No rumo da "comunitarização" da segurança e defesa da união europeia mediante a cooperação estruturada permanente?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laureano, Abel
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Lex Humana
Texto Completo: https://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/249
Resumo: O Tratado de Lisboa (na linha do malogrado Tratado Constitucional) veio, como término de várias iniciativas entretanto ocorridas, prever o mecanismo da cooperação estruturada permanente. Procura-se, com esse mecanismo, viabilizar o advento duma vanguarda de Estados-Membros, eventualmente apta a formar o embrião dum futuro sistema autóctone de defesa da União Europeia. A cooperação estruturada permanente representa um passo no sentido da "comunitarização" da segurança e defesa da União Europeia, quedando-se contudo indiscutivelmente apartada do arquétipo comunitário. Só o futuro mostrará se a cooperação estruturada permanente poderá vir a dotar a União Europeia com uma política de segurança e defesa assente no "método comunitário".
id UCP-1_47b6a15f6f026dc800107a6efa1387d6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/249
network_acronym_str UCP-1
network_name_str Lex Humana
repository_id_str
spelling No rumo da "comunitarização" da segurança e defesa da união europeia mediante a cooperação estruturada permanente?O Tratado de Lisboa (na linha do malogrado Tratado Constitucional) veio, como término de várias iniciativas entretanto ocorridas, prever o mecanismo da cooperação estruturada permanente. Procura-se, com esse mecanismo, viabilizar o advento duma vanguarda de Estados-Membros, eventualmente apta a formar o embrião dum futuro sistema autóctone de defesa da União Europeia. A cooperação estruturada permanente representa um passo no sentido da "comunitarização" da segurança e defesa da União Europeia, quedando-se contudo indiscutivelmente apartada do arquétipo comunitário. Só o futuro mostrará se a cooperação estruturada permanente poderá vir a dotar a União Europeia com uma política de segurança e defesa assente no "método comunitário".Universidade Católica de Petrópolis2012-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/249Lex Humana (ISSN 2175-0947); Vol. 4 No. 2 (2012): JUL.-DEZ.; 1-16Lex Humana (ISSN 2175-0947); v. 4 n. 2 (2012): JUL.-DEZ.; 1-162175-0947reponame:Lex Humanainstname:Universidade Católica de Petrópolis (UCP)instacron:UCPporhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/249/182Laureano, Abelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-27T14:36:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/249Revistahttp://seer.ucp.br/seer/index.php?journal=LexHumanaPUBhttp://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/oai||sergio.salles@ucp.br2175-09472175-0947opendoar:2023-02-27T14:36:20Lex Humana - Universidade Católica de Petrópolis (UCP)false
dc.title.none.fl_str_mv No rumo da "comunitarização" da segurança e defesa da união europeia mediante a cooperação estruturada permanente?
title No rumo da "comunitarização" da segurança e defesa da união europeia mediante a cooperação estruturada permanente?
spellingShingle No rumo da "comunitarização" da segurança e defesa da união europeia mediante a cooperação estruturada permanente?
Laureano, Abel
title_short No rumo da "comunitarização" da segurança e defesa da união europeia mediante a cooperação estruturada permanente?
title_full No rumo da "comunitarização" da segurança e defesa da união europeia mediante a cooperação estruturada permanente?
title_fullStr No rumo da "comunitarização" da segurança e defesa da união europeia mediante a cooperação estruturada permanente?
title_full_unstemmed No rumo da "comunitarização" da segurança e defesa da união europeia mediante a cooperação estruturada permanente?
title_sort No rumo da "comunitarização" da segurança e defesa da união europeia mediante a cooperação estruturada permanente?
author Laureano, Abel
author_facet Laureano, Abel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laureano, Abel
description O Tratado de Lisboa (na linha do malogrado Tratado Constitucional) veio, como término de várias iniciativas entretanto ocorridas, prever o mecanismo da cooperação estruturada permanente. Procura-se, com esse mecanismo, viabilizar o advento duma vanguarda de Estados-Membros, eventualmente apta a formar o embrião dum futuro sistema autóctone de defesa da União Europeia. A cooperação estruturada permanente representa um passo no sentido da "comunitarização" da segurança e defesa da União Europeia, quedando-se contudo indiscutivelmente apartada do arquétipo comunitário. Só o futuro mostrará se a cooperação estruturada permanente poderá vir a dotar a União Europeia com uma política de segurança e defesa assente no "método comunitário".
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/249
url https://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/249/182
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Petrópolis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Petrópolis
dc.source.none.fl_str_mv Lex Humana (ISSN 2175-0947); Vol. 4 No. 2 (2012): JUL.-DEZ.; 1-16
Lex Humana (ISSN 2175-0947); v. 4 n. 2 (2012): JUL.-DEZ.; 1-16
2175-0947
reponame:Lex Humana
instname:Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
instacron:UCP
instname_str Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
instacron_str UCP
institution UCP
reponame_str Lex Humana
collection Lex Humana
repository.name.fl_str_mv Lex Humana - Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
repository.mail.fl_str_mv ||sergio.salles@ucp.br
_version_ 1809279386308837376