MODELAGEM DO COMPORTAMENTO TÉCNICO DA LUTA MARAJOARA: DO DESEMPENHO AO EDUCACIONAL
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9421 |
Resumo: | A Luta Marajoara (LM) é uma modalidade esportiva de combate ainda pouco estudada atualmente. Praticada tradicionalmente no Arquipélago do Marajó, Pará, tal modalidade experimenta nos últimos anos um iminente processo de esportivização. O esforço para sua regulamentação enquanto esporte de combate, no entanto, perpassa por aspectos de natureza técnica, de gestão esportiva e de preservação do seu caráter cultural e tradicional. Nesse sentido, vislumbra-se duas possibilidades de intervenções que não são excludentes. Uma que tenta estruturar a LM enquanto modalidade esportiva de combate, e outra que busca sua inserção enquanto conteúdo educacional, no campo da educação física escolar. Perspectivando atrelar valores científicos e educacionais a LM, o presente ensaio tem como objetivo descrever a LM como esta é praticada hoje, identificando suas principais técnicas, aspectos esportivos e características educativas, buscando aplicações tanto no âmbito esportivo quanto no campo educacional. Além das inserções acadêmicas dos autores com outras modalidades esportivas de combate, o estudo pautou-se em levantamento na literatura especializada, em fonte documental de treinadores tradicionais e em conversas com atletas renomados da região do Marajó. Evidencia-se atualmente que a LM vem apresentando um crescente processo de expansão enquanto modalidade de combate, sendo também perceptível, que em termos educacionais, o seu regionalismo e sua dimensão cultural são aspectos que a vinculam cada vez mais com o conteúdo lutas da disciplina educação física escolar. Com este enfoque espera-se que o estudo possa contribuir, enquanto campo de investigação, para o desenvolvimento de uma genuína luta do norte do Brasil, seja em relação ao seu caráter sociocultural e educativo ou a partir de seu dimensionamento enquanto modalidade esportiva de combate. |
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