CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ABORDAGEM DO TEMA SAÚDE EM SUAS AULAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Copetti, Jaqueline
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Soares, Renata Godinho, Puntel, Robson Luiz, Folmer, Vanderlei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3308
Resumo: A abordagem das temáticas relacionadas à saúde e aos fatores de risco para doenças e agravos não-transmissíveis devem ser priorizadas no contexto escolar, mais especificamente nas aulas de Educação Física, por ser uma disciplina que envolve completamente o corpo humano em suas diversas dimensões. O objetivo deste estudo foi investigar o conhecimento de professores de Educação Física sobre saúde e fatores de risco para doenças e agravos não-transmissíveis, bem como, a abordagem de temas geradores e transversais. Foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas a um grupo de quatorze professores da rede estadual de ensino de Alegrete, RS, onde foi investigado o conhecimento dos mesmos sobre saúde e doenças e agravos não-transmissíveis e se estes temas eram trabalhados nas suas aulas. Posteriormente, foi proporcionado aos docentes um curso de capacitação em saúde no contexto escolar, com a finalidade de despertar nos professores a motivação e ressaltar a importância da abordagem destes temas em suas aulas. Entre os resultados é possível destacar que a maioria dos participantes tem conhecimento sobre os conceitos de saúde e das doenças investigadas, assim como afirmam trabalhar com temas geradores e abordar alguns temas transversais no cotidiano das aulas. Inserir atividades que abordem o tema saúde na disciplina de Educação Física poderá facilitar a compreensão dos alunos, pois estarão aprendendo a teoria e prática de forma associada. Considera-se de extrema relevância que os professores tenham conhecimento sobre saúde e a prevenção de doenças e suas complicações, para que possam incluir estes temas em suas aulas, como previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e assim proporcionar o conhecimento aos alunos sobre como ter uma boa saúde e melhor qualidade de vida.
id UCB-5_c920b9f687a67217fb55c6ef05fda4ba
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/3308
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ABORDAGEM DO TEMA SAÚDE EM SUAS AULASEducação em saúde Professores Doenças Fatores de riscoA abordagem das temáticas relacionadas à saúde e aos fatores de risco para doenças e agravos não-transmissíveis devem ser priorizadas no contexto escolar, mais especificamente nas aulas de Educação Física, por ser uma disciplina que envolve completamente o corpo humano em suas diversas dimensões. O objetivo deste estudo foi investigar o conhecimento de professores de Educação Física sobre saúde e fatores de risco para doenças e agravos não-transmissíveis, bem como, a abordagem de temas geradores e transversais. Foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas a um grupo de quatorze professores da rede estadual de ensino de Alegrete, RS, onde foi investigado o conhecimento dos mesmos sobre saúde e doenças e agravos não-transmissíveis e se estes temas eram trabalhados nas suas aulas. Posteriormente, foi proporcionado aos docentes um curso de capacitação em saúde no contexto escolar, com a finalidade de despertar nos professores a motivação e ressaltar a importância da abordagem destes temas em suas aulas. Entre os resultados é possível destacar que a maioria dos participantes tem conhecimento sobre os conceitos de saúde e das doenças investigadas, assim como afirmam trabalhar com temas geradores e abordar alguns temas transversais no cotidiano das aulas. Inserir atividades que abordem o tema saúde na disciplina de Educação Física poderá facilitar a compreensão dos alunos, pois estarão aprendendo a teoria e prática de forma associada. Considera-se de extrema relevância que os professores tenham conhecimento sobre saúde e a prevenção de doenças e suas complicações, para que possam incluir estes temas em suas aulas, como previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e assim proporcionar o conhecimento aos alunos sobre como ter uma boa saúde e melhor qualidade de vida.Universidade Católica de Brasília2012-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTransversal. Pesquisa Qualitativaapplication/pdfapplication/pdfapplication/mswordhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/330810.18511/rbcm.v20i4.3308Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 20 n. 4 (2012); 26-330103-171610.31501/rbcm.v20i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3308/2283https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3308/8176https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3308/8195Copetti, JaquelineSoares, Renata GodinhoPuntel, Robson LuizFolmer, Vanderleiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-23T19:25:56Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/3308Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2022-11-23T19:25:56Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ABORDAGEM DO TEMA SAÚDE EM SUAS AULAS
title CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ABORDAGEM DO TEMA SAÚDE EM SUAS AULAS
spellingShingle CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ABORDAGEM DO TEMA SAÚDE EM SUAS AULAS
Copetti, Jaqueline
Educação em saúde
Professores
Doenças
Fatores de risco
title_short CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ABORDAGEM DO TEMA SAÚDE EM SUAS AULAS
title_full CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ABORDAGEM DO TEMA SAÚDE EM SUAS AULAS
title_fullStr CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ABORDAGEM DO TEMA SAÚDE EM SUAS AULAS
title_full_unstemmed CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ABORDAGEM DO TEMA SAÚDE EM SUAS AULAS
title_sort CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ABORDAGEM DO TEMA SAÚDE EM SUAS AULAS
author Copetti, Jaqueline
author_facet Copetti, Jaqueline
Soares, Renata Godinho
Puntel, Robson Luiz
Folmer, Vanderlei
author_role author
author2 Soares, Renata Godinho
Puntel, Robson Luiz
Folmer, Vanderlei
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Copetti, Jaqueline
Soares, Renata Godinho
Puntel, Robson Luiz
Folmer, Vanderlei
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Professores
Doenças
Fatores de risco
topic Educação em saúde
Professores
Doenças
Fatores de risco
description A abordagem das temáticas relacionadas à saúde e aos fatores de risco para doenças e agravos não-transmissíveis devem ser priorizadas no contexto escolar, mais especificamente nas aulas de Educação Física, por ser uma disciplina que envolve completamente o corpo humano em suas diversas dimensões. O objetivo deste estudo foi investigar o conhecimento de professores de Educação Física sobre saúde e fatores de risco para doenças e agravos não-transmissíveis, bem como, a abordagem de temas geradores e transversais. Foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas a um grupo de quatorze professores da rede estadual de ensino de Alegrete, RS, onde foi investigado o conhecimento dos mesmos sobre saúde e doenças e agravos não-transmissíveis e se estes temas eram trabalhados nas suas aulas. Posteriormente, foi proporcionado aos docentes um curso de capacitação em saúde no contexto escolar, com a finalidade de despertar nos professores a motivação e ressaltar a importância da abordagem destes temas em suas aulas. Entre os resultados é possível destacar que a maioria dos participantes tem conhecimento sobre os conceitos de saúde e das doenças investigadas, assim como afirmam trabalhar com temas geradores e abordar alguns temas transversais no cotidiano das aulas. Inserir atividades que abordem o tema saúde na disciplina de Educação Física poderá facilitar a compreensão dos alunos, pois estarão aprendendo a teoria e prática de forma associada. Considera-se de extrema relevância que os professores tenham conhecimento sobre saúde e a prevenção de doenças e suas complicações, para que possam incluir estes temas em suas aulas, como previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e assim proporcionar o conhecimento aos alunos sobre como ter uma boa saúde e melhor qualidade de vida.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Transversal. Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3308
10.18511/rbcm.v20i4.3308
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3308
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v20i4.3308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3308/2283
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3308/8176
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3308/8195
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 20 n. 4 (2012); 26-33
0103-1716
10.31501/rbcm.v20i4
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1750318207814598656