ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DO EGGBEATER EM AULAS DE NATAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luana Maciel da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Giuliano, Anita Falk, Castro, Flávio Antônio de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6187
Resumo: O aprendizado de técnicas de outras modalidades aquáticas pode servir como estratégia para desenvolver maior domínio do meio aquático. O Eggbeater (EB) é uma técnica que permite sustentação e deslocamento na posição vertical no meio aquático. O objetivo geral deste estudo foi analisar, de modo qualitativo, a técnica de EB antes e após intervenção. O EB foi ensinado nas aulas de natação de 15 crianças adaptadas ao meio aquático. Cinco variáveis para boa técnica de execução de EB foram analisadas: movimento circular, distância entre os joelhos, estabilidade, movimento alternado e sincronismo. As crianças obtiveram melhora significativa em quatro das cinco variáveis quando comparados os momentos pré e pós-intervenção. De modo geral, as crianças melhoraram a técnica de execução do EB.
id UCB-5_a398ca7ef4ebdc650f6e297d680d0ed7
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/6187
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DO EGGBEATER EM AULAS DE NATAÇÃOMeio aquático. Sustentação. Intervenção.O aprendizado de técnicas de outras modalidades aquáticas pode servir como estratégia para desenvolver maior domínio do meio aquático. O Eggbeater (EB) é uma técnica que permite sustentação e deslocamento na posição vertical no meio aquático. O objetivo geral deste estudo foi analisar, de modo qualitativo, a técnica de EB antes e após intervenção. O EB foi ensinado nas aulas de natação de 15 crianças adaptadas ao meio aquático. Cinco variáveis para boa técnica de execução de EB foram analisadas: movimento circular, distância entre os joelhos, estabilidade, movimento alternado e sincronismo. As crianças obtiveram melhora significativa em quatro das cinco variáveis quando comparados os momentos pré e pós-intervenção. De modo geral, as crianças melhoraram a técnica de execução do EB.Universidade Católica de Brasília2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesExperimental; análise qualitativa.application/pdfapplication/pdfimage/jpeghttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/618710.18511/rbcm.v24i2.6187Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 24 n. 2 (2016); 138-1450103-171610.31501/rbcm.v24i2reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6187/4403https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6187/9126https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6187/9127Silva, Luana Maciel daGiuliano, Anita FalkCastro, Flávio Antônio de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-30T10:29:53Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/6187Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2016-06-30T10:29:53Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DO EGGBEATER EM AULAS DE NATAÇÃO
title ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DO EGGBEATER EM AULAS DE NATAÇÃO
spellingShingle ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DO EGGBEATER EM AULAS DE NATAÇÃO
Silva, Luana Maciel da
Meio aquático. Sustentação. Intervenção.
title_short ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DO EGGBEATER EM AULAS DE NATAÇÃO
title_full ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DO EGGBEATER EM AULAS DE NATAÇÃO
title_fullStr ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DO EGGBEATER EM AULAS DE NATAÇÃO
title_full_unstemmed ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DO EGGBEATER EM AULAS DE NATAÇÃO
title_sort ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DO EGGBEATER EM AULAS DE NATAÇÃO
author Silva, Luana Maciel da
author_facet Silva, Luana Maciel da
Giuliano, Anita Falk
Castro, Flávio Antônio de Souza
author_role author
author2 Giuliano, Anita Falk
Castro, Flávio Antônio de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luana Maciel da
Giuliano, Anita Falk
Castro, Flávio Antônio de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Meio aquático. Sustentação. Intervenção.
topic Meio aquático. Sustentação. Intervenção.
description O aprendizado de técnicas de outras modalidades aquáticas pode servir como estratégia para desenvolver maior domínio do meio aquático. O Eggbeater (EB) é uma técnica que permite sustentação e deslocamento na posição vertical no meio aquático. O objetivo geral deste estudo foi analisar, de modo qualitativo, a técnica de EB antes e após intervenção. O EB foi ensinado nas aulas de natação de 15 crianças adaptadas ao meio aquático. Cinco variáveis para boa técnica de execução de EB foram analisadas: movimento circular, distância entre os joelhos, estabilidade, movimento alternado e sincronismo. As crianças obtiveram melhora significativa em quatro das cinco variáveis quando comparados os momentos pré e pós-intervenção. De modo geral, as crianças melhoraram a técnica de execução do EB.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Experimental; análise qualitativa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6187
10.18511/rbcm.v24i2.6187
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6187
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v24i2.6187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6187/4403
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6187/9126
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6187/9127
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 24 n. 2 (2016); 138-145
0103-1716
10.31501/rbcm.v24i2
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304120243322880