EFEITO DA PRÁTICA ESPORTIVA SISTEMATIZADA NO DESEMPENHO COORDENATIVO COM BOLA DE ESCOLARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Siomara Aparecida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Zampier, Jenipher Emanuelle de Lima Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7783
Resumo: Este estudo teve como objetivo comparar e avaliar o desempenho coordenativo com bola de escolares engajados em um projeto esportivo com escolares inseridos apenas nas aulas de educação física. Participaram 127 alunos de escolas públicas da cidade de Ouro Preto/MG, de 7 a 15 anos de idade. A amostra foi dividida em dois grupos: participantes de projeto esportivo e não participantes de projeto esportivo. A coleta de dados foi realizada em dois momentos, pré-teste e pós-teste. O instrumento utilizado para avaliar a coordenação com bola foi o Teste de coordenação com bola (TECOBOL). Usou-se medidas de tendências centrais, o teste T-Student pareado e ANOVA One-way. Além disso, foi calculado o tamanho do efeito. Verificou-se que em todas as habilidades os momentos, no grupo participante se diferenciaram significativamente. Houve ganhos no desempenho coordenativo com bola no grupo participante em todas as habilidades e sexos. No grupo não participante o desempenho coordenativo com bola melhorou nas habilidades lançar e chutar, em ambos os sexos, porém nas habilidades de transporte da bola o desempenho piorou no sexo feminino. Comparando as quatro habilidades nos dois grupos, grupo participante e grupo não participante no momento pré-teste foi verificado que as mesmas se apresentaram diferentes significativamente. Nesta mesma análise, no momento pós-teste, os grupos só diferenciaram-se significativamente na habilidade de lançamento. O grupo participante possuía um nível coordenativo inferior no início das atividades esportivas do projeto quando comparados com o grupo não participante, permanecendo inferior no pós-teste. O tamanho do efeito no grupo participante foi de médio a grande. Ficou constatado que em ambos os momentos pesquisados o grupo de superioridade coordenativa com bola foi o engajado apenas nas aulas de Educação Física. E que os ganhos coordenativos em todas as habilidades e sexos foram assegurados somente aos que estavam submetidos à prática esportiva sistematizada.
id UCB-5_c69c5830197104190c69836a5abde1a7
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/7783
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling EFEITO DA PRÁTICA ESPORTIVA SISTEMATIZADA NO DESEMPENHO COORDENATIVO COM BOLA DE ESCOLARESDestreza motora Atividades esportivas Educação física e treinamento.Este estudo teve como objetivo comparar e avaliar o desempenho coordenativo com bola de escolares engajados em um projeto esportivo com escolares inseridos apenas nas aulas de educação física. Participaram 127 alunos de escolas públicas da cidade de Ouro Preto/MG, de 7 a 15 anos de idade. A amostra foi dividida em dois grupos: participantes de projeto esportivo e não participantes de projeto esportivo. A coleta de dados foi realizada em dois momentos, pré-teste e pós-teste. O instrumento utilizado para avaliar a coordenação com bola foi o Teste de coordenação com bola (TECOBOL). Usou-se medidas de tendências centrais, o teste T-Student pareado e ANOVA One-way. Além disso, foi calculado o tamanho do efeito. Verificou-se que em todas as habilidades os momentos, no grupo participante se diferenciaram significativamente. Houve ganhos no desempenho coordenativo com bola no grupo participante em todas as habilidades e sexos. No grupo não participante o desempenho coordenativo com bola melhorou nas habilidades lançar e chutar, em ambos os sexos, porém nas habilidades de transporte da bola o desempenho piorou no sexo feminino. Comparando as quatro habilidades nos dois grupos, grupo participante e grupo não participante no momento pré-teste foi verificado que as mesmas se apresentaram diferentes significativamente. Nesta mesma análise, no momento pós-teste, os grupos só diferenciaram-se significativamente na habilidade de lançamento. O grupo participante possuía um nível coordenativo inferior no início das atividades esportivas do projeto quando comparados com o grupo não participante, permanecendo inferior no pós-teste. O tamanho do efeito no grupo participante foi de médio a grande. Ficou constatado que em ambos os momentos pesquisados o grupo de superioridade coordenativa com bola foi o engajado apenas nas aulas de Educação Física. E que os ganhos coordenativos em todas as habilidades e sexos foram assegurados somente aos que estavam submetidos à prática esportiva sistematizada.Universidade Católica de Brasília2018-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesQuase experimentalapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/778310.31501/rbcm.v26i3.7783Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 26 n. 3 (2018); 134-1400103-171610.31501/rbcm.v26i3reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7783/5973https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7783/9726Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Siomara AparecidaZampier, Jenipher Emanuelle de Lima Campos2020-05-04T19:34:17Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/7783Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2020-05-04T19:34:17Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv EFEITO DA PRÁTICA ESPORTIVA SISTEMATIZADA NO DESEMPENHO COORDENATIVO COM BOLA DE ESCOLARES
title EFEITO DA PRÁTICA ESPORTIVA SISTEMATIZADA NO DESEMPENHO COORDENATIVO COM BOLA DE ESCOLARES
spellingShingle EFEITO DA PRÁTICA ESPORTIVA SISTEMATIZADA NO DESEMPENHO COORDENATIVO COM BOLA DE ESCOLARES
Silva, Siomara Aparecida
Destreza motora
Atividades esportivas
Educação física e treinamento.
