BIG DATA E CONCORRÊNCIA: QUANDO BIG DATA É UMA VARIÁVEL COMPETITIVA EM MERCADOS DIGITAIS E DEVE SER CONSIDERADA NA ANÁLISE CONCORRENCIAL?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ragazzo, Carlos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Monteiro, Gabriela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Economic Analysis of law Review
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/9436
Resumo: As etapas da análise de atos de concentração giram em torno da noção de poder mercado e da probabilidade de seu exercício. Nesse aspecto, são analisadas diversas variáveis, como a existência de vantagem exclusiva detida por um agente incumbente. Neste ponto, surge a discussão sobre se a exploração de big data pode representar uma vantagem competitiva para o agente econômico que a detém. Não há uma resposta única para o debate, sendo necessário avaliar uma série de fatores, no caso concreto, sob a ótica da cadeia de valor do big data, como: (i) a presença de efeitos de rede (user e monetisation feedback loops), (ii) a existência de economias de escala e escopo; (iii) a disponibilidade e a acessibilidade a dados e às tecnologias para a sua exploração; e (iv) a variação do valor dos dados coletados ao longo do tempo. 
id UCB-6_c206d25fc562ec9b2f29cf337beeaedc
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9436
network_acronym_str UCB-6
network_name_str Economic Analysis of law Review
repository_id_str
spelling BIG DATA E CONCORRÊNCIA: QUANDO BIG DATA É UMA VARIÁVEL COMPETITIVA EM MERCADOS DIGITAIS E DEVE SER CONSIDERADA NA ANÁLISE CONCORRENCIAL?Big data. Dados. Concorrência. Antitruste. Vantagem competitiva. Variável competitiva.As etapas da análise de atos de concentração giram em torno da noção de poder mercado e da probabilidade de seu exercício. Nesse aspecto, são analisadas diversas variáveis, como a existência de vantagem exclusiva detida por um agente incumbente. Neste ponto, surge a discussão sobre se a exploração de big data pode representar uma vantagem competitiva para o agente econômico que a detém. Não há uma resposta única para o debate, sendo necessário avaliar uma série de fatores, no caso concreto, sob a ótica da cadeia de valor do big data, como: (i) a presença de efeitos de rede (user e monetisation feedback loops), (ii) a existência de economias de escala e escopo; (iii) a disponibilidade e a acessibilidade a dados e às tecnologias para a sua exploração; e (iv) a variação do valor dos dados coletados ao longo do tempo. Universidade Católica de Brasília2019-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares; Peer ReviewedRevisão de Literaturaapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/943610.31501/ealr.v9i3.9436Economic Analysis of Law Review; Vol. 9 No. 3 (2018): Economic Analysis of Law Review; 150-177Economic Analysis of Law Review ; Vol. 9 Núm. 3 (2018): Economic Analysis of Law Review; 150-177Economic Analysis of Law Review; v. 9 n. 3 (2018): Economic Analysis of Law Review; 150-1772178-0587reponame:Economic Analysis of law Reviewinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/9436/6413https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/9436/10223Copyright (c) 2019 Economic Analysis of Law Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessRagazzo, CarlosMonteiro, Gabriela2021-05-19T16:43:00Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9436Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/ealrONGhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/oaieditor.ealr@gmail.com||sdi@ucb.br||benjaminm.tabak@gmail.com2178-05872178-0587opendoar:2021-05-19T16:43Economic Analysis of law Review - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv BIG DATA E CONCORRÊNCIA: QUANDO BIG DATA É UMA VARIÁVEL COMPETITIVA EM MERCADOS DIGITAIS E DEVE SER CONSIDERADA NA ANÁLISE CONCORRENCIAL?
title BIG DATA E CONCORRÊNCIA: QUANDO BIG DATA É UMA VARIÁVEL COMPETITIVA EM MERCADOS DIGITAIS E DEVE SER CONSIDERADA NA ANÁLISE CONCORRENCIAL?
spellingShingle BIG DATA E CONCORRÊNCIA: QUANDO BIG DATA É UMA VARIÁVEL COMPETITIVA EM MERCADOS DIGITAIS E DEVE SER CONSIDERADA NA ANÁLISE CONCORRENCIAL?
