AS LUTAS NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n3p53-63
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Data de Publicação: | 2015 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5092 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo elaborar, aplicar e avaliar uma proposta pedagógica no trato do conteúdo lutas nas aulas de Educação Física Escolar (EFE) em alunos do ensino fundamental. Primeiramente, por meio de discussões e seminários do grupo de pesquisa, os autores realizaram reflexões sobre as possibilidades do trato pedagógico das lutas como conteúdo nas aulas de EFE. Desta maneira, baseado na perspectiva da cultura corporal de movimento e nas dimensões de conteúdo (atitudinal, conceitual e procedimental), seis planos de aula foram elaborados com atividades as quais envolviam a luta de braço, judô, esgrima, capoeira, kung-fu e sumô. As intervenções aconteceram em duas instituições de ensino fundamental, uma pública (duas turmas do 8º ano) e outra privada (uma turma do 8º e outra do 9º ano), da cidade de Itabuna – Bahia. Através da técnica observacional e anotações realizadas no diário de campo, foram obtidas importantes informações que embasaram as reflexões acerca da aplicação dos planos de aula. De modo geral, as aulas foram bem-sucedidas, ocorrendo boa aceitação dos alunos à proposta. O trato pedagógico permitiu que o conteúdo lutas fosse trabalhado em todas as suas dimensões, ou seja, a história, rituais e regras contemplaram a dimensão conceitual. As vivências práticas, além de propiciarem a imersão na dimensão procedimental, abriram campo para realizar reflexões relacionadas ao respeito às regras, assim como estimular a cordialidade e lealdade entre os alunos. Apenas as atividades relacionadas às quedas do judô apresentaram limitações em função da necessidade de materiais adequados para segurança e confortabilidade dos alunos. A realização desta pesquisa demonstrou que este conteúdo é aplicável, contrapondo os argumentos contrários e superando as adversidades encontradas, compartilhando informações que podem auxiliar os professores na aplicação pedagógica das lutas, contribuindo para a diversidade da cultura corporal de movimento nas aulas de EFE. |
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O presente trabalho teve como objetivo elaborar, aplicar e avaliar uma proposta pedagógica no trato do conteúdo lutas nas aulas de Educação Física Escolar (EFE) em alunos do ensino fundamental. Primeiramente, por meio de discussões e seminários do grupo de pesquisa, os autores realizaram reflexões sobre as possibilidades do trato pedagógico das lutas como conteúdo nas aulas de EFE. Desta maneira, baseado na perspectiva da cultura corporal de movimento e nas dimensões de conteúdo (atitudinal, conceitual e procedimental), seis planos de aula foram elaborados com atividades as quais envolviam a luta de braço, judô, esgrima, capoeira, kung-fu e sumô. As intervenções aconteceram em duas instituições de ensino fundamental, uma pública (duas turmas do 8º ano) e outra privada (uma turma do 8º e outra do 9º ano), da cidade de Itabuna – Bahia. Através da técnica observacional e anotações realizadas no diário de campo, foram obtidas importantes informações que embasaram as reflexões acerca da aplicação dos planos de aula. De modo geral, as aulas foram bem-sucedidas, ocorrendo boa aceitação dos alunos à proposta. O trato pedagógico permitiu que o conteúdo lutas fosse trabalhado em todas as suas dimensões, ou seja, a história, rituais e regras contemplaram a dimensão conceitual. As vivências práticas, além de propiciarem a imersão na dimensão procedimental, abriram campo para realizar reflexões relacionadas ao respeito às regras, assim como estimular a cordialidade e lealdade entre os alunos. Apenas as atividades relacionadas às quedas do judô apresentaram limitações em função da necessidade de materiais adequados para segurança e confortabilidade dos alunos. A realização desta pesquisa demonstrou que este conteúdo é aplicável, contrapondo os argumentos contrários e superando as adversidades encontradas, compartilhando informações que podem auxiliar os professores na aplicação pedagógica das lutas, contribuindo para a diversidade da cultura corporal de movimento nas aulas de EFE. |
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