Efeito da reputação do comprador público nos preços de aquisição de produtos comuns em pregões eletrônicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Libório, Matheus Pereira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bernardes, Patrícia, Rezende, Sérgio Fernando Loureiro, Ekel, Petr Yakovlevitch, Araújo, Ellen Cristina Alves de, Gomes, Luiz Flavio Autran Monteiro, Gico Júnior, Ivo Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Economic Analysis of law Review
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/12149
Resumo: Essa pesquisa classifica a reputação do comprador público a partir de critérios que sinalizam incertezas contratuais para fornecedores, buscando mensurar os efeitos do comportamento dos compradores públicos nos preços de aquisição de produtos em pregões eletrônicos. Os resultados mostram que compradores públicos de melhor reputação adquirem produtos com preços 31% menores do que compradores de pior reputação. Essas evidências sugerem que compradores de pior reputação afastam fornecedores do processo de contratação, reduzindo a competição e aumentando os preços de aquisição dos produtos. Nesse contexto, a classificação da reputação do comprador público é apresentada como mecanismo para incentivar agentes públicos a seguirem as regras da contratação pública. Conclui-se que o mecanismo de reputação do comprador público contribui para melhorar o desempenho dos agentes na medida em que o benefício da redução dos Custos de Transação dos fornecedores é repassado para os preços dos produtos.
id UCB-6_999bfb84ef207a0d543ac714ec8da56e
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/12149
network_acronym_str UCB-6
network_name_str Economic Analysis of law Review
repository_id_str
spelling Efeito da reputação do comprador público nos preços de aquisição de produtos comuns em pregões eletrônicosAnálise econômica do direito Custos de transação Contratações públicas Reputação do comprador público Classificação multicritérioEssa pesquisa classifica a reputação do comprador público a partir de critérios que sinalizam incertezas contratuais para fornecedores, buscando mensurar os efeitos do comportamento dos compradores públicos nos preços de aquisição de produtos em pregões eletrônicos. Os resultados mostram que compradores públicos de melhor reputação adquirem produtos com preços 31% menores do que compradores de pior reputação. Essas evidências sugerem que compradores de pior reputação afastam fornecedores do processo de contratação, reduzindo a competição e aumentando os preços de aquisição dos produtos. Nesse contexto, a classificação da reputação do comprador público é apresentada como mecanismo para incentivar agentes públicos a seguirem as regras da contratação pública. Conclui-se que o mecanismo de reputação do comprador público contribui para melhorar o desempenho dos agentes na medida em que o benefício da redução dos Custos de Transação dos fornecedores é repassado para os preços dos produtos.Universidade Católica de Brasília2022-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares; Peer ReviewedPesquisa Empírica; Método Multicritério; Teste Tapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/1214910.31501/ealr.v13i2.12149Economic Analysis of Law Review; Vol. 13 No. 2 (2022): Economic Analysis of Law Review; 23-42Economic Analysis of Law Review ; Vol. 13 Núm. 2 (2022): Economic Analysis of Law Review; 23-42Economic Analysis of Law Review; v. 13 n. 2 (2022): Economic Analysis of Law Review; 23-422178-0587reponame:Economic Analysis of law Reviewinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/12149/11142Copyright (c) 2022 Economic Analysis of Law Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessLibório, Matheus PereiraBernardes, PatríciaRezende, Sérgio Fernando LoureiroEkel, Petr YakovlevitchAraújo, Ellen Cristina Alves deGomes, Luiz Flavio Autran MonteiroGico Júnior, Ivo Teixeira2023-06-15T18:39:02Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/12149Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/ealrONGhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/oaieditor.ealr@gmail.com||sdi@ucb.br||benjaminm.tabak@gmail.com2178-05872178-0587opendoar:2023-06-15T18:39:02Economic Analysis of law Review - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da reputação do comprador público nos preços de aquisição de produtos comuns em pregões eletrônicos
