POSSIBILIDADES DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O ENSINO DOS SABERES CONCEITUAIS TÉCNICOS DO HANDEBOL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lucca, Mateus Henrique Servilha
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Impolcetto, Fernanda Moreto, Ginciene, Guy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13498
Resumo: As discussões que permeiam a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação dentro do ambiente escolar avançaram nos últimos anos trazendo reflexões acerca do tema. De forma a compreender as expectativas dos alunos, a Educação Física mostra-se interessada na produção de estratégias que visam a utilização de recursos tecnológicos, a fim de ampliar as possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem. Por outro lado, a compreensão do fenômeno esportivo tem sido ampliada com investigações acerca de metodologias de ensino atuais, que visam direcionar os conhecimentos para as intervenções pedagógicas. Com isso, os saberes conceituais técnicos tem relação com o conhecimento conceitual do aluno sobre o jogo, articulando conceitos e fatos que conduzam à compreensão da modalidade. Essa pesquisa tem por objetivo investigar as possibilidades do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para o ensino dos saberes conceituais técnicos do handebol em uma unidade didática, para o ensino médio. A implementação contou com 22 aulas para 40 alunos do segundo ano do ensino médio. A investigação de natureza qualitativa, teve como método a pesquisa participante e como técnica para coleta de dados, a observação participante e o grupo focal. Os dados foram tratados por meio da análise das categorias de codificação. Os principais resultados indicam que a utilização dos recursos tecnológicos como as redes sociais, a internet e o celular nas aulas, foi capaz de desenvolver os conhecimentos acerca dos temas, possibilitou um aprofundamento sobre os saberes conceituais técnicos e motivou a participação dos alunos. Conclui-se que a utilização das tecnologias durante as aulas de Educação Física escolar possibilitou verificar estratégias que podem potencializar o processo de ensino e aprendizagem do handebol.
id UCB-5_eab2cee194c7383b575d4aa8cd723d71
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/13498
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling POSSIBILIDADES DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O ENSINO DOS SABERES CONCEITUAIS TÉCNICOS DO HANDEBOLTecnologias da informação e comunicação esporte Educação física escolarAs discussões que permeiam a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação dentro do ambiente escolar avançaram nos últimos anos trazendo reflexões acerca do tema. De forma a compreender as expectativas dos alunos, a Educação Física mostra-se interessada na produção de estratégias que visam a utilização de recursos tecnológicos, a fim de ampliar as possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem. Por outro lado, a compreensão do fenômeno esportivo tem sido ampliada com investigações acerca de metodologias de ensino atuais, que visam direcionar os conhecimentos para as intervenções pedagógicas. Com isso, os saberes conceituais técnicos tem relação com o conhecimento conceitual do aluno sobre o jogo, articulando conceitos e fatos que conduzam à compreensão da modalidade. Essa pesquisa tem por objetivo investigar as possibilidades do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para o ensino dos saberes conceituais técnicos do handebol em uma unidade didática, para o ensino médio. A implementação contou com 22 aulas para 40 alunos do segundo ano do ensino médio. A investigação de natureza qualitativa, teve como método a pesquisa participante e como técnica para coleta de dados, a observação participante e o grupo focal. Os dados foram tratados por meio da análise das categorias de codificação. Os principais resultados indicam que a utilização dos recursos tecnológicos como as redes sociais, a internet e o celular nas aulas, foi capaz de desenvolver os conhecimentos acerca dos temas, possibilitou um aprofundamento sobre os saberes conceituais técnicos e motivou a participação dos alunos. Conclui-se que a utilização das tecnologias durante as aulas de Educação Física escolar possibilitou verificar estratégias que podem potencializar o processo de ensino e aprendizagem do handebol.Universidade Católica de Brasília2022-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1349810.31501/rbcm.v29i4.13498Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 29 n. 4 (2021)0103-171610.31501/rbcm.v29i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13498/7777https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13498/11089https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13498/11090https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13498/11091Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lucca, Mateus Henrique ServilhaImpolcetto, Fernanda MoretoGinciene, Guy2022-03-22T14:18:20Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/13498Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2022-03-22T14:18:20Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv POSSIBILIDADES DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O ENSINO DOS SABERES CONCEITUAIS TÉCNICOS DO HANDEBOL
