A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: interfaces de uma nova realidade escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/202 |
Resumo: | Respect for cultural diversity is essential to promote a harmonious and democratic coexistence in today`s societies. In Brazil, the mixture of various migratory cultures with people already living here, made the Federal Constitution (1988), along with the LDB (1996), seek to ensure the differentiated education to these social groups, respecting their characteristics, history and culture. However, much of the educational practice still sets a homogeneous curriculum. Knowing that differentiated education facing multicultural contexts implies new challenges, the objective of this research is to analyze how is applied this type of education in a school whose brand is precisely the ethnic and cultural diversity. The intention is to argue alternatives under the auspices of intercultural philosophy, which meets the requirements to work the two elements highlighted here, namely differentiated education and multiculturalism. Through participant observation and semi-structured interviews with teachers and school leaders, the research focuses on the methodology used by teachers of the 6th year to promote the process of teaching and learning, comparing it with the intrinsic challenges to the multiethnic profile of the student body of this school. |
id |
UCEN_b5b723a81310f97ce25b3f48b752c93b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:tede/202 |
network_acronym_str |
UCEN |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO |
repository_id_str |
|
spelling |
Xavier, César ReyCPF:00000000048http://lattes.cnpq.br/3089810988505514Velozo, Emerson L.CPF:00000000054http://lattes.cnpq.br/6228700231927300CPF:53158938987http://lattes.cnpq.br/7902622923665616Kaliberda, Ana Marcia2016-09-20T12:12:59Z2015-07-282015-03-26KALIBERDA, Ana Marcia. A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: interfaces de uma nova realidade escolar. 2015. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Irati-PR.http://localhost:8080/tede/handle/tede/202Respect for cultural diversity is essential to promote a harmonious and democratic coexistence in today`s societies. In Brazil, the mixture of various migratory cultures with people already living here, made the Federal Constitution (1988), along with the LDB (1996), seek to ensure the differentiated education to these social groups, respecting their characteristics, history and culture. However, much of the educational practice still sets a homogeneous curriculum. Knowing that differentiated education facing multicultural contexts implies new challenges, the objective of this research is to analyze how is applied this type of education in a school whose brand is precisely the ethnic and cultural diversity. The intention is to argue alternatives under the auspices of intercultural philosophy, which meets the requirements to work the two elements highlighted here, namely differentiated education and multiculturalism. Through participant observation and semi-structured interviews with teachers and school leaders, the research focuses on the methodology used by teachers of the 6th year to promote the process of teaching and learning, comparing it with the intrinsic challenges to the multiethnic profile of the student body of this school.O respeito à diversidade cultural é fundamental para promover uma convivência harmoniosa e democrática nas sociedades atuais. No Brasil, a mistura de diversas culturas migratórias com os povos que aqui já habitavam, fez com que a Constituição Federal (1988), juntamente com a LDB (1996), procurassem assegurar a educação diferenciada a esses grupos sociais, respeitando suas características, história e cultura. Entretanto, muito da prática educacional ainda configura um currículo homogêneo. Sabendo que a educação diferenciada frente a contextos multiculturais implica em novos desafios, o objetivo desta pesquisa é analisar como é trabalhada essa modalidade de educação em determinada escola, cuja marca é justamente a diversidade étnica e cultural. Pretende-se argumentar alternativas sob os auspícios da filosofia intercultural, a qual atende os requisitos para se trabalhar os dois elementos postos aqui em destaque, a saber, educação diferenciada e multiculturalidade. Mediante observação participante e entrevistas semiestruturadas junto a professores e dirigentes da escola, a pesquisa concentra-se na metodologia utilizada pelos professores do 6° ano para fomentar o processo de ensino-aprendizagem, confrontando-a com os desafios intrínsecos ao perfil multiétnico do corpo discente desta escola.Made available in DSpace on 2016-09-20T12:12:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR ANA MARCIA KALIBERDA.pdf: 712413 bytes, checksum: 8b1f03c24c7ab8141f0a53d5b336ae1d (MD5) Previous issue date: 2015-03-26Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfhttp://localhost:8080/tede/retrieve/939/PR%20ANA%20MARCIA%20KALIBERDA.pdf.jpgporUNICENTRO - Universidade Estadual do Centro OestePrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar)UNICENTROBRUnicentro::Departamento de Saúde de IratiComunidade escolarEducação diferenciadaMulticulturalidadeInterculturalidadeSchool CommunityDifferentiated educationmulticulturalityInterculturalityCIENCIAS SOCIAIS APLICADASCIENCIAS HUMANASA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: interfaces de uma nova realidade escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-4515693129068426850600600500500600-8159266214274053131-198806194427013339256530181105569640512075167498588264571info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTROinstname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROORIGINALPR ANA MARCIA KALIBERDA.pdfapplication/pdf712413http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/202/1/PR+ANA+MARCIA+KALIBERDA.pdf8b1f03c24c7ab8141f0a53d5b336ae1dMD51TEXTPR ANA MARCIA KALIBERDA.pdf.txtPR ANA MARCIA KALIBERDA.pdf.txttext/plain218848http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/202/2/PR+ANA+MARCIA+KALIBERDA.pdf.txt8ae544226d5cecd5b95988b3197102c4MD52THUMBNAILPR ANA MARCIA KALIBERDA.pdf.jpgPR ANA MARCIA KALIBERDA.pdf.jpgimage/jpeg3620http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/202/3/PR+ANA+MARCIA+KALIBERDA.pdf.jpg7127805f99567b52df835e1d71370656MD53tede/2022021-03-17 14:55:24.192oai:localhost:tede/202Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/PUBhttp://tede.unicentro.br/tde_oai/oai3.phprepositorio@unicentro.br||fabianoqueiroz@yahoo.com.bropendoar:2021-03-17T17:55:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: interfaces de uma nova realidade escolar |
