Valores do jogo de xadrez para o ensino religioso
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Synesis (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/1437 |
Resumo: | RESUMO: O jogo de xadrez, internacionalmente reconhecido na atualidade como ferramenta pedagógica de extraordinário valor tanto em escolas como universidades, é proposto como recurso didático para o Ensino Religioso, mais explicitamente o de concepção confessional católica e cristã, pois possui também um viés de cunho religioso, que pode ser explorado e que vai além dos benefícios tradicionalmente identificados como sendo trazidos pelo jogo (concentração, raciocínio, memória, etc...). Este viés religioso, que de forma lúdica abre espaço para a inserção de valores relativos à transcendência, ainda não foi devidamente valorizado ou formalmente elaborado, o que ressalta a originalidade e ineditismo da presente proposta. Os benefícios que podem advir daí são, em projeção, muito grandes, seja a nível escolar ou paroquial, pois facilitam, através do apelo do jogo mesmo, o diálogo das crianças e jovens com as ideias e valores próprios relativos ao âmbito espiritual. Como consequência, a proposta educativa especificamente religiosa é facilitada, valorizada e melhor entendida, ao colocar a um nível bem acessível de compreensão dos alunos os valores universais e espirituais. |
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Valores do jogo de xadrez para o ensino religiosoRESUMO: O jogo de xadrez, internacionalmente reconhecido na atualidade como ferramenta pedagógica de extraordinário valor tanto em escolas como universidades, é proposto como recurso didático para o Ensino Religioso, mais explicitamente o de concepção confessional católica e cristã, pois possui também um viés de cunho religioso, que pode ser explorado e que vai além dos benefícios tradicionalmente identificados como sendo trazidos pelo jogo (concentração, raciocínio, memória, etc...). Este viés religioso, que de forma lúdica abre espaço para a inserção de valores relativos à transcendência, ainda não foi devidamente valorizado ou formalmente elaborado, o que ressalta a originalidade e ineditismo da presente proposta. Os benefícios que podem advir daí são, em projeção, muito grandes, seja a nível escolar ou paroquial, pois facilitam, através do apelo do jogo mesmo, o diálogo das crianças e jovens com as ideias e valores próprios relativos ao âmbito espiritual. Como consequência, a proposta educativa especificamente religiosa é facilitada, valorizada e melhor entendida, ao colocar a um nível bem acessível de compreensão dos alunos os valores universais e espirituais. UCP2019-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/1437Synesis (ISSN 1984-6754); Vol. 10 No. 2 (2018): AGO.-DEZ.; 107-128Synesis (ISSN 1984-6754); v. 10 n. 2 (2018): AGO.-DEZ.; 107-1281984-67541678-6785reponame:Synesis (Online)instname:Universidade Católica de Petrópolis (UCP)instacron:UCPporhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/1437/716de Barros Filho, José Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-03T11:35:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1437Revistahttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesisPRIhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/oaisergio.salles@ucp.br || paulo.cerqueira@ucp.br1984-67541678-6785opendoar:2023-03-03T11:35:56Synesis (Online) - Universidade Católica de Petrópolis (UCP)false |
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