ANÁLISE DA INTERAÇÃO ENTRE O ESTRESSE, IMAGEM CORPORAL E COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA EM ESCOLARES DO GÊNERO MASCULINO DE 7 A 10 ANOS DO MUNICÍPIO DE CACOAL/RO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p127-134

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romanholo, Rafael Ayres
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Baia, Fernando Costa, Coelho, Eduarda Maria, Carvalhal, Maria Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4042
Resumo: RESUMO: A coordenação motora é a capacidade do cérebro de equilibrar seus movimentos, mais especificamente dos músculos e das articulações. O objetivo do estudo foi analisar a interação entre a imagem corporal, o estresse e a coordenação motora grossa em escolares. O estudo se caracteriza como sendo de campo, ainda tem características descritivas. Tendo um perfil de pesquisa Quali-Quantitativo. Para obtenção dos dados relacionado a aprendizagem motora foi utilizado o Teste Of Gross Motor Development (TGMD-2), elaborado por Ulrich (2000) e validado por Valentini (2002). Para a variável Imagem Corporal foi utilizado o protocolo de Collins (1991) e finalmente para a variável Estresse foi utilizado o protocolo de Lipp (1991). No que se refere a correlação entre a imagem corporal real e ideal destes escolares e a habilidade motora, seja ela de locomoção, de controle e total, foi possível verificar correlações positivas entre elas onde Stress x Coordenação motora teve uma relação de 0,21 e p=0,0045, a Imagem corporal real com a coordenação motora mostrou uma relação de 0,25 e p=0,0164 e por fim quando relacionado a coordenação motora com a imagem ideal o valor ficou em 0,21 e p=0,0145mostrando assim uma significância entre essas variáveis, ou seja, p< 0,05. Isso mostra que de alguma maneira a visão destes escolares com relação a sua imagem possa estar interferindo na sua habilidade motora. O desenvolvimento motor é afetado por fatores psicológicos, porém, é válido lembrar que infinidades de elementos interagindo entre si são influenciadores na habilidade motora. Com isso o desenvolvimento motor corresponde a um processo em que o organismo estabelece interação com o meio. Palavras Chave: Coordenação Motora; Escolares; Estresse; Imagem Corporal.
id UCB-5_fcbc71b6765741932cfd7a0b6e735d6a
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/4042
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling ANÁLISE DA INTERAÇÃO ENTRE O ESTRESSE, IMAGEM CORPORAL E COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA EM ESCOLARES DO GÊNERO MASCULINO DE 7 A 10 ANOS DO MUNICÍPIO DE CACOAL/RO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p127-134Coordenação Motora Escolares Estresse Imagem CorporalRESUMO: A coordenação motora é a capacidade do cérebro de equilibrar seus movimentos, mais especificamente dos músculos e das articulações. O objetivo do estudo foi analisar a interação entre a imagem corporal, o estresse e a coordenação motora grossa em escolares. O estudo se caracteriza como sendo de campo, ainda tem características descritivas. Tendo um perfil de pesquisa Quali-Quantitativo. Para obtenção dos dados relacionado a aprendizagem motora foi utilizado o Teste Of Gross Motor Development (TGMD-2), elaborado por Ulrich (2000) e validado por Valentini (2002). Para a variável Imagem Corporal foi utilizado o protocolo de Collins (1991) e finalmente para a variável Estresse foi utilizado o protocolo de Lipp (1991). No que se refere a correlação entre a imagem corporal real e ideal destes escolares e a habilidade motora, seja ela de locomoção, de controle e total, foi possível verificar correlações positivas entre elas onde Stress x Coordenação motora teve uma relação de 0,21 e p=0,0045, a Imagem corporal real com a coordenação motora mostrou uma relação de 0,25 e p=0,0164 e por fim quando relacionado a coordenação motora com a imagem ideal o valor ficou em 0,21 e p=0,0145mostrando assim uma significância entre essas variáveis, ou seja, p< 0,05. Isso mostra que de alguma maneira a visão destes escolares com relação a sua imagem possa estar interferindo na sua habilidade motora. O desenvolvimento motor é afetado por fatores psicológicos, porém, é válido lembrar que infinidades de elementos interagindo entre si são influenciadores na habilidade motora. Com isso o desenvolvimento motor corresponde a um processo em que o organismo estabelece interação com o meio. Palavras Chave: Coordenação Motora; Escolares; Estresse; Imagem Corporal.Universidade Católica de Brasília2013-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestransversalapplication/pdfimage/jpegapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/404210.18511/rbcm.v21i3.4042Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 21 n. 3 (2013); 127-1340103-171610.31501/rbcm.v21i3reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4042/2759https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4042/8403https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4042/8404https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4042/8478https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4042/8509Romanholo, Rafael AyresBaia, Fernando CostaCoelho, Eduarda MariaCarvalhal, Maria Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:45:55Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/4042Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:45:55Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA INTERAÇÃO ENTRE O ESTRESSE, IMAGEM CORPORAL E COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA EM ESCOLARES DO GÊNERO MASCULINO DE 7 A 10 ANOS DO MUNICÍPIO DE CACOAL/RO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p127-134
