Interatividades na rede social Facebook entre docentes em processo de formação continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interações (Campo Grande. Online) |
Texto Completo: | https://interacoes.ucdb.br/interacoes/article/view/1620 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades de interatividade entre professores em processo de formação continuada no contexto da rede social Facebook por meio das postagens realizadas em um grupo de professores. Será apresentada uma pesquisa qualiquantitativa, integrada a um grupo de pesquisa, o qual ofereceu uma formação continuada de professores, indígenas (na Aldeia Bananal, município de Aquidauana, MS) e não indígenas (de uma Universidade Privada), voltada para as discussões sobre as tecnologias no contexto educacional, com foco na interconectividade, linguagem e colaboração. Os resultados construídos ao longo da pesquisa mostram que abordagens distintas das atuais utilizadas nas postagens pelos membros do grupo podem ser desenvolvidas para que haja mais interação mútua e interatividade entre os participantes. Verificou-se também que o caminho para uma maior interatividade pode ser aprimorado com a participação-intervenção dos integrantes do grupo. |
id |
UCDB-1_d63220f68ccebb1c7dcc2f45e96953d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.multitemasucdb.emnuvens.com.br:article/1620 |
network_acronym_str |
UCDB-1 |
network_name_str |
Interações (Campo Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interatividades na rede social Facebook entre docentes em processo de formação continuadainteratividadeFacebookformação continuada de professores.Este trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades de interatividade entre professores em processo de formação continuada no contexto da rede social Facebook por meio das postagens realizadas em um grupo de professores. Será apresentada uma pesquisa qualiquantitativa, integrada a um grupo de pesquisa, o qual ofereceu uma formação continuada de professores, indígenas (na Aldeia Bananal, município de Aquidauana, MS) e não indígenas (de uma Universidade Privada), voltada para as discussões sobre as tecnologias no contexto educacional, com foco na interconectividade, linguagem e colaboração. Os resultados construídos ao longo da pesquisa mostram que abordagens distintas das atuais utilizadas nas postagens pelos membros do grupo podem ser desenvolvidas para que haja mais interação mútua e interatividade entre os participantes. Verificou-se também que o caminho para uma maior interatividade pode ser aprimorado com a participação-intervenção dos integrantes do grupo. Universidade Católica Dom Bosco2018-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpeghttps://interacoes.ucdb.br/interacoes/article/view/162010.20435/inter.v19i2.1620Interações (Campo Grande); Interações v. 19, n. 2, abr./jun. 2018; 429-438Interações (Campo Grande); Interações v. 19, n. 2, abr./jun. 2018; 429-438Interações (Campo Grande); Interações v. 19, n. 2, abr./jun. 2018; 429-4381984-042X1518-7012reponame:Interações (Campo Grande. Online)instname:Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)instacron:UCDBporhttps://interacoes.ucdb.br/interacoes/article/view/1620/pdf_1https://interacoes.ucdb.br/interacoes/article/view/1620/2129https://interacoes.ucdb.br/interacoes/article/view/1620/2130Copyright (c) 2018 Interações (Campo Grande)info:eu-repo/semantics/openAccessPessoa, Ana Paula SimõesPaniago, Maria Cristina Lima2020-09-09T10:26:13Zoai:ojs.multitemasucdb.emnuvens.com.br:article/1620Revistahttps://www.scielo.br/j/inter/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||interacoes@ucdb.br|| igor@ucdb.br||suzantoniazzo@ucdb.br1984-042X1518-7012opendoar:2020-09-09T10:26:13Interações (Campo Grande. Online) - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interatividades na rede social Facebook entre docentes em processo de formação continuada |
title |
Interatividades na rede social Facebook entre docentes em processo de formação continuada |
spellingShingle |
Interatividades na rede social Facebook entre docentes em processo de formação continuada Pessoa, Ana Paula Simões interatividade formação continuada de professores. |
title_short |
Interatividades na rede social Facebook entre docentes em processo de formação continuada |
title_full |
Interatividades na rede social Facebook entre docentes em processo de formação continuada |
title_fullStr |
Interatividades na rede social Facebook entre docentes em processo de formação continuada |
title_full_unstemmed |
Interatividades na rede social Facebook entre docentes em processo de formação continuada |
title_sort |
Interatividades na rede social Facebook entre docentes em processo de formação continuada |
author |
Pessoa, Ana Paula Simões |
author_facet |
Pessoa, Ana Paula Simões Paniago, Maria Cristina Lima |
author_role |
author |
author2 |
Paniago, Maria Cristina Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessoa, Ana Paula Simões Paniago, Maria Cristina Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
interatividade formação continuada de professores. |
topic |
interatividade formação continuada de professores. |
description |
Este trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades de interatividade entre professores em processo de formação continuada no contexto da rede social Facebook por meio das postagens realizadas em um grupo de professores. Será apresentada uma pesquisa qualiquantitativa, integrada a um grupo de pesquisa, o qual ofereceu uma formação continuada de professores, indígenas (na Aldeia Bananal, município de Aquidauana, MS) e não indígenas (de uma Universidade Privada), voltada para as discussões sobre as tecnologias no contexto educacional, com foco na interconectividade, linguagem e colaboração. Os resultados construídos ao longo da pesquisa mostram que abordagens distintas das atuais utilizadas nas postagens pelos membros do grupo podem ser desenvolvidas para que haja mais interação mútua e interatividade entre os participantes. Verificou-se também que o caminho para uma maior interatividade pode ser aprimorado com a participação-intervenção dos integrantes do grupo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://interacoes.ucdb.br/interacoes/article/view/1620 10.20435/inter.v19i2.1620 |
url |
https://interacoes.ucdb.br/interacoes/article/view/1620 |
identifier_str_mv |
10.20435/inter.v19i2.1620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://interacoes.ucdb.br/interacoes/article/view/1620/pdf_1 https://interacoes.ucdb.br/interacoes/article/view/1620/2129 https://interacoes.ucdb.br/interacoes/article/view/1620/2130 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Interações (Campo Grande) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Interações (Campo Grande) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Dom Bosco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Dom Bosco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interações (Campo Grande); Interações v. 19, n. 2, abr./jun. 2018; 429-438 Interações (Campo Grande); Interações v. 19, n. 2, abr./jun. 2018; 429-438 Interações (Campo Grande); Interações v. 19, n. 2, abr./jun. 2018; 429-438 1984-042X 1518-7012 reponame:Interações (Campo Grande. Online) instname:Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) instacron:UCDB |
instname_str |
Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) |
instacron_str |
UCDB |
institution |
UCDB |
reponame_str |
Interações (Campo Grande. Online) |
collection |
Interações (Campo Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interações (Campo Grande. Online) - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||interacoes@ucdb.br|| igor@ucdb.br||suzantoniazzo@ucdb.br |
_version_ |
1799304614248448000 |