ANÁLISE POSTURAL DE JOVENS VELEJADORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacinto, Isabel Cristina
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Menezes, Fábio Sprada de, Schütz, Gustavo Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/874
Resumo: Objetivo: Analisar a postura de jovens velejadores e relacionar com fatores que podem gerar alterações posturais. Métodos: Foi avaliada a postura de nove velejadores da classe Optimist, com idade entre 10 e 15 anos. Realizou-se um questionamento prévio para conhecimentos gerais sobre tempo e freqüência de prática na Vela, prática de outros esportes, dominância e preparo para os treinos. Então, em trajes de banho, o velejador foi fotografado na posição ortostática em vistas anterior, posterior e laterais, e na posição em flexão anterior em vista anterior e lateral. Na flexão anterior, o atleta era solicitado a realizar a posição de modo confortável, sem exigir alongamento da musculatura ou alcançar objetivos como tocar os membros superiores no chão. A avaliação postural ocorreu por fotogrametria no posturograma FISIOMETER 3.0. Resultados: Foi observado que todos os velejadores apresentaram alterações posturais, como gibosidades dorsais (55%), concavidades de tronco (88%), desnivelamento de pelve (66%), elevação de ombros (66%), desalinhamento de cabeça (77%), anteriorização de cabeça (100%), desalinhamento de joelhos (66%), desalinhamento de pés (77%) e hiperlordose lombar (44%). Conclusão: Essa alta incidência de deformidades encontrada é preocupante, visto que as alterações podem gerar incapacidades físicas a curto e longo prazo. Porém, deve-se ressaltar o fator estudantil, que influencia nestas alterações e pode contribuir para lesões osteomusculares. Observou-se a carência de estudos pregressos para confronto dos resultados e há indicação para estudos futuros com maior número amostral podendo tornar mais evidente as alterações características da prática da Vela.
id UCB-5_ba2b43e9587b6f7e7ca91b29df024fb1
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/874
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling ANÁLISE POSTURAL DE JOVENS VELEJADORESVela avaliação postural jovens atletasObjetivo: Analisar a postura de jovens velejadores e relacionar com fatores que podem gerar alterações posturais. Métodos: Foi avaliada a postura de nove velejadores da classe Optimist, com idade entre 10 e 15 anos. Realizou-se um questionamento prévio para conhecimentos gerais sobre tempo e freqüência de prática na Vela, prática de outros esportes, dominância e preparo para os treinos. Então, em trajes de banho, o velejador foi fotografado na posição ortostática em vistas anterior, posterior e laterais, e na posição em flexão anterior em vista anterior e lateral. Na flexão anterior, o atleta era solicitado a realizar a posição de modo confortável, sem exigir alongamento da musculatura ou alcançar objetivos como tocar os membros superiores no chão. A avaliação postural ocorreu por fotogrametria no posturograma FISIOMETER 3.0. Resultados: Foi observado que todos os velejadores apresentaram alterações posturais, como gibosidades dorsais (55%), concavidades de tronco (88%), desnivelamento de pelve (66%), elevação de ombros (66%), desalinhamento de cabeça (77%), anteriorização de cabeça (100%), desalinhamento de joelhos (66%), desalinhamento de pés (77%) e hiperlordose lombar (44%). Conclusão: Essa alta incidência de deformidades encontrada é preocupante, visto que as alterações podem gerar incapacidades físicas a curto e longo prazo. Porém, deve-se ressaltar o fator estudantil, que influencia nestas alterações e pode contribuir para lesões osteomusculares. Observou-se a carência de estudos pregressos para confronto dos resultados e há indicação para estudos futuros com maior número amostral podendo tornar mais evidente as alterações características da prática da Vela.Universidade Católica de Brasília2009-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/87410.18511/rbcm.v16i4.874Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 16 n. 4 (2008)0103-171610.31501/rbcm.v16i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/874/905https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/874/7832https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/874/7833Jacinto, Isabel CristinaMenezes, Fábio Sprada deSchütz, Gustavo Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:44:53Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/874Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:44:53Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE POSTURAL DE JOVENS VELEJADORES
title ANÁLISE POSTURAL DE JOVENS VELEJADORES
spellingShingle ANÁLISE POSTURAL DE JOVENS VELEJADORES
Jacinto, Isabel Cristina
Vela
avaliação postural
jovens atletas
title_short ANÁLISE POSTURAL DE JOVENS VELEJADORES
title_full ANÁLISE POSTURAL DE JOVENS VELEJADORES
title_fullStr ANÁLISE POSTURAL DE JOVENS VELEJADORES
title_full_unstemmed ANÁLISE POSTURAL DE JOVENS VELEJADORES
title_sort ANÁLISE POSTURAL DE JOVENS VELEJADORES
author Jacinto, Isabel Cristina
author_facet Jacinto, Isabel Cristina
Menezes, Fábio Sprada de
Schütz, Gustavo Ricardo
author_role author
author2 Menezes, Fábio Sprada de
Schütz, Gustavo Ricardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacinto, Isabel Cristina
Menezes, Fábio Sprada de
Schütz, Gustavo Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Vela
avaliação postural
jovens atletas
topic Vela
avaliação postural
jovens atletas
description Objetivo: Analisar a postura de jovens velejadores e relacionar com fatores que podem gerar alterações posturais. Métodos: Foi avaliada a postura de nove velejadores da classe Optimist, com idade entre 10 e 15 anos. Realizou-se um questionamento prévio para conhecimentos gerais sobre tempo e freqüência de prática na Vela, prática de outros esportes, dominância e preparo para os treinos. Então, em trajes de banho, o velejador foi fotografado na posição ortostática em vistas anterior, posterior e laterais, e na posição em flexão anterior em vista anterior e lateral. Na flexão anterior, o atleta era solicitado a realizar a posição de modo confortável, sem exigir alongamento da musculatura ou alcançar objetivos como tocar os membros superiores no chão. A avaliação postural ocorreu por fotogrametria no posturograma FISIOMETER 3.0. Resultados: Foi observado que todos os velejadores apresentaram alterações posturais, como gibosidades dorsais (55%), concavidades de tronco (88%), desnivelamento de pelve (66%), elevação de ombros (66%), desalinhamento de cabeça (77%), anteriorização de cabeça (100%), desalinhamento de joelhos (66%), desalinhamento de pés (77%) e hiperlordose lombar (44%). Conclusão: Essa alta incidência de deformidades encontrada é preocupante, visto que as alterações podem gerar incapacidades físicas a curto e longo prazo. Porém, deve-se ressaltar o fator estudantil, que influencia nestas alterações e pode contribuir para lesões osteomusculares. Observou-se a carência de estudos pregressos para confronto dos resultados e há indicação para estudos futuros com maior número amostral podendo tornar mais evidente as alterações características da prática da Vela.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/874
10.18511/rbcm.v16i4.874
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/874
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v16i4.874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/874/905
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/874/7832
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/874/7833
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 16 n. 4 (2008)
0103-1716
10.31501/rbcm.v16i4
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304117414264832