X) durante três dias consecutivos para quantificar o comportamento sedentário em contagens/minuto. Utilizou-se teste Kolmogorov-Smirnov para testar a normalidade dos dados, o teste t de Student para comparar o comportamento sedentário entre sexos, rede de ensino e turno escolar e ANOVA medidas repetidas e post-hoc de Tukey diferenças entre as médias das contagens/minuto por turno nas três janelas de tempo. Calculou-se o tamanho do efeito por meio do “eta-squared (?2)”. Não houve diferença significativa na comparação do comportamento sedentário entre os sexos, rede de ensino e turno escolar em relação à contagem/minuto diária. Quando analisados os turnos separadamente, verificou-se diferença significativa entre as janelas de tempo do turno matutino X2(2)=26,42; p
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Transversal
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5757
10.18511/rbcm.v24i1.5757
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5757
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v24i1.5757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5757/4257
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5757/8993
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 24 n. 1 (2016); 16-26
0103-1716
10.31501/rbcm.v24i1
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304119859544064