IMPLICAÇÕES SOCIAIS E AUTONOMIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA DO MOVIMENTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1881 |
Resumo: | O presente estudo identificou as implicações sociais oriundas dos jogos e atividades lúdicas nas aulas de educação física escolar e o desenvolvimento da autonomia da criança, com base na concepção construtivista de aprendizagem, no ensino fundamental. A população contou com o envolvimento de 21 crianças de ambos os sexos entre nove e dez anos de idade, da terceira série do ensino fundamental I, acompanhados até a quarta série. As estratégias didático-pedagógicas foram constituídas de jogos de construção e modificação de regras com e sem a utilização de materiais e jogos com resoluções de problemas em grupos para incentivar a autonomia e as relações interpessoais. O dados foram analisados quanti e qualitativamente através de observações baseadas na aplicação de jogos e atividades com ênfase no desenvolvimento de competências morais, organizacionais e sócio-afetivas a cada mês durante quatro meses (período 1 [P1], 2 [P2], 3 [P3], e 4 [P4]). Houve diferença significativa na autonomia a partir do período P1, persistindo por todos os demais períodos (P1: 22,5; P2: 44,0; P3: 66,5; P4: 77,0). Para as relações interpessoais, houve diferença significativa somente a partir do P3 (P1: 39,0; P2: 38,0; P3: 58,5; P4: 74,5). Os resultados indicaram que as novas práticas pedagógicas vivenciadas sinalizaram progressos e evoluções educacionais positivas na autonomia e nas relações interpessoais, sugerindo que as estratégias utilizadas foram adequadas e apontaram caminhos positivos para este modelo pedagógico. |
id |
UCB-5_a9297a4e16b31a7c7e4f0ea4ae99f537 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1881 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
IMPLICAÇÕES SOCIAIS E AUTONOMIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA DO MOVIMENTOEducação Educação Física JogoO presente estudo identificou as implicações sociais oriundas dos jogos e atividades lúdicas nas aulas de educação física escolar e o desenvolvimento da autonomia da criança, com base na concepção construtivista de aprendizagem, no ensino fundamental. A população contou com o envolvimento de 21 crianças de ambos os sexos entre nove e dez anos de idade, da terceira série do ensino fundamental I, acompanhados até a quarta série. As estratégias didático-pedagógicas foram constituídas de jogos de construção e modificação de regras com e sem a utilização de materiais e jogos com resoluções de problemas em grupos para incentivar a autonomia e as relações interpessoais. O dados foram analisados quanti e qualitativamente através de observações baseadas na aplicação de jogos e atividades com ênfase no desenvolvimento de competências morais, organizacionais e sócio-afetivas a cada mês durante quatro meses (período 1 [P1], 2 [P2], 3 [P3], e 4 [P4]). Houve diferença significativa na autonomia a partir do período P1, persistindo por todos os demais períodos (P1: 22,5; P2: 44,0; P3: 66,5; P4: 77,0). Para as relações interpessoais, houve diferença significativa somente a partir do P3 (P1: 39,0; P2: 38,0; P3: 58,5; P4: 74,5). Os resultados indicaram que as novas práticas pedagógicas vivenciadas sinalizaram progressos e evoluções educacionais positivas na autonomia e nas relações interpessoais, sugerindo que as estratégias utilizadas foram adequadas e apontaram caminhos positivos para este modelo pedagógico.Universidade Católica de Brasília2012-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa qualitativaapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/188110.18511/rbcm.v19i3.1881Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 19 n. 3 (2011); 76-850103-171610.31501/rbcm.v19i3reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1881/2042https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1881/8126https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1881/8135Leitão, Marcelo CrepaldiSilvestre, Mirian RodriguesBezerra, Manoel SilvestreLacerda, Yarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:45:20Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1881Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:45:20Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPLICAÇÕES SOCIAIS E AUTONOMIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA DO MOVIMENTO |
title |
IMPLICAÇÕES SOCIAIS E AUTONOMIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA DO MOVIMENTO |
spellingShingle |
IMPLICAÇÕES SOCIAIS E AUTONOMIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA DO MOVIMENTO Leitão, Marcelo Crepaldi Educação Educação Física Jogo |
title_short |
IMPLICAÇÕES SOCIAIS E AUTONOMIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA DO MOVIMENTO |
title_full |
IMPLICAÇÕES SOCIAIS E AUTONOMIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA DO MOVIMENTO |
title_fullStr |
IMPLICAÇÕES SOCIAIS E AUTONOMIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA DO MOVIMENTO |
title_full_unstemmed |
IMPLICAÇÕES SOCIAIS E AUTONOMIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA DO MOVIMENTO |
title_sort |
IMPLICAÇÕES SOCIAIS E AUTONOMIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA DO MOVIMENTO |
author |
Leitão, Marcelo Crepaldi |
author_facet |
Leitão, Marcelo Crepaldi Silvestre, Mirian Rodrigues Bezerra, Manoel Silvestre Lacerda, Yara |
author_role |
author |
author2 |
Silvestre, Mirian Rodrigues Bezerra, Manoel Silvestre Lacerda, Yara |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leitão, Marcelo Crepaldi Silvestre, Mirian Rodrigues Bezerra, Manoel Silvestre Lacerda, Yara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação Física Jogo |
topic |
Educação Educação Física Jogo |
description |
O presente estudo identificou as implicações sociais oriundas dos jogos e atividades lúdicas nas aulas de educação física escolar e o desenvolvimento da autonomia da criança, com base na concepção construtivista de aprendizagem, no ensino fundamental. A população contou com o envolvimento de 21 crianças de ambos os sexos entre nove e dez anos de idade, da terceira série do ensino fundamental I, acompanhados até a quarta série. As estratégias didático-pedagógicas foram constituídas de jogos de construção e modificação de regras com e sem a utilização de materiais e jogos com resoluções de problemas em grupos para incentivar a autonomia e as relações interpessoais. O dados foram analisados quanti e qualitativamente através de observações baseadas na aplicação de jogos e atividades com ênfase no desenvolvimento de competências morais, organizacionais e sócio-afetivas a cada mês durante quatro meses (período 1 [P1], 2 [P2], 3 [P3], e 4 [P4]). Houve diferença significativa na autonomia a partir do período P1, persistindo por todos os demais períodos (P1: 22,5; P2: 44,0; P3: 66,5; P4: 77,0). Para as relações interpessoais, houve diferença significativa somente a partir do P3 (P1: 39,0; P2: 38,0; P3: 58,5; P4: 74,5). Os resultados indicaram que as novas práticas pedagógicas vivenciadas sinalizaram progressos e evoluções educacionais positivas na autonomia e nas relações interpessoais, sugerindo que as estratégias utilizadas foram adequadas e apontaram caminhos positivos para este modelo pedagógico. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1881 10.18511/rbcm.v19i3.1881 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1881 |
identifier_str_mv |
10.18511/rbcm.v19i3.1881 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1881/2042 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1881/8126 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1881/8135 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 19 n. 3 (2011); 76-85 0103-1716 10.31501/rbcm.v19i3 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304117962670080 |