EFEITO DA PRÁTICA ESPORTIVA SISTEMATIZADA NO DESEMPENHO COORDENATIVO COM BOLA DE ESCOLARES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7783 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo comparar e avaliar o desempenho coordenativo com bola de escolares engajados em um projeto esportivo com escolares inseridos apenas nas aulas de educação física. Participaram 127 alunos de escolas públicas da cidade de Ouro Preto/MG, de 7 a 15 anos de idade. A amostra foi dividida em dois grupos: participantes de projeto esportivo e não participantes de projeto esportivo. A coleta de dados foi realizada em dois momentos, pré-teste e pós-teste. O instrumento utilizado para avaliar a coordenação com bola foi o Teste de coordenação com bola (TECOBOL). Usou-se medidas de tendências centrais, o teste T-Student pareado e ANOVA One-way. Além disso, foi calculado o tamanho do efeito. Verificou-se que em todas as habilidades os momentos, no grupo participante se diferenciaram significativamente. Houve ganhos no desempenho coordenativo com bola no grupo participante em todas as habilidades e sexos. No grupo não participante o desempenho coordenativo com bola melhorou nas habilidades lançar e chutar, em ambos os sexos, porém nas habilidades de transporte da bola o desempenho piorou no sexo feminino. Comparando as quatro habilidades nos dois grupos, grupo participante e grupo não participante no momento pré-teste foi verificado que as mesmas se apresentaram diferentes significativamente. Nesta mesma análise, no momento pós-teste, os grupos só diferenciaram-se significativamente na habilidade de lançamento. O grupo participante possuía um nível coordenativo inferior no início das atividades esportivas do projeto quando comparados com o grupo não participante, permanecendo inferior no pós-teste. O tamanho do efeito no grupo participante foi de médio a grande. Ficou constatado que em ambos os momentos pesquisados o grupo de superioridade coordenativa com bola foi o engajado apenas nas aulas de Educação Física. E que os ganhos coordenativos em todas as habilidades e sexos foram assegurados somente aos que estavam submetidos à prática esportiva sistematizada. |
id |
UCB-5_c69c5830197104190c69836a5abde1a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/7783 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EFEITO DA PRÁTICA ESPORTIVA SISTEMATIZADA NO DESEMPENHO COORDENATIVO COM BOLA DE ESCOLARESDestreza motora Atividades esportivas Educação física e treinamento.Este estudo teve como objetivo comparar e avaliar o desempenho coordenativo com bola de escolares engajados em um projeto esportivo com escolares inseridos apenas nas aulas de educação física. Participaram 127 alunos de escolas públicas da cidade de Ouro Preto/MG, de 7 a 15 anos de idade. A amostra foi dividida em dois grupos: participantes de projeto esportivo e não participantes de projeto esportivo. A coleta de dados foi realizada em dois momentos, pré-teste e pós-teste. O instrumento utilizado para avaliar a coordenação com bola foi o Teste de coordenação com bola (TECOBOL). Usou-se medidas de tendências centrais, o teste T-Student pareado e ANOVA One-way. Além disso, foi calculado o tamanho do efeito. Verificou-se que em todas as habilidades os momentos, no grupo participante se diferenciaram significativamente. Houve ganhos no desempenho coordenativo com bola no grupo participante em todas as habilidades e sexos. No grupo não participante o desempenho coordenativo com bola melhorou nas habilidades lançar e chutar, em ambos os sexos, porém nas habilidades de transporte da bola o desempenho piorou no sexo feminino. Comparando as quatro habilidades nos dois grupos, grupo participante e grupo não participante no momento pré-teste foi verificado que as mesmas se apresentaram diferentes significativamente. Nesta mesma análise, no momento pós-teste, os grupos só diferenciaram-se significativamente na habilidade de lançamento. O grupo participante possuía um nível coordenativo inferior no início das atividades esportivas do projeto quando comparados com o grupo não participante, permanecendo inferior no pós-teste. O tamanho do efeito no grupo participante foi de médio a grande. Ficou constatado que em ambos os momentos pesquisados o grupo de superioridade coordenativa com bola foi o engajado apenas nas aulas de Educação Física. E que os ganhos coordenativos em todas as habilidades e sexos foram assegurados somente aos que estavam submetidos à prática esportiva sistematizada.Universidade Católica de Brasília2018-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesQuase experimentalapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/778310.31501/rbcm.v26i3.7783Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 26 n. 3 (2018); 134-1400103-171610.31501/rbcm.v26i3reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7783/5973https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7783/9726Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Siomara AparecidaZampier, Jenipher Emanuelle de Lima Campos2020-05-04T19:34:17Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/7783Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2020-05-04T19:34:17Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EFEITO DA PRÁTICA ESPORTIVA SISTEMATIZADA NO DESEMPENHO COORDENATIVO COM BOLA DE ESCOLARES |
