CONHECER A ESCOLA E ANALISAR O COTIDIANO ESCOLAR DESDE CEDO: REFORMA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociedade em Debate (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/501 |
Resumo: | O artigo discute a reforma do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco, através da implantação da disciplina “Pesquisa e Pratica Pedagógica”, que se inicia no 3o período curricular e vai até sua conclusão. Nesta perspectiva, o estágio curricular processual articula-se à formação em pesquisa, desde o início do curso, na medida em que aproxima os espaços de formação e de exercício profissional e reestrutura a prática de ensino como processo de investigação pedagógica. A análise preliminar oferece indícios de uma efetiva articulação entre conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais de nossos alunos. |
id |
UCPEL-2_07506acf85524f7877acc7d1ab72e45b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.rle.ucpel.tche.br:article/501 |
network_acronym_str |
UCPEL-2 |
network_name_str |
Sociedade em Debate (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONHECER A ESCOLA E ANALISAR O COTIDIANO ESCOLAR DESDE CEDO: REFORMA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPEreforma curricularcurso de Pedagogiaformação de educadoresO artigo discute a reforma do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco, através da implantação da disciplina “Pesquisa e Pratica Pedagógica”, que se inicia no 3o período curricular e vai até sua conclusão. Nesta perspectiva, o estágio curricular processual articula-se à formação em pesquisa, desde o início do curso, na medida em que aproxima os espaços de formação e de exercício profissional e reestrutura a prática de ensino como processo de investigação pedagógica. A análise preliminar oferece indícios de uma efetiva articulação entre conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais de nossos alunos.PPG em Política Social e Direitos Humanos2012-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/501Sociedade em Debate; Vol. 9 No. 2 (2003): Sociedade em Debate; 119-136Sociedade em Debate; Vol. 9 Núm. 2 (2003): Sociedade em Debate; 119-136Sociedade em Debate; v. 9 n. 2 (2003): Sociedade em Debate; 119-1362317-02041414-9869reponame:Sociedade em Debate (Online)instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPELporhttps://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/501/445Morais, Artur Gomes deBotler, Alice Happinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-16T16:31:28Zoai:www.rle.ucpel.tche.br:article/501Revistahttps://revistas.ucpel.edu.br/index.php/rsdPUBhttps://revistas.ucpel.edu.br/index.php/rsd/oaiveramrn@gmail.com||revista@phoenix.ucpel.tche.br2317-02041414-9869opendoar:2024-05-16T16:31:28Sociedade em Debate (Online) - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONHECER A ESCOLA E ANALISAR O COTIDIANO ESCOLAR DESDE CEDO: REFORMA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPE |
title |
CONHECER A ESCOLA E ANALISAR O COTIDIANO ESCOLAR DESDE CEDO: REFORMA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPE |
spellingShingle |
CONHECER A ESCOLA E ANALISAR O COTIDIANO ESCOLAR DESDE CEDO: REFORMA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPE Morais, Artur Gomes de reforma curricular curso de Pedagogia formação de educadores |
title_short |
CONHECER A ESCOLA E ANALISAR O COTIDIANO ESCOLAR DESDE CEDO: REFORMA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPE |
title_full |
CONHECER A ESCOLA E ANALISAR O COTIDIANO ESCOLAR DESDE CEDO: REFORMA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPE |
title_fullStr |
CONHECER A ESCOLA E ANALISAR O COTIDIANO ESCOLAR DESDE CEDO: REFORMA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPE |
title_full_unstemmed |
CONHECER A ESCOLA E ANALISAR O COTIDIANO ESCOLAR DESDE CEDO: REFORMA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPE |
title_sort |
CONHECER A ESCOLA E ANALISAR O COTIDIANO ESCOLAR DESDE CEDO: REFORMA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPE |
author |
Morais, Artur Gomes de |
author_facet |
Morais, Artur Gomes de Botler, Alice Happ |
author_role |
author |
author2 |
Botler, Alice Happ |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Artur Gomes de Botler, Alice Happ |
dc.subject.por.fl_str_mv |
reforma curricular curso de Pedagogia formação de educadores |
topic |
reforma curricular curso de Pedagogia formação de educadores |
description |
O artigo discute a reforma do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco, através da implantação da disciplina “Pesquisa e Pratica Pedagógica”, que se inicia no 3o período curricular e vai até sua conclusão. Nesta perspectiva, o estágio curricular processual articula-se à formação em pesquisa, desde o início do curso, na medida em que aproxima os espaços de formação e de exercício profissional e reestrutura a prática de ensino como processo de investigação pedagógica. A análise preliminar oferece indícios de uma efetiva articulação entre conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais de nossos alunos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/501 |
url |
https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/501/445 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PPG em Política Social e Direitos Humanos |
publisher.none.fl_str_mv |
PPG em Política Social e Direitos Humanos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sociedade em Debate; Vol. 9 No. 2 (2003): Sociedade em Debate; 119-136 Sociedade em Debate; Vol. 9 Núm. 2 (2003): Sociedade em Debate; 119-136 Sociedade em Debate; v. 9 n. 2 (2003): Sociedade em Debate; 119-136 2317-0204 1414-9869 reponame:Sociedade em Debate (Online) instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) instacron:UCPEL |
instname_str |
Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
instacron_str |
UCPEL |
institution |
UCPEL |
reponame_str |
Sociedade em Debate (Online) |
collection |
Sociedade em Debate (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sociedade em Debate (Online) - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
veramrn@gmail.com||revista@phoenix.ucpel.tche.br |
_version_ |
1799304252853583872 |