POSSIBILIDADES DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O ENSINO DOS SABERES CONCEITUAIS TÉCNICOS DO HANDEBOL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13498 |
Resumo: | As discussões que permeiam a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação dentro do ambiente escolar avançaram nos últimos anos trazendo reflexões acerca do tema. De forma a compreender as expectativas dos alunos, a Educação Física mostra-se interessada na produção de estratégias que visam a utilização de recursos tecnológicos, a fim de ampliar as possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem. Por outro lado, a compreensão do fenômeno esportivo tem sido ampliada com investigações acerca de metodologias de ensino atuais, que visam direcionar os conhecimentos para as intervenções pedagógicas. Com isso, os saberes conceituais técnicos tem relação com o conhecimento conceitual do aluno sobre o jogo, articulando conceitos e fatos que conduzam à compreensão da modalidade. Essa pesquisa tem por objetivo investigar as possibilidades do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para o ensino dos saberes conceituais técnicos do handebol em uma unidade didática, para o ensino médio. A implementação contou com 22 aulas para 40 alunos do segundo ano do ensino médio. A investigação de natureza qualitativa, teve como método a pesquisa participante e como técnica para coleta de dados, a observação participante e o grupo focal. Os dados foram tratados por meio da análise das categorias de codificação. Os principais resultados indicam que a utilização dos recursos tecnológicos como as redes sociais, a internet e o celular nas aulas, foi capaz de desenvolver os conhecimentos acerca dos temas, possibilitou um aprofundamento sobre os saberes conceituais técnicos e motivou a participação dos alunos. Conclui-se que a utilização das tecnologias durante as aulas de Educação Física escolar possibilitou verificar estratégias que podem potencializar o processo de ensino e aprendizagem do handebol. |
id |
UCB-5_eab2cee194c7383b575d4aa8cd723d71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/13498 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
POSSIBILIDADES DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O ENSINO DOS SABERES CONCEITUAIS TÉCNICOS DO HANDEBOLTecnologias da informação e comunicação esporte Educação física escolarAs discussões que permeiam a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação dentro do ambiente escolar avançaram nos últimos anos trazendo reflexões acerca do tema. De forma a compreender as expectativas dos alunos, a Educação Física mostra-se interessada na produção de estratégias que visam a utilização de recursos tecnológicos, a fim de ampliar as possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem. Por outro lado, a compreensão do fenômeno esportivo tem sido ampliada com investigações acerca de metodologias de ensino atuais, que visam direcionar os conhecimentos para as intervenções pedagógicas. Com isso, os saberes conceituais técnicos tem relação com o conhecimento conceitual do aluno sobre o jogo, articulando conceitos e fatos que conduzam à compreensão da modalidade. Essa pesquisa tem por objetivo investigar as possibilidades do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para o ensino dos saberes conceituais técnicos do handebol em uma unidade didática, para o ensino médio. A implementação contou com 22 aulas para 40 alunos do segundo ano do ensino médio. A investigação de natureza qualitativa, teve como método a pesquisa participante e como técnica para coleta de dados, a observação participante e o grupo focal. Os dados foram tratados por meio da análise das categorias de codificação. Os principais resultados indicam que a utilização dos recursos tecnológicos como as redes sociais, a internet e o celular nas aulas, foi capaz de desenvolver os conhecimentos acerca dos temas, possibilitou um aprofundamento sobre os saberes conceituais técnicos e motivou a participação dos alunos. Conclui-se que a utilização das tecnologias durante as aulas de Educação Física escolar possibilitou verificar estratégias que podem potencializar o processo de ensino e aprendizagem do handebol.Universidade Católica de Brasília2022-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1349810.31501/rbcm.v29i4.13498Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 29 n. 4 (2021)0103-171610.31501/rbcm.v29i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13498/7777https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13498/11089https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13498/11090https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13498/11091Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lucca, Mateus Henrique ServilhaImpolcetto, Fernanda MoretoGinciene, Guy2022-03-22T14:18:20Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/13498Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2022-03-22T14:18:20Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POSSIBILIDADES DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O ENSINO DOS SABERES CONCEITUAIS TÉCNICOS DO HANDEBOL |
