ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A MATURAÇÃO BIOLÓGICA, STRESSE E COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA EM ESCOLARES DE 5 A 10 ANOS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romanholo, Rafael Ayres
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Heydrich, Valéria, Almeida, Adilson Miranda, Coelho, Eduarda Maria, CARVALHAL, MARIA Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3262
Resumo: A infância é o período em que o desenvolvimento motor está sendo construído, onde, o aparecimento e a extensão do desenvolvimento de habilidades na fase de movimentos dependem de muitos fatores dos estímulos externos do ambiente. A coordenação motora é a capacidade do cérebro de equilibrar os movimentos do corpo, mais especificamente dos músculos e das articulações. Pode-se verificar o desempenho motor de uma pessoa através de sua agilidade, velocidade e energia. O objetivo da pesquisa foi identificar a interação entre maturação biológica, coordenação motora grossa e o stress em escolares. A amostra contou com 380 crianças de 5 a 10 anos de idades de escolas públicas do município de Cacoal/RO. Para verificar a coordenação motora utilizou-se o teste de TGMD-2, para o teste de estresse infantil foi utilizado o protocolo de Lipp e Lucatelli (1998) e para a verificação da maturação utilizou-se o protocolo de Tanner adaptado por Malina (2004). Para a análise da normalidade amostral, foi utilizado o teste de Kolmogorov-Smirnov, sendo utilizado o programa SPSS 17,0. Através das medidas de tendencias central, média e desvio padrão , foi realizado a caracterização das variáveis medidas e das escalas medidas contínuas. Para verificar a interação das variáveis dependentes e independentes foi utilizado o Modelo Geral Linear (GLM). Sabe-se que o desenvolvimento motor sofre influências diretas de vários fatores, sendo esses genéticos, ambientais e psicológicos. Influencias essas que são um processo contínuo, onde acabam por provocar variações individuais, tornando-se assim único a cada indivíduo. Os resultados mostraram que a única variável que influenciou a coordenação motora grossa foi a maturação biológica. Palavras chave: Maturação biológica;Stress;Coordenação Motora Grossa; Escolares
id UCB-5_ac69da3251239b548c1069e30c1bc48c
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/3262
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A MATURAÇÃO BIOLÓGICA, STRESSE E COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA EM ESCOLARES DE 5 A 10 ANOS.Maturação biológica Stress Coordenação Motora Grossa EscolaresA infância é o período em que o desenvolvimento motor está sendo construído, onde, o aparecimento e a extensão do desenvolvimento de habilidades na fase de movimentos dependem de muitos fatores dos estímulos externos do ambiente. A coordenação motora é a capacidade do cérebro de equilibrar os movimentos do corpo, mais especificamente dos músculos e das articulações. Pode-se verificar o desempenho motor de uma pessoa através de sua agilidade, velocidade e energia. O objetivo da pesquisa foi identificar a interação entre maturação biológica, coordenação motora grossa e o stress em escolares. A amostra contou com 380 crianças de 5 a 10 anos de idades de escolas públicas do município de Cacoal/RO. Para verificar a coordenação motora utilizou-se o teste de TGMD-2, para o teste de estresse infantil foi utilizado o protocolo de Lipp e Lucatelli (1998) e para a verificação da maturação utilizou-se o protocolo de Tanner adaptado por Malina (2004). Para a análise da normalidade amostral, foi utilizado o teste de Kolmogorov-Smirnov, sendo utilizado o programa SPSS 17,0. Através das medidas de tendencias central, média e desvio padrão , foi realizado a caracterização das variáveis medidas e das escalas medidas contínuas. Para verificar a interação das variáveis dependentes e independentes foi utilizado o Modelo Geral Linear (GLM). Sabe-se que o desenvolvimento motor sofre influências diretas de vários fatores, sendo esses genéticos, ambientais e psicológicos. Influencias essas que são um processo contínuo, onde acabam por provocar variações individuais, tornando-se assim único a cada indivíduo. Os resultados mostraram que a única variável que influenciou a coordenação motora grossa foi a maturação biológica. Palavras chave: Maturação biológica;Stress;Coordenação Motora Grossa; EscolaresUniversidade Católica de Brasília2012-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTRANSVERSALapplication/pdfimage/pjpegapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentimage/pjpeghttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/326210.18511/rbcm.v20i2.3262Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 20 n. 2 (2012); 91-970103-171610.31501/rbcm.v20i2reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3262/2257https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3262/8144https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3262/8145https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3262/8213https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3262/8214Romanholo, Rafael AyresHeydrich, ValériaAlmeida, Adilson MirandaCoelho, Eduarda MariaCARVALHAL, MARIA Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:45:38Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/3262Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:45:38Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A MATURAÇÃO BIOLÓGICA, STRESSE E COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA EM ESCOLARES DE 5 A 10 ANOS.
title ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A MATURAÇÃO BIOLÓGICA, STRESSE E COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA EM ESCOLARES DE 5 A 10 ANOS.
spellingShingle ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A MATURAÇÃO BIOLÓGICA, STRESSE E COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA EM ESCOLARES DE 5 A 10 ANOS.
Romanholo, Rafael Ayres
Maturação biológica
Stress
Coordenação Motora Grossa
Escolares
title_short ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A MATURAÇÃO BIOLÓGICA, STRESSE E COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA EM ESCOLARES DE 5 A 10 ANOS.
title_full ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A MATURAÇÃO BIOLÓGICA, STRESSE E COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA EM ESCOLARES DE 5 A 10 ANOS.
title_fullStr ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A MATURAÇÃO BIOLÓGICA, STRESSE E COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA EM ESCOLARES DE 5 A 10 ANOS.
title_full_unstemmed ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A MATURAÇÃO BIOLÓGICA, STRESSE E COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA EM ESCOLARES DE 5 A 10 ANOS.
title_sort ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A MATURAÇÃO BIOLÓGICA, STRESSE E COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA EM ESCOLARES DE 5 A 10 ANOS.
author Romanholo, Rafael Ayres
author_facet Romanholo, Rafael Ayres
Heydrich, Valéria
Almeida, Adilson Miranda
Coelho, Eduarda Maria
CARVALHAL, MARIA Isabel
author_role author
author2 Heydrich, Valéria
Almeida, Adilson Miranda
Coelho, Eduarda Maria
CARVALHAL, MARIA Isabel
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Romanholo, Rafael Ayres
Heydrich, Valéria
Almeida, Adilson Miranda
Coelho, Eduarda Maria
CARVALHAL, MARIA Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Maturação biológica
Stress
Coordenação Motora Grossa
Escolares
topic Maturação biológica
Stress
Coordenação Motora Grossa
Escolares
description A infância é o período em que o desenvolvimento motor está sendo construído, onde, o aparecimento e a extensão do desenvolvimento de habilidades na fase de movimentos dependem de muitos fatores dos estímulos externos do ambiente. A coordenação motora é a capacidade do cérebro de equilibrar os movimentos do corpo, mais especificamente dos músculos e das articulações. Pode-se verificar o desempenho motor de uma pessoa através de sua agilidade, velocidade e energia. O objetivo da pesquisa foi identificar a interação entre maturação biológica, coordenação motora grossa e o stress em escolares. A amostra contou com 380 crianças de 5 a 10 anos de idades de escolas públicas do município de Cacoal/RO. Para verificar a coordenação motora utilizou-se o teste de TGMD-2, para o teste de estresse infantil foi utilizado o protocolo de Lipp e Lucatelli (1998) e para a verificação da maturação utilizou-se o protocolo de Tanner adaptado por Malina (2004). Para a análise da normalidade amostral, foi utilizado o teste de Kolmogorov-Smirnov, sendo utilizado o programa SPSS 17,0. Através das medidas de tendencias central, média e desvio padrão , foi realizado a caracterização das variáveis medidas e das escalas medidas contínuas. Para verificar a interação das variáveis dependentes e independentes foi utilizado o Modelo Geral Linear (GLM). Sabe-se que o desenvolvimento motor sofre influências diretas de vários fatores, sendo esses genéticos, ambientais e psicológicos. Influencias essas que são um processo contínuo, onde acabam por provocar variações individuais, tornando-se assim único a cada indivíduo. Os resultados mostraram que a única variável que influenciou a coordenação motora grossa foi a maturação biológica. Palavras chave: Maturação biológica;Stress;Coordenação Motora Grossa; Escolares
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
TRANSVERSAL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3262
10.18511/rbcm.v20i2.3262
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3262
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v20i2.3262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3262/2257
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3262/8144
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3262/8145
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3262/8213
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3262/8214
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/pjpeg
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
image/pjpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 20 n. 2 (2012); 91-97
0103-1716
10.31501/rbcm.v20i2
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304118424043520