O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7010 |
Resumo: | Este artigo aborda a formação do pedagogo, especificamente no campo da gestão escolar, na tentativa de revelar na trajetória histórica do curso de pedagogia o delineamento dessa construção, enfatizando as mudanças empregadas ao longo do tempo e seus desdobramentos, com as necessárias reflexões sobre a atual legislação instituinte da Base Nacional de Formação Docente – BNC-Formação e suas implicações. O artigo situa ainda, por meio de uma breve descrição a formação do gestor escolar, a partir de um levantamento da carga horária das disciplinas diretamente ligadas a esta formação nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia das 26 capitais do país e do Distrito Federal. Do ponto de vista metodológico, foi utilizada pesquisa documental, especialmente consubstanciada em documentos oficiais e pesquisa bibliográfica, a partir de um conjunto de autores e pesquisas já realizadas sobre o tema, ambas na área da Educação. Com o desenvolvimento do trabalho foi possível observar que desde o início da criação do curso até as mudanças mais recentes, sempre esteve presente nesta trajetória disputas político-pedagógicas dos atores sociais, nos diversos contextos sócio históricos e, no que concerne a formação do Gestor Escolar, especificamente, percebe-se a falta de valorização e a necessidade de análise e mudanças quanto a formação dos profissionais da Educação Básica nos cursos de Pedagogia para atuação na gestão escolar |
id |
UFAC-2_98621e834f52efe09cf36260b7e8c1d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7010 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR CURSO DE PEDAGOGIA; CURRÍCULO; GESTOR ESCOLAREste artigo aborda a formação do pedagogo, especificamente no campo da gestão escolar, na tentativa de revelar na trajetória histórica do curso de pedagogia o delineamento dessa construção, enfatizando as mudanças empregadas ao longo do tempo e seus desdobramentos, com as necessárias reflexões sobre a atual legislação instituinte da Base Nacional de Formação Docente – BNC-Formação e suas implicações. O artigo situa ainda, por meio de uma breve descrição a formação do gestor escolar, a partir de um levantamento da carga horária das disciplinas diretamente ligadas a esta formação nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia das 26 capitais do país e do Distrito Federal. Do ponto de vista metodológico, foi utilizada pesquisa documental, especialmente consubstanciada em documentos oficiais e pesquisa bibliográfica, a partir de um conjunto de autores e pesquisas já realizadas sobre o tema, ambas na área da Educação. Com o desenvolvimento do trabalho foi possível observar que desde o início da criação do curso até as mudanças mais recentes, sempre esteve presente nesta trajetória disputas político-pedagógicas dos atores sociais, nos diversos contextos sócio históricos e, no que concerne a formação do Gestor Escolar, especificamente, percebe-se a falta de valorização e a necessidade de análise e mudanças quanto a formação dos profissionais da Educação Básica nos cursos de Pedagogia para atuação na gestão escolarEditora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2024-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/701010.29327/268346.8.18-9Communitas; v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 151-171Communitas; Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 151-171Revista Communitas; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 151-1712526-597010.29327/268346.8.18reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7010/4482Copyright (c) 2024 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Costa Diniz , Kethleen Maklaine Melo, Lúcia de Fátima2024-04-30T21:32:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7010Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2024-04-30T21:32:53Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR |
title |
O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR |
spellingShingle |
O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR da Costa Diniz , Kethleen Maklaine CURSO DE PEDAGOGIA; CURRÍCULO; GESTOR ESCOLAR |
title_short |
O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR |
title_full |
O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR |
title_fullStr |
O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR |
title_sort |
O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR |
author |
da Costa Diniz , Kethleen Maklaine |
author_facet |
da Costa Diniz , Kethleen Maklaine Melo, Lúcia de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Lúcia de Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Costa Diniz , Kethleen Maklaine Melo, Lúcia de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CURSO DE PEDAGOGIA; CURRÍCULO; GESTOR ESCOLAR |
topic |
CURSO DE PEDAGOGIA; CURRÍCULO; GESTOR ESCOLAR |
description |
Este artigo aborda a formação do pedagogo, especificamente no campo da gestão escolar, na tentativa de revelar na trajetória histórica do curso de pedagogia o delineamento dessa construção, enfatizando as mudanças empregadas ao longo do tempo e seus desdobramentos, com as necessárias reflexões sobre a atual legislação instituinte da Base Nacional de Formação Docente – BNC-Formação e suas implicações. O artigo situa ainda, por meio de uma breve descrição a formação do gestor escolar, a partir de um levantamento da carga horária das disciplinas diretamente ligadas a esta formação nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia das 26 capitais do país e do Distrito Federal. Do ponto de vista metodológico, foi utilizada pesquisa documental, especialmente consubstanciada em documentos oficiais e pesquisa bibliográfica, a partir de um conjunto de autores e pesquisas já realizadas sobre o tema, ambas na área da Educação. Com o desenvolvimento do trabalho foi possível observar que desde o início da criação do curso até as mudanças mais recentes, sempre esteve presente nesta trajetória disputas político-pedagógicas dos atores sociais, nos diversos contextos sócio históricos e, no que concerne a formação do Gestor Escolar, especificamente, percebe-se a falta de valorização e a necessidade de análise e mudanças quanto a formação dos profissionais da Educação Básica nos cursos de Pedagogia para atuação na gestão escolar |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7010 10.29327/268346.8.18-9 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7010 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.8.18-9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7010/4482 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 151-171 Communitas; Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 151-171 Revista Communitas; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 151-171 2526-5970 10.29327/268346.8.18 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313221709365248 |