O aprendizado da técnica de eggbeater : uma proposta multidisciplinar no ensino da natação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giuliano, Anita Falk
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116103
Resumo: O ensino da natação tem priorizado uma metodologia esportiva fundamentada basicamente no desenvolvimento dos quatro estilos de nado. Esta metodologia tem sido criticada, pois despreza outras competências aquáticas que seriam importantes de serem desenvolvidas no processo de aprendizagem do nadar. O aprendizado de técnicas de outras modalidades aquáticas pode servir como estratégias para desenvolver um maior domínio do meio aquático. O Eggbeater (EB) é uma dessas técnicas distintas dos nados competitivos que permite sustentação e deslocamentos na posição vertical no meio aquático. Fundamentando-se no aprendizado de diferentes habilidades aquáticas, o EB foi ensinado nas aulas de natação de 15 crianças já adaptadas ao meio liquido. Assim o objetivo geral desse trabalho foi analisar, de modo qualitativo, a técnica de EB antes e após intervenção. Cinco variáveis para boa técnica de execução de EB foram analisadas: movimento circular, distância entre os joelhos, estabilidade, movimento alternado e sincronismo. Os alunos obtiveram uma melhora significativa em quatro das cinco variáveis quando comparados os momentos pré e pós-intervenção. Conclui-se que os alunos melhoraram de forma geral a execução da técnica de EB, mostrando que diferentes técnicas além dos quatro estilos de nado olímpico são possíveis de serem desenvolvidos no ensino da natação para crianças.
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