CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ABORDAGEM DO TEMA SAÚDE EM SUAS AULAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3308 |
Resumo: | A abordagem das temáticas relacionadas à saúde e aos fatores de risco para doenças e agravos não-transmissíveis devem ser priorizadas no contexto escolar, mais especificamente nas aulas de Educação Física, por ser uma disciplina que envolve completamente o corpo humano em suas diversas dimensões. O objetivo deste estudo foi investigar o conhecimento de professores de Educação Física sobre saúde e fatores de risco para doenças e agravos não-transmissíveis, bem como, a abordagem de temas geradores e transversais. Foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas a um grupo de quatorze professores da rede estadual de ensino de Alegrete, RS, onde foi investigado o conhecimento dos mesmos sobre saúde e doenças e agravos não-transmissíveis e se estes temas eram trabalhados nas suas aulas. Posteriormente, foi proporcionado aos docentes um curso de capacitação em saúde no contexto escolar, com a finalidade de despertar nos professores a motivação e ressaltar a importância da abordagem destes temas em suas aulas. Entre os resultados é possível destacar que a maioria dos participantes tem conhecimento sobre os conceitos de saúde e das doenças investigadas, assim como afirmam trabalhar com temas geradores e abordar alguns temas transversais no cotidiano das aulas. Inserir atividades que abordem o tema saúde na disciplina de Educação Física poderá facilitar a compreensão dos alunos, pois estarão aprendendo a teoria e prática de forma associada. Considera-se de extrema relevância que os professores tenham conhecimento sobre saúde e a prevenção de doenças e suas complicações, para que possam incluir estes temas em suas aulas, como previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e assim proporcionar o conhecimento aos alunos sobre como ter uma boa saúde e melhor qualidade de vida. |
id |
UCB-5_c920b9f687a67217fb55c6ef05fda4ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/3308 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ABORDAGEM DO TEMA SAÚDE EM SUAS AULASEducação em saúde Professores Doenças Fatores de riscoA abordagem das temáticas relacionadas à saúde e aos fatores de risco para doenças e agravos não-transmissíveis devem ser priorizadas no contexto escolar, mais especificamente nas aulas de Educação Física, por ser uma disciplina que envolve completamente o corpo humano em suas diversas dimensões. O objetivo deste estudo foi investigar o conhecimento de professores de Educação Física sobre saúde e fatores de risco para doenças e agravos não-transmissíveis, bem como, a abordagem de temas geradores e transversais. Foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas a um grupo de quatorze professores da rede estadual de ensino de Alegrete, RS, onde foi investigado o conhecimento dos mesmos sobre saúde e doenças e agravos não-transmissíveis e se estes temas eram trabalhados nas suas aulas. Posteriormente, foi proporcionado aos docentes um curso de capacitação em saúde no contexto escolar, com a finalidade de despertar nos professores a motivação e ressaltar a importância da abordagem destes temas em suas aulas. Entre os resultados é possível destacar que a maioria dos participantes tem conhecimento sobre os conceitos de saúde e das doenças investigadas, assim como afirmam trabalhar com temas geradores e abordar alguns temas transversais no cotidiano das aulas. Inserir atividades que abordem o tema saúde na disciplina de Educação Física poderá facilitar a compreensão dos alunos, pois estarão aprendendo a teoria e prática de forma associada. Considera-se de extrema relevância que os professores tenham conhecimento sobre saúde e a prevenção de doenças e suas complicações, para que possam incluir estes temas em suas aulas, como previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e assim proporcionar o conhecimento aos alunos sobre como ter uma boa saúde e melhor qualidade de vida.Universidade Católica de Brasília2012-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTransversal. Pesquisa Qualitativaapplication/pdfapplication/pdfapplication/mswordhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/330810.18511/rbcm.v20i4.3308Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 20 n. 4 (2012); 26-330103-171610.31501/rbcm.v20i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3308/2283https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3308/8176https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3308/8195Copetti, JaquelineSoares, Renata GodinhoPuntel, Robson LuizFolmer, Vanderleiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-23T19:25:56Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/3308Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2022-11-23T19:25:56Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ABORDAGEM DO TEMA SAÚDE EM SUAS AULAS |
title |
CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ABORDAGEM DO TEMA SAÚDE EM SUAS AULAS |
spellingShingle |
CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ABORDAGEM DO TEMA SAÚDE EM SUAS AULAS Copetti, Jaqueline Educação em saúde Professores Doenças Fatores de risco |
title_short |
CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ABORDAGEM DO TEMA SAÚDE EM SUAS AULAS |
title_full |
CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ABORDAGEM DO TEMA SAÚDE EM SUAS AULAS |
title_fullStr |
CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ABORDAGEM DO TEMA SAÚDE EM SUAS AULAS |
title_full_unstemmed |
CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ABORDAGEM DO TEMA SAÚDE EM SUAS AULAS |
title_sort |
CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ABORDAGEM DO TEMA SAÚDE EM SUAS AULAS |
author |
Copetti, Jaqueline |
author_facet |
Copetti, Jaqueline Soares, Renata Godinho Puntel, Robson Luiz Folmer, Vanderlei |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Renata Godinho Puntel, Robson Luiz Folmer, Vanderlei |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Copetti, Jaqueline Soares, Renata Godinho Puntel, Robson Luiz Folmer, Vanderlei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Professores Doenças Fatores de risco |
topic |
Educação em saúde Professores Doenças Fatores de risco |
description |
A abordagem das temáticas relacionadas à saúde e aos fatores de risco para doenças e agravos não-transmissíveis devem ser priorizadas no contexto escolar, mais especificamente nas aulas de Educação Física, por ser uma disciplina que envolve completamente o corpo humano em suas diversas dimensões. O objetivo deste estudo foi investigar o conhecimento de professores de Educação Física sobre saúde e fatores de risco para doenças e agravos não-transmissíveis, bem como, a abordagem de temas geradores e transversais. Foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas a um grupo de quatorze professores da rede estadual de ensino de Alegrete, RS, onde foi investigado o conhecimento dos mesmos sobre saúde e doenças e agravos não-transmissíveis e se estes temas eram trabalhados nas suas aulas. Posteriormente, foi proporcionado aos docentes um curso de capacitação em saúde no contexto escolar, com a finalidade de despertar nos professores a motivação e ressaltar a importância da abordagem destes temas em suas aulas. Entre os resultados é possível destacar que a maioria dos participantes tem conhecimento sobre os conceitos de saúde e das doenças investigadas, assim como afirmam trabalhar com temas geradores e abordar alguns temas transversais no cotidiano das aulas. Inserir atividades que abordem o tema saúde na disciplina de Educação Física poderá facilitar a compreensão dos alunos, pois estarão aprendendo a teoria e prática de forma associada. Considera-se de extrema relevância que os professores tenham conhecimento sobre saúde e a prevenção de doenças e suas complicações, para que possam incluir estes temas em suas aulas, como previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e assim proporcionar o conhecimento aos alunos sobre como ter uma boa saúde e melhor qualidade de vida. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Transversal. Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3308 10.18511/rbcm.v20i4.3308 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3308 |
identifier_str_mv |
10.18511/rbcm.v20i4.3308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3308/2283 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3308/8176 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3308/8195 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 20 n. 4 (2012); 26-33 0103-1716 10.31501/rbcm.v20i4 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1750318207814598656 |