CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA: GARANTIA DE DIREITOS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santin Staub, Eliete
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pasqualli, Roberta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1529
Resumo: Vivencia-se, na atualidade, um conjunto de mudanças paradigmáticas tais como a inclusão de estudantes com deficiência na escola regular, assim como avanços tecnológicos cada vez mais presentes nas dinâmicas educacionais. Nesta direção, o objetivo deste ensaio teórico é apresentar conceitos a partir de documentos legais internacionais, dos quais o Brasil é signatário e/ou embasa os seus documentos e legislações acerca da necessidade de construção de uma escola inclusiva e das garantias de direitos às pessoas com deficiência. Foi constituído numa abordagem qualitativa, produzido, principalmente, por meio de análise documental envolvendo documentos como os de Brasil (1988; 1990; 1996; 2008; 2011), ONU (1948), UNICEF (1990), UNESCO (1994) entre outros. Conclui-se, destacando a necessidade de que as instituições de ensino tenham a educação inclusiva como princípio do seu Projeto Político Pedagógico (PPP), além de dispor de variadas metodologias para ensinar os conteúdos, contribuir para a construção de uma rede de apoio para o atendimento dos estudantes com deficiência e auxiliar no desenvolvimento de recursos pedagógicos.
id UNIVASF-1_38e719dd55c910052cddbc36470da06b
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1529
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA: GARANTIA DE DIREITOS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAPessoa com deficiênciaEscola inclusivaDireitos da pessoa com deficiênciaVivencia-se, na atualidade, um conjunto de mudanças paradigmáticas tais como a inclusão de estudantes com deficiência na escola regular, assim como avanços tecnológicos cada vez mais presentes nas dinâmicas educacionais. Nesta direção, o objetivo deste ensaio teórico é apresentar conceitos a partir de documentos legais internacionais, dos quais o Brasil é signatário e/ou embasa os seus documentos e legislações acerca da necessidade de construção de uma escola inclusiva e das garantias de direitos às pessoas com deficiência. Foi constituído numa abordagem qualitativa, produzido, principalmente, por meio de análise documental envolvendo documentos como os de Brasil (1988; 1990; 1996; 2008; 2011), ONU (1948), UNICEF (1990), UNESCO (1994) entre outros. Conclui-se, destacando a necessidade de que as instituições de ensino tenham a educação inclusiva como princípio do seu Projeto Político Pedagógico (PPP), além de dispor de variadas metodologias para ensinar os conteúdos, contribuir para a construção de uma rede de apoio para o atendimento dos estudantes com deficiência e auxiliar no desenvolvimento de recursos pedagógicos.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1529Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 29 (2022): Edição Regular - Dossiê Representações Sociais na Contemporaneidade; 240-2532177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1529/1612https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1529/1390Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantin Staub, Eliete Pasqualli, Roberta2024-01-15T18:52:23Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1529Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-15T18:52:23Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA: GARANTIA DE DIREITOS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
title CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA: GARANTIA DE DIREITOS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
spellingShingle CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA: GARANTIA DE DIREITOS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Santin Staub, Eliete
Pessoa com deficiência
Escola inclusiva
Direitos da pessoa com deficiência
title_short CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA: GARANTIA DE DIREITOS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
title_full CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA: GARANTIA DE DIREITOS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
title_fullStr CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA: GARANTIA DE DIREITOS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
title_full_unstemmed CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA: GARANTIA DE DIREITOS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
title_sort CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA: GARANTIA DE DIREITOS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
author Santin Staub, Eliete
author_facet Santin Staub, Eliete
Pasqualli, Roberta
author_role author
author2 Pasqualli, Roberta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santin Staub, Eliete
Pasqualli, Roberta
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoa com deficiência
Escola inclusiva
Direitos da pessoa com deficiência
topic Pessoa com deficiência
Escola inclusiva
Direitos da pessoa com deficiência
description Vivencia-se, na atualidade, um conjunto de mudanças paradigmáticas tais como a inclusão de estudantes com deficiência na escola regular, assim como avanços tecnológicos cada vez mais presentes nas dinâmicas educacionais. Nesta direção, o objetivo deste ensaio teórico é apresentar conceitos a partir de documentos legais internacionais, dos quais o Brasil é signatário e/ou embasa os seus documentos e legislações acerca da necessidade de construção de uma escola inclusiva e das garantias de direitos às pessoas com deficiência. Foi constituído numa abordagem qualitativa, produzido, principalmente, por meio de análise documental envolvendo documentos como os de Brasil (1988; 1990; 1996; 2008; 2011), ONU (1948), UNICEF (1990), UNESCO (1994) entre outros. Conclui-se, destacando a necessidade de que as instituições de ensino tenham a educação inclusiva como princípio do seu Projeto Político Pedagógico (PPP), além de dispor de variadas metodologias para ensinar os conteúdos, contribuir para a construção de uma rede de apoio para o atendimento dos estudantes com deficiência e auxiliar no desenvolvimento de recursos pedagógicos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1529
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1529/1612
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1529/1390
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 29 (2022): Edição Regular - Dossiê Representações Sociais na Contemporaneidade; 240-253
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220486841401344