A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: interfaces de uma nova realidade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kaliberda, Ana Marcia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/202
Resumo: Respect for cultural diversity is essential to promote a harmonious and democratic coexistence in today`s societies. In Brazil, the mixture of various migratory cultures with people already living here, made the Federal Constitution (1988), along with the LDB (1996), seek to ensure the differentiated education to these social groups, respecting their characteristics, history and culture. However, much of the educational practice still sets a homogeneous curriculum. Knowing that differentiated education facing multicultural contexts implies new challenges, the objective of this research is to analyze how is applied this type of education in a school whose brand is precisely the ethnic and cultural diversity. The intention is to argue alternatives under the auspices of intercultural philosophy, which meets the requirements to work the two elements highlighted here, namely differentiated education and multiculturalism. Through participant observation and semi-structured interviews with teachers and school leaders, the research focuses on the methodology used by teachers of the 6th year to promote the process of teaching and learning, comparing it with the intrinsic challenges to the multiethnic profile of the student body of this school.
id UCEN_b5b723a81310f97ce25b3f48b752c93b
oai_identifier_str oai:localhost:tede/202
network_acronym_str UCEN
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO
repository_id_str
spelling Xavier, César ReyCPF:00000000048http://lattes.cnpq.br/3089810988505514Velozo, Emerson L.CPF:00000000054http://lattes.cnpq.br/6228700231927300CPF:53158938987http://lattes.cnpq.br/7902622923665616Kaliberda, Ana Marcia2016-09-20T12:12:59Z2015-07-282015-03-26KALIBERDA, Ana Marcia. A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: interfaces de uma nova realidade escolar. 2015. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Irati-PR.http://localhost:8080/tede/handle/tede/202Respect for cultural diversity is essential to promote a harmonious and democratic coexistence in today`s societies. In Brazil, the mixture of various migratory cultures with people already living here, made the Federal Constitution (1988), along with the LDB (1996), seek to ensure the differentiated education to these social groups, respecting their characteristics, history and culture. However, much of the educational practice still sets a homogeneous curriculum. Knowing that differentiated education facing multicultural contexts implies new challenges, the objective of this research is to analyze how is applied this type of education in a school whose brand is precisely the ethnic and cultural diversity. The intention is to argue alternatives under the auspices of intercultural philosophy, which meets the requirements to work the two elements highlighted here, namely differentiated education and multiculturalism. Through participant observation and semi-structured interviews with teachers and school leaders, the research focuses on the methodology used by teachers of the 6th year to promote the process of teaching and learning, comparing it with the intrinsic challenges to the multiethnic profile of the student body of this school.O respeito à diversidade cultural é fundamental para promover uma convivência harmoniosa e democrática nas sociedades atuais. No Brasil, a mistura de diversas culturas migratórias com os povos que aqui já habitavam, fez com que a Constituição Federal (1988), juntamente com a LDB (1996), procurassem assegurar a educação diferenciada a esses grupos sociais, respeitando suas características, história e cultura. Entretanto, muito da prática educacional ainda configura um currículo homogêneo. Sabendo que a educação diferenciada frente a contextos multiculturais implica em novos desafios, o objetivo desta pesquisa é analisar como é trabalhada essa modalidade de educação em determinada escola, cuja marca é justamente a diversidade étnica e cultural. Pretende-se argumentar alternativas sob os auspícios da filosofia intercultural, a qual atende os requisitos para se trabalhar os dois elementos postos aqui em destaque, a saber, educação diferenciada e multiculturalidade. Mediante observação participante e entrevistas semiestruturadas junto a professores e dirigentes da escola, a pesquisa concentra-se na metodologia utilizada pelos professores do 6° ano para fomentar o processo de ensino-aprendizagem, confrontando-a com os desafios intrínsecos ao perfil multiétnico do corpo discente desta escola.Made available in DSpace on 2016-09-20T12:12:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR ANA MARCIA KALIBERDA.pdf: 712413 bytes, checksum: 8b1f03c24c7ab8141f0a53d5b336ae1d (MD5) Previous issue date: 2015-03-26Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfhttp://localhost:8080/tede/retrieve/939/PR%20ANA%20MARCIA%20KALIBERDA.pdf.jpgporUNICENTRO - Universidade Estadual do Centro OestePrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar)UNICENTROBRUnicentro::Departamento de Saúde de IratiComunidade escolarEducação diferenciadaMulticulturalidadeInterculturalidadeSchool CommunityDifferentiated educationmulticulturalityInterculturalityCIENCIAS SOCIAIS APLICADASCIENCIAS HUMANASA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: interfaces de uma nova realidade escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-4515693129068426850600600500500600-8159266214274053131-198806194427013339256530181105569640512075167498588264571info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTROinstname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROORIGINALPR ANA MARCIA KALIBERDA.pdfapplication/pdf712413http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/202/1/PR+ANA+MARCIA+KALIBERDA.pdf8b1f03c24c7ab8141f0a53d5b336ae1dMD51TEXTPR ANA MARCIA KALIBERDA.pdf.txtPR ANA MARCIA KALIBERDA.pdf.txttext/plain218848http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/202/2/PR+ANA+MARCIA+KALIBERDA.pdf.txt8ae544226d5cecd5b95988b3197102c4MD52THUMBNAILPR ANA MARCIA KALIBERDA.pdf.jpgPR ANA MARCIA KALIBERDA.pdf.jpgimage/jpeg3620http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/202/3/PR+ANA+MARCIA+KALIBERDA.pdf.jpg7127805f99567b52df835e1d71370656MD53tede/2022021-03-17 14:55:24.192oai:localhost:tede/202Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/PUBhttp://tede.unicentro.br/tde_oai/oai3.phprepositorio@unicentro.br||fabianoqueiroz@yahoo.com.bropendoar:2021-03-17T17:55:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.por.fl_str_mv A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: interfaces de uma nova realidade escolar