title |
EFEITO DA PRÁTICA ESPORTIVA SISTEMATIZADA NO DESEMPENHO COORDENATIVO COM BOLA DE ESCOLARES |
spellingShingle |
EFEITO DA PRÁTICA ESPORTIVA SISTEMATIZADA NO DESEMPENHO COORDENATIVO COM BOLA DE ESCOLARES Silva, Siomara Aparecida Destreza motora Atividades esportivas Educação física e treinamento. |
title_short |
EFEITO DA PRÁTICA ESPORTIVA SISTEMATIZADA NO DESEMPENHO COORDENATIVO COM BOLA DE ESCOLARES |
title_full |
EFEITO DA PRÁTICA ESPORTIVA SISTEMATIZADA NO DESEMPENHO COORDENATIVO COM BOLA DE ESCOLARES |
title_fullStr |
EFEITO DA PRÁTICA ESPORTIVA SISTEMATIZADA NO DESEMPENHO COORDENATIVO COM BOLA DE ESCOLARES |
title_full_unstemmed |
EFEITO DA PRÁTICA ESPORTIVA SISTEMATIZADA NO DESEMPENHO COORDENATIVO COM BOLA DE ESCOLARES |
title_sort |
EFEITO DA PRÁTICA ESPORTIVA SISTEMATIZADA NO DESEMPENHO COORDENATIVO COM BOLA DE ESCOLARES |
author |
Silva, Siomara Aparecida |
author_facet |
Silva, Siomara Aparecida Zampier, Jenipher Emanuelle de Lima Campos |
author_role |
author |
author2 |
Zampier, Jenipher Emanuelle de Lima Campos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Siomara Aparecida Zampier, Jenipher Emanuelle de Lima Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Destreza motora Atividades esportivas Educação física e treinamento. |
topic |
Destreza motora Atividades esportivas Educação física e treinamento. |
description |
Este estudo teve como objetivo comparar e avaliar o desempenho coordenativo com bola de escolares engajados em um projeto esportivo com escolares inseridos apenas nas aulas de educação física. Participaram 127 alunos de escolas públicas da cidade de Ouro Preto/MG, de 7 a 15 anos de idade. A amostra foi dividida em dois grupos: participantes de projeto esportivo e não participantes de projeto esportivo. A coleta de dados foi realizada em dois momentos, pré-teste e pós-teste. O instrumento utilizado para avaliar a coordenação com bola foi o Teste de coordenação com bola (TECOBOL). Usou-se medidas de tendências centrais, o teste T-Student pareado e ANOVA One-way. Além disso, foi calculado o tamanho do efeito. Verificou-se que em todas as habilidades os momentos, no grupo participante se diferenciaram significativamente. Houve ganhos no desempenho coordenativo com bola no grupo participante em todas as habilidades e sexos. No grupo não participante o desempenho coordenativo com bola melhorou nas habilidades lançar e chutar, em ambos os sexos, porém nas habilidades de transporte da bola o desempenho piorou no sexo feminino. Comparando as quatro habilidades nos dois grupos, grupo participante e grupo não participante no momento pré-teste foi verificado que as mesmas se apresentaram diferentes significativamente. Nesta mesma análise, no momento pós-teste, os grupos só diferenciaram-se significativamente na habilidade de lançamento. O grupo participante possuía um nível coordenativo inferior no início das atividades esportivas do projeto quando comparados com o grupo não participante, permanecendo inferior no pós-teste. O tamanho do efeito no grupo participante foi de médio a grande. Ficou constatado que em ambos os momentos pesquisados o grupo de superioridade coordenativa com bola foi o engajado apenas nas aulas de Educação Física. E que os ganhos coordenativos em todas as habilidades e sexos foram assegurados somente aos que estavam submetidos à prática esportiva sistematizada. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Quase experimental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7783 10.31501/rbcm.v26i3.7783 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7783 |
identifier_str_mv |
10.31501/rbcm.v26i3.7783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7783/5973 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7783/9726 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Ciência e Movimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Ciência e Movimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 26 n. 3 (2018); 134-140 0103-1716 10.31501/rbcm.v26i3 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304120838914048 |