title Efeito da reputação do comprador público nos preços de aquisição de produtos comuns em pregões eletrônicos
spellingShingle Efeito da reputação do comprador público nos preços de aquisição de produtos comuns em pregões eletrônicos
Libório, Matheus Pereira
Análise econômica do direito
Custos de transação
Contratações públicas
Reputação do comprador público
Classificação multicritério
title_short Efeito da reputação do comprador público nos preços de aquisição de produtos comuns em pregões eletrônicos
title_full Efeito da reputação do comprador público nos preços de aquisição de produtos comuns em pregões eletrônicos
title_fullStr Efeito da reputação do comprador público nos preços de aquisição de produtos comuns em pregões eletrônicos
title_full_unstemmed Efeito da reputação do comprador público nos preços de aquisição de produtos comuns em pregões eletrônicos
title_sort Efeito da reputação do comprador público nos preços de aquisição de produtos comuns em pregões eletrônicos
author Libório, Matheus Pereira
author_facet Libório, Matheus Pereira
Bernardes, Patrícia
Rezende, Sérgio Fernando Loureiro
Ekel, Petr Yakovlevitch
Araújo, Ellen Cristina Alves de
Gomes, Luiz Flavio Autran Monteiro
Gico Júnior, Ivo Teixeira
author_role author
author2 Bernardes, Patrícia
Rezende, Sérgio Fernando Loureiro
Ekel, Petr Yakovlevitch
Araújo, Ellen Cristina Alves de
Gomes, Luiz Flavio Autran Monteiro
Gico Júnior, Ivo Teixeira
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Libório, Matheus Pereira
Bernardes, Patrícia
Rezende, Sérgio Fernando Loureiro
Ekel, Petr Yakovlevitch
Araújo, Ellen Cristina Alves de
Gomes, Luiz Flavio Autran Monteiro
Gico Júnior, Ivo Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Análise econômica do direito
Custos de transação
Contratações públicas
Reputação do comprador público
Classificação multicritério
topic Análise econômica do direito
Custos de transação
Contratações públicas
Reputação do comprador público
Classificação multicritério
description Essa pesquisa classifica a reputação do comprador público a partir de critérios que sinalizam incertezas contratuais para fornecedores, buscando mensurar os efeitos do comportamento dos compradores públicos nos preços de aquisição de produtos em pregões eletrônicos. Os resultados mostram que compradores públicos de melhor reputação adquirem produtos com preços 31% menores do que compradores de pior reputação. Essas evidências sugerem que compradores de pior reputação afastam fornecedores do processo de contratação, reduzindo a competição e aumentando os preços de aquisição dos produtos. Nesse contexto, a classificação da reputação do comprador público é apresentada como mecanismo para incentivar agentes públicos a seguirem as regras da contratação pública. Conclui-se que o mecanismo de reputação do comprador público contribui para melhorar o desempenho dos agentes na medida em que o benefício da redução dos Custos de Transação dos fornecedores é repassado para os preços dos produtos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares; Peer Reviewed
Pesquisa Empírica; Método Multicritério; Teste T
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/12149
10.31501/ealr.v13i2.12149
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/12149
identifier_str_mv 10.31501/ealr.v13i2.12149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/12149/11142
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Economic Analysis of Law Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Economic Analysis of Law Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Economic Analysis of Law Review; Vol. 13 No. 2 (2022): Economic Analysis of Law Review; 23-42
Economic Analysis of Law Review ; Vol. 13 Núm. 2 (2022): Economic Analysis of Law Review; 23-42
Economic Analysis of Law Review; v. 13 n. 2 (2022): Economic Analysis of Law Review; 23-42
2178-0587
reponame:Economic Analysis of law Review
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Economic Analysis of law Review
collection Economic Analysis of law Review
repository.name.fl_str_mv Economic Analysis of law Review - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv editor.ealr@gmail.com||sdi@ucb.br||benjaminm.tabak@gmail.com
_version_ 1798675421047291904