Lutinhas, soquinhos e armas: um olhar sobre brincadeira de crianças na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196367 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_14d30a67652b2018e0ba44bbc7367190 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196367 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Lutinhas, soquinhos e armas: um olhar sobre brincadeira de crianças na educação infantilEducação InfantilInfânciaBrincadeiraGêneroViolênciaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo conhecer de que modo a escola lida com brincadeiras de guerra, luta e brincadeiras com armas entre crianças da educação infantil. O estudo foi realizado em uma escola privada de Educação Infantil de Florianópolis e teve a observação participante como recurso metodológico. As observações foram realizadas de forma interativa com quatro grupos distintos de crianças, contemplando também conversas informais com as professoras de três turmas. Os materiais de análise resultaram das anotações realizadas nestes encontros. Partiu-se da hipótese de que as brincadeiras associadas à violência, tais como as disputas corporais, lutas, socos, brigas, armas têm estreita relação com o fato de que as crianças estão imersas num contexto maior no qual a violência está muito presente, seja como possibilidade concreta, seja por meio de programas de televisão, de animações, de sites, de jogos e de brinquedos. Os resultados do trabalho mostraram que os modos pelos quais a escola lida com estas brincadeiras não focalizam a proibição, investindo na conversa e na tentativa de sensibilização das crianças quanto a elas, sem, contudo, problematizar questões de gênero presentes. Evidenciaram ainda os atravessamentos de gênero associados a uma determinada ideia de masculinidade como elementos constitutivos destas brincadeiras, bem como os aspectos relacionados ao consumo voltado para o público infantil.Florianópolis, SCPereira, Angélica SilvanaUniversidade Federal de Santa CatarinaMarcilio, Karla Karolyne2019-05-29T20:15:24Z2019-05-29T20:15:24Z2017-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis44f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196367porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T20:15:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196367Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T20:15:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lutinhas, soquinhos e armas: um olhar sobre brincadeira de crianças na educação infantil |
title |
Lutinhas, soquinhos e armas: um olhar sobre brincadeira de crianças na educação infantil |
spellingShingle |
Lutinhas, soquinhos e armas: um olhar sobre brincadeira de crianças na educação infantil Marcilio, Karla Karolyne Educação Infantil Infância Brincadeira Gênero Violência |
title_short |
Lutinhas, soquinhos e armas: um olhar sobre brincadeira de crianças na educação infantil |
title_full |
Lutinhas, soquinhos e armas: um olhar sobre brincadeira de crianças na educação infantil |
title_fullStr |
Lutinhas, soquinhos e armas: um olhar sobre brincadeira de crianças na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Lutinhas, soquinhos e armas: um olhar sobre brincadeira de crianças na educação infantil |
title_sort |
Lutinhas, soquinhos e armas: um olhar sobre brincadeira de crianças na educação infantil |
author |
Marcilio, Karla Karolyne |
author_facet |
Marcilio, Karla Karolyne |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Angélica Silvana Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcilio, Karla Karolyne |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Infância Brincadeira Gênero Violência |
topic |
Educação Infantil Infância Brincadeira Gênero Violência |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11 2019-05-29T20:15:24Z 2019-05-29T20:15:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196367 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196367 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
44f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651924842479616 |