title A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: interfaces de uma nova realidade escolar
spellingShingle A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: interfaces de uma nova realidade escolar
Kaliberda, Ana Marcia
Comunidade escolar
Educação diferenciada
Multiculturalidade
Interculturalidade
School Community
Differentiated education
multiculturality
Interculturality
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIENCIAS HUMANAS
title_short A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: interfaces de uma nova realidade escolar
title_full A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: interfaces de uma nova realidade escolar
title_fullStr A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: interfaces de uma nova realidade escolar
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: interfaces de uma nova realidade escolar
title_sort A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: interfaces de uma nova realidade escolar
author Kaliberda, Ana Marcia
author_facet Kaliberda, Ana Marcia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Xavier, César Rey
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00000000048
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3089810988505514
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Velozo, Emerson L.
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv CPF:00000000054
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6228700231927300
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:53158938987
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7902622923665616
dc.contributor.author.fl_str_mv Kaliberda, Ana Marcia
contributor_str_mv Xavier, César Rey
Velozo, Emerson L.
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidade escolar
Educação diferenciada
Multiculturalidade
Interculturalidade
topic Comunidade escolar
Educação diferenciada
Multiculturalidade
Interculturalidade
School Community
Differentiated education
multiculturality
Interculturality
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIENCIAS HUMANAS
dc.subject.eng.fl_str_mv School Community
Differentiated education
multiculturality
Interculturality
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIENCIAS HUMANAS
description Respect for cultural diversity is essential to promote a harmonious and democratic coexistence in today`s societies. In Brazil, the mixture of various migratory cultures with people already living here, made the Federal Constitution (1988), along with the LDB (1996), seek to ensure the differentiated education to these social groups, respecting their characteristics, history and culture. However, much of the educational practice still sets a homogeneous curriculum. Knowing that differentiated education facing multicultural contexts implies new challenges, the objective of this research is to analyze how is applied this type of education in a school whose brand is precisely the ethnic and cultural diversity. The intention is to argue alternatives under the auspices of intercultural philosophy, which meets the requirements to work the two elements highlighted here, namely differentiated education and multiculturalism. Through participant observation and semi-structured interviews with teachers and school leaders, the research focuses on the methodology used by teachers of the 6th year to promote the process of teaching and learning, comparing it with the intrinsic challenges to the multiethnic profile of the student body of this school.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-28
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-20T12:12:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv KALIBERDA, Ana Marcia. A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: interfaces de uma nova realidade escolar. 2015. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Irati-PR.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/handle/tede/202
identifier_str_mv KALIBERDA, Ana Marcia. A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: interfaces de uma nova realidade escolar. 2015. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Irati-PR.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -4515693129068426850
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
500
500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -8159266214274053131
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -1988061944270133392
5653018110556964051
dc.relation.sponsorship.fl_str_mv 2075167498588264571
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNICENTRO
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Unicentro::Departamento de Saúde de Irati
publisher.none.fl_str_mv UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNICENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNICENTRO
institution UNICENTRO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/202/1/PR+ANA+MARCIA+KALIBERDA.pdf
http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/202/2/PR+ANA+MARCIA+KALIBERDA.pdf.txt
http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/202/3/PR+ANA+MARCIA+KALIBERDA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b1f03c24c7ab8141f0a53d5b336ae1d
8ae544226d5cecd5b95988b3197102c4
7127805f99567b52df835e1d71370656
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unicentro.br||fabianoqueiroz@yahoo.com.br
_version_ 1811733806808301568