QUALIDADE DAS ESTATÍSTICAS ORIGINADAS DOS REGISTROS ESCOLARES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO BAIRRO FRAGATA, NA CIDADE DE PELOTAS/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraro, Alceu Ravanello
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Vargas, Edson Luís Beckenkamp, Machado, Nádia Christina Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociedade em Debate (Online)
Texto Completo: https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/564
Resumo: Vem de longa data a insatisfação no Brasil em relação às estatísticas oriundas de registros escolares. O presente estudo analisa o problema da múltipla matrícula, com base em informações coletadas diretamente dos registros escolares de primeiras séries do ensino fundamental de 14 escolas, municipais e estaduais, situadas no Bairro Fragata, na cidade de Pelotas/RS. De um total de 1.280 registros correspondem de fato a apenas 1226 sujeitos. A depuração da múltipla contagem resultou na redução da taxa real de evasão (7,2% para 5,1%), em pequeno aumento na taxa de reprovação (de 19,7% para 20,3%) e num aumento substancial da taxa de aprovação (de 66,5% para 69,4%), contrariando a tese de que as taxas de evasão estariam maquiando a reprovação. A extensão da pesquisa a toda a Cidade de Pelotas poderá revelar que o problema provavelmente é mais grave do que o apurado num bairro.
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