Ragazzo, Carlos
Big data. Dados. Concorrência. Antitruste. Vantagem competitiva. Variável competitiva.
title_short BIG DATA E CONCORRÊNCIA: QUANDO BIG DATA É UMA VARIÁVEL COMPETITIVA EM MERCADOS DIGITAIS E DEVE SER CONSIDERADA NA ANÁLISE CONCORRENCIAL?
title_full BIG DATA E CONCORRÊNCIA: QUANDO BIG DATA É UMA VARIÁVEL COMPETITIVA EM MERCADOS DIGITAIS E DEVE SER CONSIDERADA NA ANÁLISE CONCORRENCIAL?
title_fullStr BIG DATA E CONCORRÊNCIA: QUANDO BIG DATA É UMA VARIÁVEL COMPETITIVA EM MERCADOS DIGITAIS E DEVE SER CONSIDERADA NA ANÁLISE CONCORRENCIAL?
title_full_unstemmed BIG DATA E CONCORRÊNCIA: QUANDO BIG DATA É UMA VARIÁVEL COMPETITIVA EM MERCADOS DIGITAIS E DEVE SER CONSIDERADA NA ANÁLISE CONCORRENCIAL?
title_sort BIG DATA E CONCORRÊNCIA: QUANDO BIG DATA É UMA VARIÁVEL COMPETITIVA EM MERCADOS DIGITAIS E DEVE SER CONSIDERADA NA ANÁLISE CONCORRENCIAL?
author Ragazzo, Carlos
author_facet Ragazzo, Carlos
Monteiro, Gabriela
author_role author
author2 Monteiro, Gabriela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ragazzo, Carlos
Monteiro, Gabriela
dc.subject.por.fl_str_mv Big data. Dados. Concorrência. Antitruste. Vantagem competitiva. Variável competitiva.
topic Big data. Dados. Concorrência. Antitruste. Vantagem competitiva. Variável competitiva.
description As etapas da análise de atos de concentração giram em torno da noção de poder mercado e da probabilidade de seu exercício. Nesse aspecto, são analisadas diversas variáveis, como a existência de vantagem exclusiva detida por um agente incumbente. Neste ponto, surge a discussão sobre se a exploração de big data pode representar uma vantagem competitiva para o agente econômico que a detém. Não há uma resposta única para o debate, sendo necessário avaliar uma série de fatores, no caso concreto, sob a ótica da cadeia de valor do big data, como: (i) a presença de efeitos de rede (user e monetisation feedback loops), (ii) a existência de economias de escala e escopo; (iii) a disponibilidade e a acessibilidade a dados e às tecnologias para a sua exploração; e (iv) a variação do valor dos dados coletados ao longo do tempo. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares; Peer Reviewed
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/9436
10.31501/ealr.v9i3.9436
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/9436
identifier_str_mv 10.31501/ealr.v9i3.9436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/9436/6413
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/EALR/article/view/9436/10223
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Economic Analysis of Law Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Economic Analysis of Law Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Economic Analysis of Law Review; Vol. 9 No. 3 (2018): Economic Analysis of Law Review; 150-177
Economic Analysis of Law Review ; Vol. 9 Núm. 3 (2018): Economic Analysis of Law Review; 150-177
Economic Analysis of Law Review; v. 9 n. 3 (2018): Economic Analysis of Law Review; 150-177
2178-0587
reponame:Economic Analysis of law Review
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Economic Analysis of law Review
collection Economic Analysis of law Review
repository.name.fl_str_mv Economic Analysis of law Review - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv editor.ealr@gmail.com||sdi@ucb.br||benjaminm.tabak@gmail.com
_version_ 1798675422996594688