ANÁLISE DO ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESCOLARES DA ZONA LESTE DA CIDADE DE SÃO PAULO
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11702 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi analisar o estágio de desenvolvimento motor de escolares do ensino Fundamental II em Instituições públicas e privadas, por meio da habilidade motora salto vertical. Participaram do estudo 79 escolares da zona leste da cidade de São Paulo ? SP, matriculados no Ensino Fundamental II. Os instrumentos utilizados de medidas antropométricas foram uma balança de bioimpedância, estadiômetro, filmadora digital e a Sistemática de Avaliação do Padrão Motor de crianças no Salto Vertical proposta por Araujo. De acordo com os resultados foi observado (26-32,9%) dos participantes no estágio Inicial, (47-59,5%) no estágio Emergentes Elementar e (6-7,6%) no estágio Proficiente. Constatou-se uma incidência elevada no estágio Emergentes Elementar (47- 59,5%), o que sugere que o desenvolvimento motor para o salto vertical não está adequado para a faixa etária. Os resultados se diferem do que sugere a Teoria de Gallahue, pois, para a faixa etária dos participantes desse estudo, os mesmos deveriam apresentar padrões de movimentos fundamentais consistentes e proficientes. Essa discordância com a Teoria de Gallahue pode estar associada a quantidade e a qualidade dos estímulos presentes nessa fase que compreende os participantes do estudo, influenciando diretamente o desenvolvimento, esses fatores não foram controlados por esse estudo. |
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ANÁLISE DO ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESCOLARES DA ZONA LESTE DA CIDADE DE SÃO PAULOSalto vertical Desenvolvimento motor Escolares.O objetivo do estudo foi analisar o estágio de desenvolvimento motor de escolares do ensino Fundamental II em Instituições públicas e privadas, por meio da habilidade motora salto vertical. Participaram do estudo 79 escolares da zona leste da cidade de São Paulo ? SP, matriculados no Ensino Fundamental II. Os instrumentos utilizados de medidas antropométricas foram uma balança de bioimpedância, estadiômetro, filmadora digital e a Sistemática de Avaliação do Padrão Motor de crianças no Salto Vertical proposta por Araujo. De acordo com os resultados foi observado (26-32,9%) dos participantes no estágio Inicial, (47-59,5%) no estágio Emergentes Elementar e (6-7,6%) no estágio Proficiente. Constatou-se uma incidência elevada no estágio Emergentes Elementar (47- 59,5%), o que sugere que o desenvolvimento motor para o salto vertical não está adequado para a faixa etária. Os resultados se diferem do que sugere a Teoria de Gallahue, pois, para a faixa etária dos participantes desse estudo, os mesmos deveriam apresentar padrões de movimentos fundamentais consistentes e proficientes. Essa discordância com a Teoria de Gallahue pode estar associada a quantidade e a qualidade dos estímulos presentes nessa fase que compreende os participantes do estudo, influenciando diretamente o desenvolvimento, esses fatores não foram controlados por esse estudo.Universidade Católica de Brasília2022-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTransversalapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1170210.31501/rbcm.v29i3.11702Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 29 n. 3 (2021)0103-171610.31501/rbcm.v29i3reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11702/7758https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11702/10722Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Andreia Coutinhode Oliveira, Bianca Reginade Azevedo, Marianade França, Tânia Reginade Araujo, Luciana Gassenferth2022-03-22T13:53:36Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/11702Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2022-03-22T13:53:36Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
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