IMPLICAÇÕES SOCIAIS E AUTONOMIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA DO MOVIMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Marcelo Crepaldi
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silvestre, Mirian Rodrigues, Bezerra, Manoel Silvestre, Lacerda, Yara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1881
Resumo: O presente estudo identificou as implicações sociais oriundas dos jogos e atividades lúdicas nas aulas de educação física escolar e o desenvolvimento da autonomia da criança, com base na concepção construtivista de aprendizagem, no ensino fundamental. A população contou com o envolvimento de 21 crianças de ambos os sexos entre nove e dez anos de idade, da terceira série do ensino fundamental I, acompanhados até a quarta série. As estratégias didático-pedagógicas foram constituídas de jogos de construção e modificação de regras com e sem a utilização de materiais e jogos com resoluções de problemas em grupos para incentivar a autonomia e as relações interpessoais. O dados foram analisados quanti e qualitativamente através de observações baseadas na aplicação de jogos e atividades com ênfase no desenvolvimento de competências morais, organizacionais e sócio-afetivas a cada mês durante quatro meses (período 1 [P1], 2 [P2], 3 [P3], e 4 [P4]). Houve diferença significativa na autonomia a partir do período P1, persistindo por todos os demais períodos (P1: 22,5; P2: 44,0; P3: 66,5; P4: 77,0). Para as relações interpessoais, houve diferença significativa somente a partir do P3 (P1: 39,0; P2: 38,0; P3: 58,5; P4: 74,5). Os resultados indicaram que as novas práticas pedagógicas vivenciadas sinalizaram progressos e evoluções educacionais positivas na autonomia e nas relações interpessoais, sugerindo que as estratégias utilizadas foram adequadas e apontaram caminhos positivos para este modelo pedagógico.
id UCB-5_a9297a4e16b31a7c7e4f0ea4ae99f537
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1881
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling IMPLICAÇÕES SOCIAIS E AUTONOMIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA DO MOVIMENTOEducação Educação Física JogoO presente estudo identificou as implicações sociais oriundas dos jogos e atividades lúdicas nas aulas de educação física escolar e o desenvolvimento da autonomia da criança, com base na concepção construtivista de aprendizagem, no ensino fundamental. A população contou com o envolvimento de 21 crianças de ambos os sexos entre nove e dez anos de idade, da terceira série do ensino fundamental I, acompanhados até a quarta série. As estratégias didático-pedagógicas foram constituídas de jogos de construção e modificação de regras com e sem a utilização de materiais e jogos com resoluções de problemas em grupos para incentivar a autonomia e as relações interpessoais. O dados foram analisados quanti e qualitativamente através de observações baseadas na aplicação de jogos e atividades com ênfase no desenvolvimento de competências morais, organizacionais e sócio-afetivas a cada mês durante quatro meses (período 1 [P1], 2 [P2], 3 [P3], e 4 [P4]). Houve diferença significativa na autonomia a partir do período P1, persistindo por todos os demais períodos (P1: 22,5; P2: 44,0; P3: 66,5; P4: 77,0). Para as relações interpessoais, houve diferença significativa somente a partir do P3 (P1: 39,0; P2: 38,0; P3: 58,5; P4: 74,5). Os resultados indicaram que as novas práticas pedagógicas vivenciadas sinalizaram progressos e evoluções educacionais positivas na autonomia e nas relações interpessoais, sugerindo que as estratégias utilizadas foram adequadas e apontaram caminhos positivos para este modelo pedagógico.Universidade Católica de Brasília2012-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa qualitativaapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/188110.18511/rbcm.v19i3.1881Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 19 n. 3 (2011); 76-850103-171610.31501/rbcm.v19i3reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1881/2042https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1881/8126https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1881/8135Leitão, Marcelo CrepaldiSilvestre, Mirian RodriguesBezerra, Manoel SilvestreLacerda, Yarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:45:20Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1881Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:45:20Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPLICAÇÕES SOCIAIS E AUTONOMIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA DO MOVIMENTO
title IMPLICAÇÕES SOCIAIS E AUTONOMIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA DO MOVIMENTO
spellingShingle IMPLICAÇÕES SOCIAIS E AUTONOMIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA DO MOVIMENTO
Leitão, Marcelo Crepaldi
Educação
Educação Física
Jogo
title_short IMPLICAÇÕES SOCIAIS E AUTONOMIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA DO MOVIMENTO
title_full IMPLICAÇÕES SOCIAIS E AUTONOMIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA DO MOVIMENTO
title_fullStr IMPLICAÇÕES SOCIAIS E AUTONOMIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA DO MOVIMENTO
title_full_unstemmed IMPLICAÇÕES SOCIAIS E AUTONOMIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA DO MOVIMENTO
title_sort IMPLICAÇÕES SOCIAIS E AUTONOMIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA DO MOVIMENTO
author Leitão, Marcelo Crepaldi
author_facet Leitão, Marcelo Crepaldi
Silvestre, Mirian Rodrigues
Bezerra, Manoel Silvestre
Lacerda, Yara
author_role author
author2 Silvestre, Mirian Rodrigues
Bezerra, Manoel Silvestre
Lacerda, Yara
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão, Marcelo Crepaldi
Silvestre, Mirian Rodrigues
Bezerra, Manoel Silvestre
Lacerda, Yara
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação Física
Jogo
topic Educação
Educação Física
Jogo
description O presente estudo identificou as implicações sociais oriundas dos jogos e atividades lúdicas nas aulas de educação física escolar e o desenvolvimento da autonomia da criança, com base na concepção construtivista de aprendizagem, no ensino fundamental. A população contou com o envolvimento de 21 crianças de ambos os sexos entre nove e dez anos de idade, da terceira série do ensino fundamental I, acompanhados até a quarta série. As estratégias didático-pedagógicas foram constituídas de jogos de construção e modificação de regras com e sem a utilização de materiais e jogos com resoluções de problemas em grupos para incentivar a autonomia e as relações interpessoais. O dados foram analisados quanti e qualitativamente através de observações baseadas na aplicação de jogos e atividades com ênfase no desenvolvimento de competências morais, organizacionais e sócio-afetivas a cada mês durante quatro meses (período 1 [P1], 2 [P2], 3 [P3], e 4 [P4]). Houve diferença significativa na autonomia a partir do período P1, persistindo por todos os demais períodos (P1: 22,5; P2: 44,0; P3: 66,5; P4: 77,0). Para as relações interpessoais, houve diferença significativa somente a partir do P3 (P1: 39,0; P2: 38,0; P3: 58,5; P4: 74,5). Os resultados indicaram que as novas práticas pedagógicas vivenciadas sinalizaram progressos e evoluções educacionais positivas na autonomia e nas relações interpessoais, sugerindo que as estratégias utilizadas foram adequadas e apontaram caminhos positivos para este modelo pedagógico.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1881
10.18511/rbcm.v19i3.1881
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1881
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v19i3.1881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1881/2042
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1881/8126
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1881/8135
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 19 n. 3 (2011); 76-85
0103-1716
10.31501/rbcm.v19i3
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304117962670080