title_short EFEITO DA PRÁTICA ESPORTIVA SISTEMATIZADA NO DESEMPENHO COORDENATIVO COM BOLA DE ESCOLARES
title_full EFEITO DA PRÁTICA ESPORTIVA SISTEMATIZADA NO DESEMPENHO COORDENATIVO COM BOLA DE ESCOLARES
title_fullStr EFEITO DA PRÁTICA ESPORTIVA SISTEMATIZADA NO DESEMPENHO COORDENATIVO COM BOLA DE ESCOLARES
title_full_unstemmed EFEITO DA PRÁTICA ESPORTIVA SISTEMATIZADA NO DESEMPENHO COORDENATIVO COM BOLA DE ESCOLARES
title_sort EFEITO DA PRÁTICA ESPORTIVA SISTEMATIZADA NO DESEMPENHO COORDENATIVO COM BOLA DE ESCOLARES
author Silva, Siomara Aparecida
author_facet Silva, Siomara Aparecida
Zampier, Jenipher Emanuelle de Lima Campos
author_role author
author2 Zampier, Jenipher Emanuelle de Lima Campos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Siomara Aparecida
Zampier, Jenipher Emanuelle de Lima Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Destreza motora
Atividades esportivas
Educação física e treinamento.
topic Destreza motora
Atividades esportivas
Educação física e treinamento.
description Este estudo teve como objetivo comparar e avaliar o desempenho coordenativo com bola de escolares engajados em um projeto esportivo com escolares inseridos apenas nas aulas de educação física. Participaram 127 alunos de escolas públicas da cidade de Ouro Preto/MG, de 7 a 15 anos de idade. A amostra foi dividida em dois grupos: participantes de projeto esportivo e não participantes de projeto esportivo. A coleta de dados foi realizada em dois momentos, pré-teste e pós-teste. O instrumento utilizado para avaliar a coordenação com bola foi o Teste de coordenação com bola (TECOBOL). Usou-se medidas de tendências centrais, o teste T-Student pareado e ANOVA One-way. Além disso, foi calculado o tamanho do efeito. Verificou-se que em todas as habilidades os momentos, no grupo participante se diferenciaram significativamente. Houve ganhos no desempenho coordenativo com bola no grupo participante em todas as habilidades e sexos. No grupo não participante o desempenho coordenativo com bola melhorou nas habilidades lançar e chutar, em ambos os sexos, porém nas habilidades de transporte da bola o desempenho piorou no sexo feminino. Comparando as quatro habilidades nos dois grupos, grupo participante e grupo não participante no momento pré-teste foi verificado que as mesmas se apresentaram diferentes significativamente. Nesta mesma análise, no momento pós-teste, os grupos só diferenciaram-se significativamente na habilidade de lançamento. O grupo participante possuía um nível coordenativo inferior no início das atividades esportivas do projeto quando comparados com o grupo não participante, permanecendo inferior no pós-teste. O tamanho do efeito no grupo participante foi de médio a grande. Ficou constatado que em ambos os momentos pesquisados o grupo de superioridade coordenativa com bola foi o engajado apenas nas aulas de Educação Física. E que os ganhos coordenativos em todas as habilidades e sexos foram assegurados somente aos que estavam submetidos à prática esportiva sistematizada.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Quase experimental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7783
10.31501/rbcm.v26i3.7783
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7783
identifier_str_mv 10.31501/rbcm.v26i3.7783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7783/5973
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/7783/9726
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 26 n. 3 (2018); 134-140
0103-1716
10.31501/rbcm.v26i3
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304120838914048