Inclusão da pessoa com deficiência na escola regular: avanços e expectativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Flúvia Ribeiro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Vini Rabassa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociedade em Debate (Online)
Texto Completo: https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1177
Resumo: Nas últimas décadas o direito à educação da criança com deficiência vem sendo promovido principalmente através da perspectiva inclusivista. Considerando ser a educação inclusiva uma proposta emergente na sociedade contemporânea com inúmeros desafios este estudo tem o objetivo de estimular a continuidade e o aprofundamento da discussão a cerca da inclusão escolar abordando o tema através da perspectiva dos pais de crianças com deficiência. Conhecer as expectativas de responsáveis a respeito da inclusão escolar pode ser um valioso meio para direcionar ações que visem superar alguns dos desafios da política educacional inclusiva. Para isso, inicia com uma breve retomada das características da educação inclusiva, e da política nacional de educação inclusiva, seguida de resultados da pesquisa de campo realizada com pais de alunos com deficiência, incluídos na rede regular de ensino municipal de Pelotas no Rio Grande do Sul, sistematizando algumas concepções e aspirações sobre a inclusão escolar. 
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