Mediação de conflitos: experiência na pespectiva de uma atividade de extensão universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Juliana Toledo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Porto, Vanessa de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Lex Humana
Texto Completo: https://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/270
Resumo: Meios alternativos de resolução de disputas são buscados há tempos para que se realize um acesso à justiça mais humanizado. Sem a imposição de um poder interventivo, as partes passam a ter mais autonomia em suas decisões. O projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba “Cidadania em Extensão: Acesso à Justiça e Mediação de Conflitos”, vinculado ao Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) objetiva tratar do tema “Acesso à Justiça”, fazendo uso de um dos métodos extrajudiciais de resolução de conflitos, a saber: a Mediação. Os Centros de Referência da Cidadania de Mandacaru e Jardim Veneza, em João Pessoa/PB, foram os espaços escolhidos no primeiro ano do projeto, onde seus moradores discutiam problemas existentes nessas localidades, com vistas a construírem possíveis planos de ação. No ano seguinte, o Conselho Tutelar passou a ser o espaço elegido, trabalhando diretamente com a Mediação. A construção de um sentimento de unidade entre os moradores de uma comunidade é um dos objetivos desse projeto, no tocante às questões coletivas. Já a Mediação, de forma individualizada. Na perspectiva de um trabalho em conjunto, esse projeto segue em atividade, alcançando suas principais metas: o empoderamento dos sujeitos e a fomentação de uma cidadania ativa.
id UCP-1_c9e264ff879d940e101e1c02f6be8efc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/270
network_acronym_str UCP-1
network_name_str Lex Humana
repository_id_str
spelling Mediação de conflitos: experiência na pespectiva de uma atividade de extensão universitáriaMediação de ConflitosExtensão UniversitáriaDireitos Humanos.Meios alternativos de resolução de disputas são buscados há tempos para que se realize um acesso à justiça mais humanizado. Sem a imposição de um poder interventivo, as partes passam a ter mais autonomia em suas decisões. O projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba “Cidadania em Extensão: Acesso à Justiça e Mediação de Conflitos”, vinculado ao Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) objetiva tratar do tema “Acesso à Justiça”, fazendo uso de um dos métodos extrajudiciais de resolução de conflitos, a saber: a Mediação. Os Centros de Referência da Cidadania de Mandacaru e Jardim Veneza, em João Pessoa/PB, foram os espaços escolhidos no primeiro ano do projeto, onde seus moradores discutiam problemas existentes nessas localidades, com vistas a construírem possíveis planos de ação. No ano seguinte, o Conselho Tutelar passou a ser o espaço elegido, trabalhando diretamente com a Mediação. A construção de um sentimento de unidade entre os moradores de uma comunidade é um dos objetivos desse projeto, no tocante às questões coletivas. Já a Mediação, de forma individualizada. Na perspectiva de um trabalho em conjunto, esse projeto segue em atividade, alcançando suas principais metas: o empoderamento dos sujeitos e a fomentação de uma cidadania ativa.Universidade Católica de Petrópolis2012-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empíricaapplication/pdfhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/270Lex Humana (ISSN 2175-0947); Vol. 4 No. 2 (2012): JUL.-DEZ.; 92-101Lex Humana (ISSN 2175-0947); v. 4 n. 2 (2012): JUL.-DEZ.; 92-1012175-0947reponame:Lex Humanainstname:Universidade Católica de Petrópolis (UCP)instacron:UCPporhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/270/185Rocha, Juliana ToledoPorto, Vanessa de Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-27T14:36:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/270Revistahttp://seer.ucp.br/seer/index.php?journal=LexHumanahttp://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/oai||sergio.salles@ucp.br2175-09472175-0947opendoar:2023-02-27T14:36:20Lex Humana - Universidade Católica de Petrópolis (UCP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação de conflitos: experiência na pespectiva de uma atividade de extensão universitária
title Mediação de conflitos: experiência na pespectiva de uma atividade de extensão universitária
spellingShingle Mediação de conflitos: experiência na pespectiva de uma atividade de extensão universitária
Rocha, Juliana Toledo
Mediação de Conflitos
Extensão Universitária
Direitos Humanos.
title_short Mediação de conflitos: experiência na pespectiva de uma atividade de extensão universitária
title_full Mediação de conflitos: experiência na pespectiva de uma atividade de extensão universitária
title_fullStr Mediação de conflitos: experiência na pespectiva de uma atividade de extensão universitária
title_full_unstemmed Mediação de conflitos: experiência na pespectiva de uma atividade de extensão universitária
title_sort Mediação de conflitos: experiência na pespectiva de uma atividade de extensão universitária
author Rocha, Juliana Toledo
author_facet Rocha, Juliana Toledo
Porto, Vanessa de Araújo
author_role author
author2 Porto, Vanessa de Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Juliana Toledo
Porto, Vanessa de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação de Conflitos
Extensão Universitária
Direitos Humanos.
topic Mediação de Conflitos
Extensão Universitária
Direitos Humanos.
description Meios alternativos de resolução de disputas são buscados há tempos para que se realize um acesso à justiça mais humanizado. Sem a imposição de um poder interventivo, as partes passam a ter mais autonomia em suas decisões. O projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba “Cidadania em Extensão: Acesso à Justiça e Mediação de Conflitos”, vinculado ao Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) objetiva tratar do tema “Acesso à Justiça”, fazendo uso de um dos métodos extrajudiciais de resolução de conflitos, a saber: a Mediação. Os Centros de Referência da Cidadania de Mandacaru e Jardim Veneza, em João Pessoa/PB, foram os espaços escolhidos no primeiro ano do projeto, onde seus moradores discutiam problemas existentes nessas localidades, com vistas a construírem possíveis planos de ação. No ano seguinte, o Conselho Tutelar passou a ser o espaço elegido, trabalhando diretamente com a Mediação. A construção de um sentimento de unidade entre os moradores de uma comunidade é um dos objetivos desse projeto, no tocante às questões coletivas. Já a Mediação, de forma individualizada. Na perspectiva de um trabalho em conjunto, esse projeto segue em atividade, alcançando suas principais metas: o empoderamento dos sujeitos e a fomentação de uma cidadania ativa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/270
url https://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/270/185
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Petrópolis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Petrópolis
dc.source.none.fl_str_mv Lex Humana (ISSN 2175-0947); Vol. 4 No. 2 (2012): JUL.-DEZ.; 92-101
Lex Humana (ISSN 2175-0947); v. 4 n. 2 (2012): JUL.-DEZ.; 92-101
2175-0947
reponame:Lex Humana
instname:Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
instacron:UCP
instname_str Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
instacron_str UCP
institution UCP
reponame_str Lex Humana
collection Lex Humana
repository.name.fl_str_mv Lex Humana - Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
repository.mail.fl_str_mv ||sergio.salles@ucp.br
_version_ 1798044953896550400