CONHECER A ESCOLA E ANALISAR O COTIDIANO ESCOLAR DESDE CEDO: REFORMA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Artur Gomes de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Botler, Alice Happ
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociedade em Debate (Online)
Texto Completo: https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/501
Resumo: O artigo discute a reforma do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco, através da implantação da disciplina “Pesquisa e Pratica Pedagógica”, que se inicia no 3o período curricular e vai até sua conclusão. Nesta perspectiva, o estágio curricular processual articula-se à formação em pesquisa, desde o início do curso, na medida em que aproxima os espaços de formação e de exercício profissional e reestrutura a prática de ensino como processo de investigação pedagógica. A análise preliminar oferece indícios de uma efetiva articulação entre conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais de nossos alunos.
id UCPEL-2_07506acf85524f7877acc7d1ab72e45b
oai_identifier_str oai:www.rle.ucpel.tche.br:article/501
network_acronym_str UCPEL-2
network_name_str Sociedade em Debate (Online)
repository_id_str
spelling CONHECER A ESCOLA E ANALISAR O COTIDIANO ESCOLAR DESDE CEDO: REFORMA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPEreforma curricularcurso de Pedagogiaformação de educadoresO artigo discute a reforma do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco, através da implantação da disciplina “Pesquisa e Pratica Pedagógica”, que se inicia no 3o período curricular e vai até sua conclusão. Nesta perspectiva, o estágio curricular processual articula-se à formação em pesquisa, desde o início do curso, na medida em que aproxima os espaços de formação e de exercício profissional e reestrutura a prática de ensino como processo de investigação pedagógica. A análise preliminar oferece indícios de uma efetiva articulação entre conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais de nossos alunos.PPG em Política Social e Direitos Humanos2012-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/501Sociedade em Debate; Vol. 9 No. 2 (2003): Sociedade em Debate; 119-136Sociedade em Debate; Vol. 9 Núm. 2 (2003): Sociedade em Debate; 119-136Sociedade em Debate; v. 9 n. 2 (2003): Sociedade em Debate; 119-1362317-02041414-9869reponame:Sociedade em Debate (Online)instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPELporhttps://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/501/445Morais, Artur Gomes deBotler, Alice Happinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-16T16:31:28Zoai:www.rle.ucpel.tche.br:article/501Revistahttps://revistas.ucpel.edu.br/index.php/rsdPUBhttps://revistas.ucpel.edu.br/index.php/rsd/oaiveramrn@gmail.com||revista@phoenix.ucpel.tche.br2317-02041414-9869opendoar:2024-05-16T16:31:28Sociedade em Debate (Online) - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv CONHECER A ESCOLA E ANALISAR O COTIDIANO ESCOLAR DESDE CEDO: REFORMA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPE
title CONHECER A ESCOLA E ANALISAR O COTIDIANO ESCOLAR DESDE CEDO: REFORMA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPE
spellingShingle CONHECER A ESCOLA E ANALISAR O COTIDIANO ESCOLAR DESDE CEDO: REFORMA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPE
Morais, Artur Gomes de
reforma curricular
curso de Pedagogia
formação de educadores
title_short CONHECER A ESCOLA E ANALISAR O COTIDIANO ESCOLAR DESDE CEDO: REFORMA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPE
title_full CONHECER A ESCOLA E ANALISAR O COTIDIANO ESCOLAR DESDE CEDO: REFORMA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPE
title_fullStr CONHECER A ESCOLA E ANALISAR O COTIDIANO ESCOLAR DESDE CEDO: REFORMA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPE
title_full_unstemmed CONHECER A ESCOLA E ANALISAR O COTIDIANO ESCOLAR DESDE CEDO: REFORMA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPE
title_sort CONHECER A ESCOLA E ANALISAR O COTIDIANO ESCOLAR DESDE CEDO: REFORMA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPE
author Morais, Artur Gomes de
author_facet Morais, Artur Gomes de
Botler, Alice Happ
author_role author
author2 Botler, Alice Happ
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Artur Gomes de
Botler, Alice Happ
dc.subject.por.fl_str_mv reforma curricular
curso de Pedagogia
formação de educadores
topic reforma curricular
curso de Pedagogia
formação de educadores
description O artigo discute a reforma do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco, através da implantação da disciplina “Pesquisa e Pratica Pedagógica”, que se inicia no 3o período curricular e vai até sua conclusão. Nesta perspectiva, o estágio curricular processual articula-se à formação em pesquisa, desde o início do curso, na medida em que aproxima os espaços de formação e de exercício profissional e reestrutura a prática de ensino como processo de investigação pedagógica. A análise preliminar oferece indícios de uma efetiva articulação entre conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais de nossos alunos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/501
url https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/501/445
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PPG em Política Social e Direitos Humanos
publisher.none.fl_str_mv PPG em Política Social e Direitos Humanos
dc.source.none.fl_str_mv Sociedade em Debate; Vol. 9 No. 2 (2003): Sociedade em Debate; 119-136
Sociedade em Debate; Vol. 9 Núm. 2 (2003): Sociedade em Debate; 119-136
Sociedade em Debate; v. 9 n. 2 (2003): Sociedade em Debate; 119-136
2317-0204
1414-9869
reponame:Sociedade em Debate (Online)
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Sociedade em Debate (Online)
collection Sociedade em Debate (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociedade em Debate (Online) - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv veramrn@gmail.com||revista@phoenix.ucpel.tche.br
_version_ 1799304252853583872