ANÁLISE POSTURAL DE JOVENS VELEJADORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacinto, Isabel Cristina
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Menezes, Fábio Sprada de, Schütz, Gustavo Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
DOI: 10.18511/rbcm.v16i4.874
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/874
Resumo: Objetivo: Analisar a postura de jovens velejadores e relacionar com fatores que podem gerar alterações posturais. Métodos: Foi avaliada a postura de nove velejadores da classe Optimist, com idade entre 10 e 15 anos. Realizou-se um questionamento prévio para conhecimentos gerais sobre tempo e freqüência de prática na Vela, prática de outros esportes, dominância e preparo para os treinos. Então, em trajes de banho, o velejador foi fotografado na posição ortostática em vistas anterior, posterior e laterais, e na posição em flexão anterior em vista anterior e lateral. Na flexão anterior, o atleta era solicitado a realizar a posição de modo confortável, sem exigir alongamento da musculatura ou alcançar objetivos como tocar os membros superiores no chão. A avaliação postural ocorreu por fotogrametria no posturograma FISIOMETER 3.0. Resultados: Foi observado que todos os velejadores apresentaram alterações posturais, como gibosidades dorsais (55%), concavidades de tronco (88%), desnivelamento de pelve (66%), elevação de ombros (66%), desalinhamento de cabeça (77%), anteriorização de cabeça (100%), desalinhamento de joelhos (66%), desalinhamento de pés (77%) e hiperlordose lombar (44%). Conclusão: Essa alta incidência de deformidades encontrada é preocupante, visto que as alterações podem gerar incapacidades físicas a curto e longo prazo. Porém, deve-se ressaltar o fator estudantil, que influencia nestas alterações e pode contribuir para lesões osteomusculares. Observou-se a carência de estudos pregressos para confronto dos resultados e há indicação para estudos futuros com maior número amostral podendo tornar mais evidente as alterações características da prática da Vela.
id UCB-5_ba2b43e9587b6f7e7ca91b29df024fb1
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/874
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
spelling ANÁLISE POSTURAL DE JOVENS VELEJADORESVela avaliação postural jovens atletasObjetivo: Analisar a postura de jovens velejadores e relacionar com fatores que podem gerar alterações posturais. Métodos: Foi avaliada a postura de nove velejadores da classe Optimist, com idade entre 10 e 15 anos. Realizou-se um questionamento prévio para conhecimentos gerais sobre tempo e freqüência de prática na Vela, prática de outros esportes, dominância e preparo para os treinos. Então, em trajes de banho, o velejador foi fotografado na posição ortostática em vistas anterior, posterior e laterais, e na posição em flexão anterior em vista anterior e lateral. Na flexão anterior, o atleta era solicitado a realizar a posição de modo confortável, sem exigir alongamento da musculatura ou alcançar objetivos como tocar os membros superiores no chão. A avaliação postural ocorreu por fotogrametria no posturograma FISIOMETER 3.0. Resultados: Foi observado que todos os velejadores apresentaram alterações posturais, como gibosidades dorsais (55%), concavidades de tronco (88%), desnivelamento de pelve (66%), elevação de ombros (66%), desalinhamento de cabeça (77%), anteriorização de cabeça (100%), desalinhamento de joelhos (66%), desalinhamento de pés (77%) e hiperlordose lombar (44%). Conclusão: Essa alta incidência de deformidades encontrada é preocupante, visto que as alterações podem gerar incapacidades físicas a curto e longo prazo. Porém, deve-se ressaltar o fator estudantil, que influencia nestas alterações e pode contribuir para lesões osteomusculares. Observou-se a carência de estudos pregressos para confronto dos resultados e há indicação para estudos futuros com maior número amostral podendo tornar mais evidente as alterações características da prática da Vela.Universidade Católica de Brasília2009-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/87410.18511/rbcm.v16i4.874Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 16 n. 4 (2008)0103-171610.31501/rbcm.v16i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/874/905https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/874/7832https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/874/7833Jacinto, Isabel CristinaMenezes, Fábio Sprada deSchütz, Gustavo Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:44:53Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/874Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:44:53Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE POSTURAL DE JOVENS VELEJADORES
title ANÁLISE POSTURAL DE JOVENS VELEJADORES
spellingShingle ANÁLISE POSTURAL DE JOVENS VELEJADORES
ANÁLISE POSTURAL DE JOVENS VELEJADORES
Jacinto, Isabel Cristina
Vela
avaliação postural
jovens atletas
Jacinto, Isabel Cristina
Vela
avaliação postural
jovens atletas
title_short ANÁLISE POSTURAL DE JOVENS VELEJADORES
title_full ANÁLISE POSTURAL DE JOVENS VELEJADORES
title_fullStr ANÁLISE POSTURAL DE JOVENS VELEJADORES
ANÁLISE POSTURAL DE JOVENS VELEJADORES
title_full_unstemmed ANÁLISE POSTURAL DE JOVENS VELEJADORES
ANÁLISE POSTURAL DE JOVENS VELEJADORES
title_sort ANÁLISE POSTURAL DE JOVENS VELEJADORES
author Jacinto, Isabel Cristina
author_facet Jacinto, Isabel Cristina
Jacinto, Isabel Cristina
Menezes, Fábio Sprada de
Schütz, Gustavo Ricardo
Menezes, Fábio Sprada de
Schütz, Gustavo Ricardo
author_role author
author2 Menezes, Fábio Sprada de
Schütz, Gustavo Ricardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacinto, Isabel Cristina
Menezes, Fábio Sprada de
Schütz, Gustavo Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Vela
avaliação postural
jovens atletas
topic Vela
avaliação postural
jovens atletas
description Objetivo: Analisar a postura de jovens velejadores e relacionar com fatores que podem gerar alterações posturais. Métodos: Foi avaliada a postura de nove velejadores da classe Optimist, com idade entre 10 e 15 anos. Realizou-se um questionamento prévio para conhecimentos gerais sobre tempo e freqüência de prática na Vela, prática de outros esportes, dominância e preparo para os treinos. Então, em trajes de banho, o velejador foi fotografado na posição ortostática em vistas anterior, posterior e laterais, e na posição em flexão anterior em vista anterior e lateral. Na flexão anterior, o atleta era solicitado a realizar a posição de modo confortável, sem exigir alongamento da musculatura ou alcançar objetivos como tocar os membros superiores no chão. A avaliação postural ocorreu por fotogrametria no posturograma FISIOMETER 3.0. Resultados: Foi observado que todos os velejadores apresentaram alterações posturais, como gibosidades dorsais (55%), concavidades de tronco (88%), desnivelamento de pelve (66%), elevação de ombros (66%), desalinhamento de cabeça (77%), anteriorização de cabeça (100%), desalinhamento de joelhos (66%), desalinhamento de pés (77%) e hiperlordose lombar (44%). Conclusão: Essa alta incidência de deformidades encontrada é preocupante, visto que as alterações podem gerar incapacidades físicas a curto e longo prazo. Porém, deve-se ressaltar o fator estudantil, que influencia nestas alterações e pode contribuir para lesões osteomusculares. Observou-se a carência de estudos pregressos para confronto dos resultados e há indicação para estudos futuros com maior número amostral podendo tornar mais evidente as alterações características da prática da Vela.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/874
10.18511/rbcm.v16i4.874
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/874
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v16i4.874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/874/905
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/874/7832
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/874/7833
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 16 n. 4 (2008)
0103-1716
10.31501/rbcm.v16i4
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1822182620217212928
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.18511/rbcm.v16i4.874