title POSSIBILIDADES DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O ENSINO DOS SABERES CONCEITUAIS TÉCNICOS DO HANDEBOL
spellingShingle POSSIBILIDADES DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O ENSINO DOS SABERES CONCEITUAIS TÉCNICOS DO HANDEBOL
de Lucca, Mateus Henrique Servilha
Tecnologias da informação e comunicação
esporte
Educação física escolar
title_short POSSIBILIDADES DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O ENSINO DOS SABERES CONCEITUAIS TÉCNICOS DO HANDEBOL
title_full POSSIBILIDADES DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O ENSINO DOS SABERES CONCEITUAIS TÉCNICOS DO HANDEBOL
title_fullStr POSSIBILIDADES DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O ENSINO DOS SABERES CONCEITUAIS TÉCNICOS DO HANDEBOL
title_full_unstemmed POSSIBILIDADES DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O ENSINO DOS SABERES CONCEITUAIS TÉCNICOS DO HANDEBOL
title_sort POSSIBILIDADES DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O ENSINO DOS SABERES CONCEITUAIS TÉCNICOS DO HANDEBOL
author de Lucca, Mateus Henrique Servilha
author_facet de Lucca, Mateus Henrique Servilha
Impolcetto, Fernanda Moreto
Ginciene, Guy
author_role author
author2 Impolcetto, Fernanda Moreto
Ginciene, Guy
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lucca, Mateus Henrique Servilha
Impolcetto, Fernanda Moreto
Ginciene, Guy
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e comunicação
esporte
Educação física escolar
topic Tecnologias da informação e comunicação
esporte
Educação física escolar
description As discussões que permeiam a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação dentro do ambiente escolar avançaram nos últimos anos trazendo reflexões acerca do tema. De forma a compreender as expectativas dos alunos, a Educação Física mostra-se interessada na produção de estratégias que visam a utilização de recursos tecnológicos, a fim de ampliar as possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem. Por outro lado, a compreensão do fenômeno esportivo tem sido ampliada com investigações acerca de metodologias de ensino atuais, que visam direcionar os conhecimentos para as intervenções pedagógicas. Com isso, os saberes conceituais técnicos tem relação com o conhecimento conceitual do aluno sobre o jogo, articulando conceitos e fatos que conduzam à compreensão da modalidade. Essa pesquisa tem por objetivo investigar as possibilidades do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para o ensino dos saberes conceituais técnicos do handebol em uma unidade didática, para o ensino médio. A implementação contou com 22 aulas para 40 alunos do segundo ano do ensino médio. A investigação de natureza qualitativa, teve como método a pesquisa participante e como técnica para coleta de dados, a observação participante e o grupo focal. Os dados foram tratados por meio da análise das categorias de codificação. Os principais resultados indicam que a utilização dos recursos tecnológicos como as redes sociais, a internet e o celular nas aulas, foi capaz de desenvolver os conhecimentos acerca dos temas, possibilitou um aprofundamento sobre os saberes conceituais técnicos e motivou a participação dos alunos. Conclui-se que a utilização das tecnologias durante as aulas de Educação Física escolar possibilitou verificar estratégias que podem potencializar o processo de ensino e aprendizagem do handebol.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13498
10.31501/rbcm.v29i4.13498
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13498
identifier_str_mv 10.31501/rbcm.v29i4.13498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13498/7777
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13498/11089
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13498/11090
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13498/11091
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 29 n. 4 (2021)
0103-1716
10.31501/rbcm.v29i4
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304122380320768