Interatividades na rede social Facebook entre docentes em processo de formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Ana Paula Simões
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Paniago, Maria Cristina Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interações (Campo Grande. Online)
Texto Completo: https://interacoes.ucdb.br/interacoes/article/view/1620
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades de interatividade entre professores em processo de formação continuada no contexto da rede social Facebook por meio das postagens realizadas em um grupo de professores. Será apresentada uma pesquisa qualiquantitativa, integrada a um grupo de pesquisa, o qual ofereceu uma formação continuada de professores, indígenas (na Aldeia Bananal, município de Aquidauana, MS) e não indígenas (de uma Universidade Privada), voltada para as discussões sobre as tecnologias no contexto educacional, com foco na interconectividade, linguagem e colaboração. Os resultados construídos ao longo da pesquisa mostram que abordagens distintas das atuais utilizadas nas postagens pelos membros do grupo podem ser desenvolvidas para que haja mais interação mútua e interatividade entre os participantes. Verificou-se também que o caminho para uma maior interatividade pode ser aprimorado com a participação-intervenção dos integrantes do grupo. 
id UCDB-1_d63220f68ccebb1c7dcc2f45e96953d3
oai_identifier_str oai:ojs.multitemasucdb.emnuvens.com.br:article/1620
network_acronym_str UCDB-1
network_name_str Interações (Campo Grande. Online)
repository_id_str
spelling Interatividades na rede social Facebook entre docentes em processo de formação continuadainteratividadeFacebookformação continuada de professores.Este trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades de interatividade entre professores em processo de formação continuada no contexto da rede social Facebook por meio das postagens realizadas em um grupo de professores. Será apresentada uma pesquisa qualiquantitativa, integrada a um grupo de pesquisa, o qual ofereceu uma formação continuada de professores, indígenas (na Aldeia Bananal, município de Aquidauana, MS) e não indígenas (de uma Universidade Privada), voltada para as discussões sobre as tecnologias no contexto educacional, com foco na interconectividade, linguagem e colaboração. Os resultados construídos ao longo da pesquisa mostram que abordagens distintas das atuais utilizadas nas postagens pelos membros do grupo podem ser desenvolvidas para que haja mais interação mútua e interatividade entre os participantes. Verificou-se também que o caminho para uma maior interatividade pode ser aprimorado com a participação-intervenção dos integrantes do grupo. Universidade Católica Dom Bosco2018-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpeghttps://interacoes.ucdb.br/interacoes/article/view/162010.20435/inter.v19i2.1620Interações (Campo Grande); Interações v. 19, n. 2, abr./jun. 2018; 429-438Interações (Campo Grande); Interações v. 19, n. 2, abr./jun. 2018; 429-438Interações (Campo Grande); Interações v. 19, n. 2, abr./jun. 2018; 429-4381984-042X1518-7012reponame:Interações (Campo Grande. Online)instname:Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)instacron:UCDBporhttps://interacoes.ucdb.br/interacoes/article/view/1620/pdf_1https://interacoes.ucdb.br/interacoes/article/view/1620/2129https://interacoes.ucdb.br/interacoes/article/view/1620/2130Copyright (c) 2018 Interações (Campo Grande)info:eu-repo/semantics/openAccessPessoa, Ana Paula SimõesPaniago, Maria Cristina Lima2020-09-09T10:26:13Zoai:ojs.multitemasucdb.emnuvens.com.br:article/1620Revistahttps://www.scielo.br/j/inter/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||interacoes@ucdb.br|| igor@ucdb.br||suzantoniazzo@ucdb.br1984-042X1518-7012opendoar:2020-09-09T10:26:13Interações (Campo Grande. Online) - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)false
dc.title.none.fl_str_mv Interatividades na rede social Facebook entre docentes em processo de formação continuada
title Interatividades na rede social Facebook entre docentes em processo de formação continuada
spellingShingle Interatividades na rede social Facebook entre docentes em processo de formação continuada
Pessoa, Ana Paula Simões
interatividade
Facebook
formação continuada de professores.
title_short Interatividades na rede social Facebook entre docentes em processo de formação continuada
title_full Interatividades na rede social Facebook entre docentes em processo de formação continuada
title_fullStr Interatividades na rede social Facebook entre docentes em processo de formação continuada
title_full_unstemmed Interatividades na rede social Facebook entre docentes em processo de formação continuada
title_sort Interatividades na rede social Facebook entre docentes em processo de formação continuada
author Pessoa, Ana Paula Simões
author_facet Pessoa, Ana Paula Simões
Paniago, Maria Cristina Lima
author_role author
author2 Paniago, Maria Cristina Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Ana Paula Simões
Paniago, Maria Cristina Lima
dc.subject.por.fl_str_mv interatividade
Facebook
formação continuada de professores.
topic interatividade
Facebook
formação continuada de professores.
description Este trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades de interatividade entre professores em processo de formação continuada no contexto da rede social Facebook por meio das postagens realizadas em um grupo de professores. Será apresentada uma pesquisa qualiquantitativa, integrada a um grupo de pesquisa, o qual ofereceu uma formação continuada de professores, indígenas (na Aldeia Bananal, município de Aquidauana, MS) e não indígenas (de uma Universidade Privada), voltada para as discussões sobre as tecnologias no contexto educacional, com foco na interconectividade, linguagem e colaboração. Os resultados construídos ao longo da pesquisa mostram que abordagens distintas das atuais utilizadas nas postagens pelos membros do grupo podem ser desenvolvidas para que haja mais interação mútua e interatividade entre os participantes. Verificou-se também que o caminho para uma maior interatividade pode ser aprimorado com a participação-intervenção dos integrantes do grupo. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://interacoes.ucdb.br/interacoes/article/view/1620
10.20435/inter.v19i2.1620
url https://interacoes.ucdb.br/interacoes/article/view/1620
identifier_str_mv 10.20435/inter.v19i2.1620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://interacoes.ucdb.br/interacoes/article/view/1620/pdf_1
https://interacoes.ucdb.br/interacoes/article/view/1620/2129
https://interacoes.ucdb.br/interacoes/article/view/1620/2130
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Interações (Campo Grande)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Interações (Campo Grande)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Dom Bosco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Dom Bosco
dc.source.none.fl_str_mv Interações (Campo Grande); Interações v. 19, n. 2, abr./jun. 2018; 429-438
Interações (Campo Grande); Interações v. 19, n. 2, abr./jun. 2018; 429-438
Interações (Campo Grande); Interações v. 19, n. 2, abr./jun. 2018; 429-438
1984-042X
1518-7012
reponame:Interações (Campo Grande. Online)
instname:Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
instacron:UCDB
instname_str Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
instacron_str UCDB
institution UCDB
reponame_str Interações (Campo Grande. Online)
collection Interações (Campo Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Interações (Campo Grande. Online) - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
repository.mail.fl_str_mv ||interacoes@ucdb.br|| igor@ucdb.br||suzantoniazzo@ucdb.br
_version_ 1799304614248448000