ANÁLISE DO ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESCOLARES DA ZONA LESTE DA CIDADE DE SÃO PAULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Andreia Coutinho
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Oliveira, Bianca Regina, de Azevedo, Mariana, de França, Tânia Regina, de Araujo, Luciana Gassenferth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11702
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar o estágio de desenvolvimento motor de escolares do ensino Fundamental II em Instituições públicas e privadas, por meio da habilidade motora salto vertical. Participaram do estudo 79 escolares da zona leste da cidade de São Paulo ? SP, matriculados no Ensino Fundamental II. Os instrumentos utilizados de medidas antropométricas foram uma balança de bioimpedância, estadiômetro, filmadora digital e a Sistemática de Avaliação do Padrão Motor de crianças no Salto Vertical proposta por Araujo. De acordo com os resultados foi observado (26-32,9%) dos participantes no estágio Inicial, (47-59,5%) no estágio Emergentes Elementar e (6-7,6%) no estágio Proficiente. Constatou-se uma incidência elevada no estágio Emergentes Elementar (47- 59,5%), o que sugere que o desenvolvimento motor para o salto vertical não está adequado para a faixa etária. Os resultados se diferem do que sugere a Teoria de Gallahue, pois, para a faixa etária dos participantes desse estudo, os mesmos deveriam apresentar padrões de movimentos fundamentais consistentes e proficientes. Essa discordância com a Teoria de Gallahue pode estar associada a quantidade e a qualidade dos estímulos presentes nessa fase que compreende os participantes do estudo, influenciando diretamente o desenvolvimento, esses fatores não foram controlados por esse estudo.
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