title |
A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: interfaces de uma nova realidade escolar |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: interfaces de uma nova realidade escolar Kaliberda, Ana Marcia Comunidade escolar Educação diferenciada Multiculturalidade Interculturalidade School Community Differentiated education multiculturality Interculturality CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CIENCIAS HUMANAS |
title_short |
A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: interfaces de uma nova realidade escolar |
title_full |
A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: interfaces de uma nova realidade escolar |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: interfaces de uma nova realidade escolar |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: interfaces de uma nova realidade escolar |
title_sort |
A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: interfaces de uma nova realidade escolar |
author |
Kaliberda, Ana Marcia |
author_facet |
Kaliberda, Ana Marcia |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Xavier, César Rey |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:00000000048 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3089810988505514 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Velozo, Emerson L. |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
CPF:00000000054 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6228700231927300 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:53158938987 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7902622923665616 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kaliberda, Ana Marcia |
contributor_str_mv |
Xavier, César Rey Velozo, Emerson L. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunidade escolar Educação diferenciada Multiculturalidade Interculturalidade |
topic |
Comunidade escolar Educação diferenciada Multiculturalidade Interculturalidade School Community Differentiated education multiculturality Interculturality CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CIENCIAS HUMANAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School Community Differentiated education multiculturality Interculturality |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CIENCIAS HUMANAS |
description |
Respect for cultural diversity is essential to promote a harmonious and democratic coexistence in today`s societies. In Brazil, the mixture of various migratory cultures with people already living here, made the Federal Constitution (1988), along with the LDB (1996), seek to ensure the differentiated education to these social groups, respecting their characteristics, history and culture. However, much of the educational practice still sets a homogeneous curriculum. Knowing that differentiated education facing multicultural contexts implies new challenges, the objective of this research is to analyze how is applied this type of education in a school whose brand is precisely the ethnic and cultural diversity. The intention is to argue alternatives under the auspices of intercultural philosophy, which meets the requirements to work the two elements highlighted here, namely differentiated education and multiculturalism. Through participant observation and semi-structured interviews with teachers and school leaders, the research focuses on the methodology used by teachers of the 6th year to promote the process of teaching and learning, comparing it with the intrinsic challenges to the multiethnic profile of the student body of this school. |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-07-28 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-20T12:12:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
KALIBERDA, Ana Marcia. A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: interfaces de uma nova realidade escolar. 2015. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Irati-PR. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/202 |
identifier_str_mv |
KALIBERDA, Ana Marcia. A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: interfaces de uma nova realidade escolar. 2015. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Irati-PR. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-4515693129068426850 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 500 500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-8159266214274053131 |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
-1988061944270133392 5653018110556964051 |
dc.relation.sponsorship.fl_str_mv |
2075167498588264571 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNICENTRO |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Unicentro::Departamento de Saúde de Irati |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) instacron:UNICENTRO |
instname_str |
Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) |
instacron_str |
UNICENTRO |
institution |
UNICENTRO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/202/1/PR+ANA+MARCIA+KALIBERDA.pdf http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/202/2/PR+ANA+MARCIA+KALIBERDA.pdf.txt http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/202/3/PR+ANA+MARCIA+KALIBERDA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8b1f03c24c7ab8141f0a53d5b336ae1d 8ae544226d5cecd5b95988b3197102c4 7127805f99567b52df835e1d71370656 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unicentro.br||fabianoqueiroz@yahoo.com.br |
_version_ |
1811733806808301568 |