title ANÁLISE DA INTERAÇÃO ENTRE O ESTRESSE, IMAGEM CORPORAL E COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA EM ESCOLARES DO GÊNERO MASCULINO DE 7 A 10 ANOS DO MUNICÍPIO DE CACOAL/RO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p127-134
spellingShingle ANÁLISE DA INTERAÇÃO ENTRE O ESTRESSE, IMAGEM CORPORAL E COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA EM ESCOLARES DO GÊNERO MASCULINO DE 7 A 10 ANOS DO MUNICÍPIO DE CACOAL/RO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p127-134
Romanholo, Rafael Ayres
Coordenação Motora
Escolares
Estresse
Imagem Corporal
title_short ANÁLISE DA INTERAÇÃO ENTRE O ESTRESSE, IMAGEM CORPORAL E COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA EM ESCOLARES DO GÊNERO MASCULINO DE 7 A 10 ANOS DO MUNICÍPIO DE CACOAL/RO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p127-134
title_full ANÁLISE DA INTERAÇÃO ENTRE O ESTRESSE, IMAGEM CORPORAL E COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA EM ESCOLARES DO GÊNERO MASCULINO DE 7 A 10 ANOS DO MUNICÍPIO DE CACOAL/RO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p127-134
title_fullStr ANÁLISE DA INTERAÇÃO ENTRE O ESTRESSE, IMAGEM CORPORAL E COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA EM ESCOLARES DO GÊNERO MASCULINO DE 7 A 10 ANOS DO MUNICÍPIO DE CACOAL/RO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p127-134
title_full_unstemmed ANÁLISE DA INTERAÇÃO ENTRE O ESTRESSE, IMAGEM CORPORAL E COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA EM ESCOLARES DO GÊNERO MASCULINO DE 7 A 10 ANOS DO MUNICÍPIO DE CACOAL/RO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p127-134
title_sort ANÁLISE DA INTERAÇÃO ENTRE O ESTRESSE, IMAGEM CORPORAL E COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA EM ESCOLARES DO GÊNERO MASCULINO DE 7 A 10 ANOS DO MUNICÍPIO DE CACOAL/RO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p127-134
author Romanholo, Rafael Ayres
author_facet Romanholo, Rafael Ayres
Baia, Fernando Costa
Coelho, Eduarda Maria
Carvalhal, Maria Isabel
author_role author
author2 Baia, Fernando Costa
Coelho, Eduarda Maria
Carvalhal, Maria Isabel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Romanholo, Rafael Ayres
Baia, Fernando Costa
Coelho, Eduarda Maria
Carvalhal, Maria Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenação Motora
Escolares
Estresse
Imagem Corporal
topic Coordenação Motora
Escolares
Estresse
Imagem Corporal
description RESUMO: A coordenação motora é a capacidade do cérebro de equilibrar seus movimentos, mais especificamente dos músculos e das articulações. O objetivo do estudo foi analisar a interação entre a imagem corporal, o estresse e a coordenação motora grossa em escolares. O estudo se caracteriza como sendo de campo, ainda tem características descritivas. Tendo um perfil de pesquisa Quali-Quantitativo. Para obtenção dos dados relacionado a aprendizagem motora foi utilizado o Teste Of Gross Motor Development (TGMD-2), elaborado por Ulrich (2000) e validado por Valentini (2002). Para a variável Imagem Corporal foi utilizado o protocolo de Collins (1991) e finalmente para a variável Estresse foi utilizado o protocolo de Lipp (1991). No que se refere a correlação entre a imagem corporal real e ideal destes escolares e a habilidade motora, seja ela de locomoção, de controle e total, foi possível verificar correlações positivas entre elas onde Stress x Coordenação motora teve uma relação de 0,21 e p=0,0045, a Imagem corporal real com a coordenação motora mostrou uma relação de 0,25 e p=0,0164 e por fim quando relacionado a coordenação motora com a imagem ideal o valor ficou em 0,21 e p=0,0145mostrando assim uma significância entre essas variáveis, ou seja, p< 0,05. Isso mostra que de alguma maneira a visão destes escolares com relação a sua imagem possa estar interferindo na sua habilidade motora. O desenvolvimento motor é afetado por fatores psicológicos, porém, é válido lembrar que infinidades de elementos interagindo entre si são influenciadores na habilidade motora. Com isso o desenvolvimento motor corresponde a um processo em que o organismo estabelece interação com o meio. Palavras Chave: Coordenação Motora; Escolares; Estresse; Imagem Corporal.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
transversal
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4042
10.18511/rbcm.v21i3.4042
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4042
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v21i3.4042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4042/2759
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4042/8403
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4042/8404
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4042/8478
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4042/8509
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 21 n. 3 (2013); 127-134
0103-1716
10.31501/rbcm.v21i3
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304118865494016