Efeito da reputação do comprador público nos preços de aquisição de produtos comuns em pregões eletrônicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Economic Analysis of law Review |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/12149 |
Resumo: | Essa pesquisa classifica a reputação do comprador público a partir de critérios que sinalizam incertezas contratuais para fornecedores, buscando mensurar os efeitos do comportamento dos compradores públicos nos preços de aquisição de produtos em pregões eletrônicos. Os resultados mostram que compradores públicos de melhor reputação adquirem produtos com preços 31% menores do que compradores de pior reputação. Essas evidências sugerem que compradores de pior reputação afastam fornecedores do processo de contratação, reduzindo a competição e aumentando os preços de aquisição dos produtos. Nesse contexto, a classificação da reputação do comprador público é apresentada como mecanismo para incentivar agentes públicos a seguirem as regras da contratação pública. Conclui-se que o mecanismo de reputação do comprador público contribui para melhorar o desempenho dos agentes na medida em que o benefício da redução dos Custos de Transação dos fornecedores é repassado para os preços dos produtos. |
id |
UCB-6_999bfb84ef207a0d543ac714ec8da56e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/12149 |
network_acronym_str |
UCB-6 |
network_name_str |
Economic Analysis of law Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeito da reputação do comprador público nos preços de aquisição de produtos comuns em pregões eletrônicosAnálise econômica do direito Custos de transação Contratações públicas Reputação do comprador público Classificação multicritérioEssa pesquisa classifica a reputação do comprador público a partir de critérios que sinalizam incertezas contratuais para fornecedores, buscando mensurar os efeitos do comportamento dos compradores públicos nos preços de aquisição de produtos em pregões eletrônicos. Os resultados mostram que compradores públicos de melhor reputação adquirem produtos com preços 31% menores do que compradores de pior reputação. Essas evidências sugerem que compradores de pior reputação afastam fornecedores do processo de contratação, reduzindo a competição e aumentando os preços de aquisição dos produtos. Nesse contexto, a classificação da reputação do comprador público é apresentada como mecanismo para incentivar agentes públicos a seguirem as regras da contratação pública. Conclui-se que o mecanismo de reputação do comprador público contribui para melhorar o desempenho dos agentes na medida em que o benefício da redução dos Custos de Transação dos fornecedores é repassado para os preços dos produtos.Universidade Católica de Brasília2022-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares; Peer ReviewedPesquisa Empírica; Método Multicritério; Teste Tapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/1214910.31501/ealr.v13i2.12149Economic Analysis of Law Review; Vol. 13 No. 2 (2022): Economic Analysis of Law Review; 23-42Economic Analysis of Law Review ; Vol. 13 Núm. 2 (2022): Economic Analysis of Law Review; 23-42Economic Analysis of Law Review; v. 13 n. 2 (2022): Economic Analysis of Law Review; 23-422178-0587reponame:Economic Analysis of law Reviewinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/12149/11142Copyright (c) 2022 Economic Analysis of Law Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessLibório, Matheus PereiraBernardes, PatríciaRezende, Sérgio Fernando LoureiroEkel, Petr YakovlevitchAraújo, Ellen Cristina Alves deGomes, Luiz Flavio Autran MonteiroGico Júnior, Ivo Teixeira2023-06-15T18:39:02Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/12149Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/ealrONGhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/oaieditor.ealr@gmail.com||sdi@ucb.br||benjaminm.tabak@gmail.com2178-05872178-0587opendoar:2023-06-15T18:39:02Economic Analysis of law Review - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeito da reputação do comprador público nos preços de aquisição de produtos comuns em pregões eletrônicos |
title |
Efeito da reputação do comprador público nos preços de aquisição de produtos comuns em pregões eletrônicos |
spellingShingle |
Efeito da reputação do comprador público nos preços de aquisição de produtos comuns em pregões eletrônicos Libório, Matheus Pereira Análise econômica do direito Custos de transação Contratações públicas Reputação do comprador público Classificação multicritério |
title_short |
Efeito da reputação do comprador público nos preços de aquisição de produtos comuns em pregões eletrônicos |
title_full |
Efeito da reputação do comprador público nos preços de aquisição de produtos comuns em pregões eletrônicos |
title_fullStr |
Efeito da reputação do comprador público nos preços de aquisição de produtos comuns em pregões eletrônicos |
title_full_unstemmed |
Efeito da reputação do comprador público nos preços de aquisição de produtos comuns em pregões eletrônicos |
title_sort |
Efeito da reputação do comprador público nos preços de aquisição de produtos comuns em pregões eletrônicos |
author |
Libório, Matheus Pereira |
author_facet |
Libório, Matheus Pereira Bernardes, Patrícia Rezende, Sérgio Fernando Loureiro Ekel, Petr Yakovlevitch Araújo, Ellen Cristina Alves de Gomes, Luiz Flavio Autran Monteiro Gico Júnior, Ivo Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Bernardes, Patrícia Rezende, Sérgio Fernando Loureiro Ekel, Petr Yakovlevitch Araújo, Ellen Cristina Alves de Gomes, Luiz Flavio Autran Monteiro Gico Júnior, Ivo Teixeira |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Libório, Matheus Pereira Bernardes, Patrícia Rezende, Sérgio Fernando Loureiro Ekel, Petr Yakovlevitch Araújo, Ellen Cristina Alves de Gomes, Luiz Flavio Autran Monteiro Gico Júnior, Ivo Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise econômica do direito Custos de transação Contratações públicas Reputação do comprador público Classificação multicritério |
topic |
Análise econômica do direito Custos de transação Contratações públicas Reputação do comprador público Classificação multicritério |
description |
Essa pesquisa classifica a reputação do comprador público a partir de critérios que sinalizam incertezas contratuais para fornecedores, buscando mensurar os efeitos do comportamento dos compradores públicos nos preços de aquisição de produtos em pregões eletrônicos. Os resultados mostram que compradores públicos de melhor reputação adquirem produtos com preços 31% menores do que compradores de pior reputação. Essas evidências sugerem que compradores de pior reputação afastam fornecedores do processo de contratação, reduzindo a competição e aumentando os preços de aquisição dos produtos. Nesse contexto, a classificação da reputação do comprador público é apresentada como mecanismo para incentivar agentes públicos a seguirem as regras da contratação pública. Conclui-se que o mecanismo de reputação do comprador público contribui para melhorar o desempenho dos agentes na medida em que o benefício da redução dos Custos de Transação dos fornecedores é repassado para os preços dos produtos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares; Peer Reviewed Pesquisa Empírica; Método Multicritério; Teste T |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/12149 10.31501/ealr.v13i2.12149 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/12149 |
identifier_str_mv |
10.31501/ealr.v13i2.12149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/12149/11142 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Economic Analysis of Law Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Economic Analysis of Law Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Economic Analysis of Law Review; Vol. 13 No. 2 (2022): Economic Analysis of Law Review; 23-42 Economic Analysis of Law Review ; Vol. 13 Núm. 2 (2022): Economic Analysis of Law Review; 23-42 Economic Analysis of Law Review; v. 13 n. 2 (2022): Economic Analysis of Law Review; 23-42 2178-0587 reponame:Economic Analysis of law Review instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Economic Analysis of law Review |
collection |
Economic Analysis of law Review |
repository.name.fl_str_mv |
Economic Analysis of law Review - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
editor.ealr@gmail.com||sdi@ucb.br||benjaminm.tabak@gmail.com |
_version_ |
1798675421047291904 |