PADRÃO MOTOR DO SALTO VERTICAL DE ESCOLARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gassenferth Araujo, Luciana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Camaroto, Maurício, Longhi, Adriana, Iberes Lopes Melo, Sebastião
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/133
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar o padrão motor do salto vertical de escolares. Participaram do estudo 234 escolares com idades entre 7 e 11 anos. Os instrumentos de medida foram balança digital, estadiômetro, filmadora digital e a matriz analítica para o salto vertical de Myers e colaboradores citada por Gallahue e Ozmun. Cada criança realizou três saltos verticais. De acordo com os resultados do estudo, foi possível observar que 38,03% das crianças se encontravam no estágio inicial, 25,64% no estágio emergentes elementar e 36,33% no estágio proficiente. Constatou-se nas crianças de 7 a 9 anos, uma incidência elevada no estágio inicial e emergentes elementar, levando a uma carência no desenvolvimento dessas crianças na tarefa motora salto vertical. Os resultados do estudo não estão de acordo com a Teoria de Gallahue, que sugere que aos sete anos as crianças passam a apresentar padrões de movimento mais consistentes e proficientes. A não concordância dos resultados com a Teoria pode estar relacionada à existência de diferentes ritmos de desenvolvimento aliados às oportunidades para a prática e experiências motoras dos participantes, que não foram controladas neste estudo.
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