A concepção do espetáculo como supérfluo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Synesis (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/96 |
Resumo: | Em La nouvelle Héloïse, seu romance filosófico, Jean-Jacques Rousseau trabalha uma crítica à função do teatro na sociedade. Com base na visão de sua personagem Saint-Preux, o filósofo assinala o caráter do teatro como um formador de consciências e estimulador do luxo e da ociosidade. Sua análise da obra em questão é muito semelhante à desenvolvida em seu escrito intitulado Carta a d’Alembert sobre os espetáculos, que concerne constantemente sobre o assunto que tanto ocupava o tempo do genebrino. Com isso, é possível ver no análogo trabalho uma significativa influência em sua concepção de arte dos seus estudos críticos sobre o luxo e o supérfluo desenvolvidos pelo homem social. Palavras-chave: espetáculo, luxo, supérfluo, máscara, ociosidade. |
id |
UCP-2_1d6bad55f0447e658c4b6e41e6a8efd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/96 |
network_acronym_str |
UCP-2 |
network_name_str |
Synesis (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A concepção do espetáculo como supérfluoEm La nouvelle Héloïse, seu romance filosófico, Jean-Jacques Rousseau trabalha uma crítica à função do teatro na sociedade. Com base na visão de sua personagem Saint-Preux, o filósofo assinala o caráter do teatro como um formador de consciências e estimulador do luxo e da ociosidade. Sua análise da obra em questão é muito semelhante à desenvolvida em seu escrito intitulado Carta a d’Alembert sobre os espetáculos, que concerne constantemente sobre o assunto que tanto ocupava o tempo do genebrino. Com isso, é possível ver no análogo trabalho uma significativa influência em sua concepção de arte dos seus estudos críticos sobre o luxo e o supérfluo desenvolvidos pelo homem social. Palavras-chave: espetáculo, luxo, supérfluo, máscara, ociosidade.UCP2011-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/96Synesis (ISSN 1984-6754); Vol. 3 No. 1 (2011): JAN.-JUN.; 86-98Synesis (ISSN 1984-6754); v. 3 n. 1 (2011): JAN.-JUN.; 86-981984-67541678-6785reponame:Synesis (Online)instname:Universidade Católica de Petrópolis (UCP)instacron:UCPporhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/96/95Gonçalves, Marcos Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-03T11:42:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/96Revistahttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesisPRIhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/oaisergio.salles@ucp.br || paulo.cerqueira@ucp.br1984-67541678-6785opendoar:2023-03-03T11:42:09Synesis (Online) - Universidade Católica de Petrópolis (UCP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A concepção do espetáculo como supérfluo |
title |
A concepção do espetáculo como supérfluo |
spellingShingle |
A concepção do espetáculo como supérfluo Gonçalves, Marcos Fernandes |
title_short |
A concepção do espetáculo como supérfluo |
title_full |
A concepção do espetáculo como supérfluo |
title_fullStr |
A concepção do espetáculo como supérfluo |
title_full_unstemmed |
A concepção do espetáculo como supérfluo |
title_sort |
A concepção do espetáculo como supérfluo |
author |
Gonçalves, Marcos Fernandes |
author_facet |
Gonçalves, Marcos Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Marcos Fernandes |
description |
Em La nouvelle Héloïse, seu romance filosófico, Jean-Jacques Rousseau trabalha uma crítica à função do teatro na sociedade. Com base na visão de sua personagem Saint-Preux, o filósofo assinala o caráter do teatro como um formador de consciências e estimulador do luxo e da ociosidade. Sua análise da obra em questão é muito semelhante à desenvolvida em seu escrito intitulado Carta a d’Alembert sobre os espetáculos, que concerne constantemente sobre o assunto que tanto ocupava o tempo do genebrino. Com isso, é possível ver no análogo trabalho uma significativa influência em sua concepção de arte dos seus estudos críticos sobre o luxo e o supérfluo desenvolvidos pelo homem social. Palavras-chave: espetáculo, luxo, supérfluo, máscara, ociosidade. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/96 |
url |
https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/96 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/96/95 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UCP |
publisher.none.fl_str_mv |
UCP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Synesis (ISSN 1984-6754); Vol. 3 No. 1 (2011): JAN.-JUN.; 86-98 Synesis (ISSN 1984-6754); v. 3 n. 1 (2011): JAN.-JUN.; 86-98 1984-6754 1678-6785 reponame:Synesis (Online) instname:Universidade Católica de Petrópolis (UCP) instacron:UCP |
instname_str |
Universidade Católica de Petrópolis (UCP) |
instacron_str |
UCP |
institution |
UCP |
reponame_str |
Synesis (Online) |
collection |
Synesis (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Synesis (Online) - Universidade Católica de Petrópolis (UCP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sergio.salles@ucp.br || paulo.cerqueira@ucp.br |
_version_ |
1797042085202755584 |