title |
POSSIBILIDADES DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O ENSINO DOS SABERES CONCEITUAIS TÉCNICOS DO HANDEBOL |
spellingShingle |
POSSIBILIDADES DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O ENSINO DOS SABERES CONCEITUAIS TÉCNICOS DO HANDEBOL de Lucca, Mateus Henrique Servilha Tecnologias da informação e comunicação esporte Educação física escolar |
title_short |
POSSIBILIDADES DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O ENSINO DOS SABERES CONCEITUAIS TÉCNICOS DO HANDEBOL |
title_full |
POSSIBILIDADES DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O ENSINO DOS SABERES CONCEITUAIS TÉCNICOS DO HANDEBOL |
title_fullStr |
POSSIBILIDADES DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O ENSINO DOS SABERES CONCEITUAIS TÉCNICOS DO HANDEBOL |
title_full_unstemmed |
POSSIBILIDADES DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O ENSINO DOS SABERES CONCEITUAIS TÉCNICOS DO HANDEBOL |
title_sort |
POSSIBILIDADES DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O ENSINO DOS SABERES CONCEITUAIS TÉCNICOS DO HANDEBOL |
author |
de Lucca, Mateus Henrique Servilha |
author_facet |
de Lucca, Mateus Henrique Servilha Impolcetto, Fernanda Moreto Ginciene, Guy |
author_role |
author |
author2 |
Impolcetto, Fernanda Moreto Ginciene, Guy |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Lucca, Mateus Henrique Servilha Impolcetto, Fernanda Moreto Ginciene, Guy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da informação e comunicação esporte Educação física escolar |
topic |
Tecnologias da informação e comunicação esporte Educação física escolar |
description |
As discussões que permeiam a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação dentro do ambiente escolar avançaram nos últimos anos trazendo reflexões acerca do tema. De forma a compreender as expectativas dos alunos, a Educação Física mostra-se interessada na produção de estratégias que visam a utilização de recursos tecnológicos, a fim de ampliar as possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem. Por outro lado, a compreensão do fenômeno esportivo tem sido ampliada com investigações acerca de metodologias de ensino atuais, que visam direcionar os conhecimentos para as intervenções pedagógicas. Com isso, os saberes conceituais técnicos tem relação com o conhecimento conceitual do aluno sobre o jogo, articulando conceitos e fatos que conduzam à compreensão da modalidade. Essa pesquisa tem por objetivo investigar as possibilidades do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para o ensino dos saberes conceituais técnicos do handebol em uma unidade didática, para o ensino médio. A implementação contou com 22 aulas para 40 alunos do segundo ano do ensino médio. A investigação de natureza qualitativa, teve como método a pesquisa participante e como técnica para coleta de dados, a observação participante e o grupo focal. Os dados foram tratados por meio da análise das categorias de codificação. Os principais resultados indicam que a utilização dos recursos tecnológicos como as redes sociais, a internet e o celular nas aulas, foi capaz de desenvolver os conhecimentos acerca dos temas, possibilitou um aprofundamento sobre os saberes conceituais técnicos e motivou a participação dos alunos. Conclui-se que a utilização das tecnologias durante as aulas de Educação Física escolar possibilitou verificar estratégias que podem potencializar o processo de ensino e aprendizagem do handebol. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13498 10.31501/rbcm.v29i4.13498 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13498 |
identifier_str_mv |
10.31501/rbcm.v29i4.13498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13498/7777 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13498/11089 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13498/11090 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13498/11091 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Ciência e Movimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Ciência e Movimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 29 n. 4 (2021) 0103-1716 10.31501/rbcm.v29i4 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304122380320768 |