A concepção do espetáculo como supérfluo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Marcos Fernandes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Synesis (Online)
Texto Completo: https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/96
Resumo: Em La nouvelle Héloïse, seu romance filosófico, Jean-Jacques Rousseau trabalha uma crítica à função do teatro na sociedade. Com base na visão de sua personagem Saint-Preux, o filósofo assinala o caráter do teatro como um formador de consciências e estimulador do luxo e da ociosidade. Sua análise da obra em questão é muito semelhante à desenvolvida em seu escrito intitulado Carta a d’Alembert sobre os espetáculos, que concerne constantemente sobre o assunto que tanto ocupava o tempo do genebrino. Com isso, é possível ver no análogo trabalho uma significativa influência em sua concepção de arte dos seus estudos críticos sobre o luxo e o supérfluo desenvolvidos pelo homem social. Palavras-chave: espetáculo, luxo, supérfluo, máscara, ociosidade.
id UCP-2_1d6bad55f0447e658c4b6e41e6a8efd1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/96
network_acronym_str UCP-2
network_name_str Synesis (Online)
repository_id_str
spelling A concepção do espetáculo como supérfluoEm La nouvelle Héloïse, seu romance filosófico, Jean-Jacques Rousseau trabalha uma crítica à função do teatro na sociedade. Com base na visão de sua personagem Saint-Preux, o filósofo assinala o caráter do teatro como um formador de consciências e estimulador do luxo e da ociosidade. Sua análise da obra em questão é muito semelhante à desenvolvida em seu escrito intitulado Carta a d’Alembert sobre os espetáculos, que concerne constantemente sobre o assunto que tanto ocupava o tempo do genebrino. Com isso, é possível ver no análogo trabalho uma significativa influência em sua concepção de arte dos seus estudos críticos sobre o luxo e o supérfluo desenvolvidos pelo homem social. Palavras-chave: espetáculo, luxo, supérfluo, máscara, ociosidade.UCP2011-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/96Synesis (ISSN 1984-6754); Vol. 3 No. 1 (2011): JAN.-JUN.; 86-98Synesis (ISSN 1984-6754); v. 3 n. 1 (2011): JAN.-JUN.; 86-981984-67541678-6785reponame:Synesis (Online)instname:Universidade Católica de Petrópolis (UCP)instacron:UCPporhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/96/95Gonçalves, Marcos Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-03T11:42:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/96Revistahttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesisPRIhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/oaisergio.salles@ucp.br || paulo.cerqueira@ucp.br1984-67541678-6785opendoar:2023-03-03T11:42:09Synesis (Online) - Universidade Católica de Petrópolis (UCP)false
dc.title.none.fl_str_mv A concepção do espetáculo como supérfluo
title A concepção do espetáculo como supérfluo
spellingShingle A concepção do espetáculo como supérfluo
Gonçalves, Marcos Fernandes
title_short A concepção do espetáculo como supérfluo
title_full A concepção do espetáculo como supérfluo
title_fullStr A concepção do espetáculo como supérfluo
title_full_unstemmed A concepção do espetáculo como supérfluo
title_sort A concepção do espetáculo como supérfluo
author Gonçalves, Marcos Fernandes
author_facet Gonçalves, Marcos Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Marcos Fernandes
description Em La nouvelle Héloïse, seu romance filosófico, Jean-Jacques Rousseau trabalha uma crítica à função do teatro na sociedade. Com base na visão de sua personagem Saint-Preux, o filósofo assinala o caráter do teatro como um formador de consciências e estimulador do luxo e da ociosidade. Sua análise da obra em questão é muito semelhante à desenvolvida em seu escrito intitulado Carta a d’Alembert sobre os espetáculos, que concerne constantemente sobre o assunto que tanto ocupava o tempo do genebrino. Com isso, é possível ver no análogo trabalho uma significativa influência em sua concepção de arte dos seus estudos críticos sobre o luxo e o supérfluo desenvolvidos pelo homem social. Palavras-chave: espetáculo, luxo, supérfluo, máscara, ociosidade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/96
url https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/96
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/96/95
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UCP
publisher.none.fl_str_mv UCP
dc.source.none.fl_str_mv Synesis (ISSN 1984-6754); Vol. 3 No. 1 (2011): JAN.-JUN.; 86-98
Synesis (ISSN 1984-6754); v. 3 n. 1 (2011): JAN.-JUN.; 86-98
1984-6754
1678-6785
reponame:Synesis (Online)
instname:Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
instacron:UCP
instname_str Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
instacron_str UCP
institution UCP
reponame_str Synesis (Online)
collection Synesis (Online)
repository.name.fl_str_mv Synesis (Online) - Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
repository.mail.fl_str_mv sergio.salles@ucp.br || paulo.cerqueira@ucp.br
_version_ 1797042085202755584