BIG DATA E CONCORRÊNCIA: QUANDO BIG DATA É UMA VARIÁVEL COMPETITIVA EM MERCADOS DIGITAIS E DEVE SER CONSIDERADA NA ANÁLISE CONCORRENCIAL?
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Economic Analysis of law Review |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/9436 |
Resumo: | As etapas da análise de atos de concentração giram em torno da noção de poder mercado e da probabilidade de seu exercício. Nesse aspecto, são analisadas diversas variáveis, como a existência de vantagem exclusiva detida por um agente incumbente. Neste ponto, surge a discussão sobre se a exploração de big data pode representar uma vantagem competitiva para o agente econômico que a detém. Não há uma resposta única para o debate, sendo necessário avaliar uma série de fatores, no caso concreto, sob a ótica da cadeia de valor do big data, como: (i) a presença de efeitos de rede (user e monetisation feedback loops), (ii) a existência de economias de escala e escopo; (iii) a disponibilidade e a acessibilidade a dados e às tecnologias para a sua exploração; e (iv) a variação do valor dos dados coletados ao longo do tempo. |
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BIG DATA E CONCORRÊNCIA: QUANDO BIG DATA É UMA VARIÁVEL COMPETITIVA EM MERCADOS DIGITAIS E DEVE SER CONSIDERADA NA ANÁLISE CONCORRENCIAL?Big data. Dados. Concorrência. Antitruste. Vantagem competitiva. Variável competitiva.As etapas da análise de atos de concentração giram em torno da noção de poder mercado e da probabilidade de seu exercício. Nesse aspecto, são analisadas diversas variáveis, como a existência de vantagem exclusiva detida por um agente incumbente. Neste ponto, surge a discussão sobre se a exploração de big data pode representar uma vantagem competitiva para o agente econômico que a detém. Não há uma resposta única para o debate, sendo necessário avaliar uma série de fatores, no caso concreto, sob a ótica da cadeia de valor do big data, como: (i) a presença de efeitos de rede (user e monetisation feedback loops), (ii) a existência de economias de escala e escopo; (iii) a disponibilidade e a acessibilidade a dados e às tecnologias para a sua exploração; e (iv) a variação do valor dos dados coletados ao longo do tempo. Universidade Católica de Brasília2019-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares; Peer ReviewedRevisão de Literaturaapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/943610.31501/ealr.v9i3.9436Economic Analysis of Law Review; Vol. 9 No. 3 (2018): Economic Analysis of Law Review; 150-177Economic Analysis of Law Review ; Vol. 9 Núm. 3 (2018): Economic Analysis of Law Review; 150-177Economic Analysis of Law Review; v. 9 n. 3 (2018): Economic Analysis of Law Review; 150-1772178-0587reponame:Economic Analysis of law Reviewinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/9436/6413https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/9436/10223Copyright (c) 2019 Economic Analysis of Law Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessRagazzo, CarlosMonteiro, Gabriela2021-05-19T16:43:00Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9436Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/ealrONGhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/oaieditor.ealr@gmail.com||sdi@ucb.br||benjaminm.tabak@gmail.com2178-05872178-0587opendoar:2021-05-19T16:43Economic Analysis of law Review - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
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