Processo de trabalho das equipes de saúde dos ambulatórios gerais de Blumenau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simao, Vilma Margarete
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bairros, Keila Rezes de, Kohler, Diego André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociedade em Debate (Online)
Texto Completo: https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/879
Resumo: Os Ambulatórios Gerais atendem a população adstrita com ampliado grupo de produtores (profissionais da saúde + usuários) de saúde. Numa unidade de saúde há uma equipe que desenvolve um processo de trabalho comum, buscando atender o princípio da integralidade do cuidado. No entanto, nem todas as unidades possuem um processo de trabalho sem uma rígida divisão de tarefas. Esta relação entre processo de Trabalho e a integralidade no cuidado na realidade dos AGs é apresentado nesta pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com uso instrumentos de coleta de entrevista semiestruturada, observação sistemática e análise de documentos oficiais. Para análise dos dados foi utilizado método hermenêutico-dialético. Há nos AGs insuficiência de medicamentos, material e deficiência de infraestrutura. As modalidades dos serviços oferecidas nos AG´s mediam-se entre atenção I e II. Há uma rígida divisão técnica do trabalho. Existe sobrecarga de trabalho aos profissionais. A integralidade do cuidado aos usuários demonstrou-se precária. O modelo biomédico não é ultrapassado. Os AG´s têm grande demanda e pequenas condições de trabalho. Estas unidades são consideradas UPA´s, mas atendem também como ESF´s, fato que desencadeia dificuldades durante a efetivação do trabalho.
id UCPEL-2_96dd12387779c5fb01948dd69375856c
oai_identifier_str oai:www.rle.ucpel.tche.br:article/879
network_acronym_str UCPEL-2
network_name_str Sociedade em Debate (Online)
repository_id_str
spelling Processo de trabalho das equipes de saúde dos ambulatórios gerais de BlumenauCuidado. Processo de Trabalho. Saúde.Os Ambulatórios Gerais atendem a população adstrita com ampliado grupo de produtores (profissionais da saúde + usuários) de saúde. Numa unidade de saúde há uma equipe que desenvolve um processo de trabalho comum, buscando atender o princípio da integralidade do cuidado. No entanto, nem todas as unidades possuem um processo de trabalho sem uma rígida divisão de tarefas. Esta relação entre processo de Trabalho e a integralidade no cuidado na realidade dos AGs é apresentado nesta pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com uso instrumentos de coleta de entrevista semiestruturada, observação sistemática e análise de documentos oficiais. Para análise dos dados foi utilizado método hermenêutico-dialético. Há nos AGs insuficiência de medicamentos, material e deficiência de infraestrutura. As modalidades dos serviços oferecidas nos AG´s mediam-se entre atenção I e II. Há uma rígida divisão técnica do trabalho. Existe sobrecarga de trabalho aos profissionais. A integralidade do cuidado aos usuários demonstrou-se precária. O modelo biomédico não é ultrapassado. Os AG´s têm grande demanda e pequenas condições de trabalho. Estas unidades são consideradas UPA´s, mas atendem também como ESF´s, fato que desencadeia dificuldades durante a efetivação do trabalho.PPG em Política Social e Direitos Humanos2014-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/879Sociedade em Debate; Vol. 20 No. 1 (2014): Sociedade em Debate; 202-244Sociedade em Debate; Vol. 20 Núm. 1 (2014): Sociedade em Debate; 202-244Sociedade em Debate; v. 20 n. 1 (2014): Sociedade em Debate; 202-2442317-02041414-9869reponame:Sociedade em Debate (Online)instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPELporhttps://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/879/756Simao, Vilma MargareteBairros, Keila Rezes deKohler, Diego Andréinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-16T16:31:40Zoai:www.rle.ucpel.tche.br:article/879Revistahttps://revistas.ucpel.edu.br/index.php/rsdPUBhttps://revistas.ucpel.edu.br/index.php/rsd/oaiveramrn@gmail.com||revista@phoenix.ucpel.tche.br2317-02041414-9869opendoar:2024-05-16T16:31:40Sociedade em Debate (Online) - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de trabalho das equipes de saúde dos ambulatórios gerais de Blumenau
title Processo de trabalho das equipes de saúde dos ambulatórios gerais de Blumenau
spellingShingle Processo de trabalho das equipes de saúde dos ambulatórios gerais de Blumenau
Simao, Vilma Margarete
Cuidado. Processo de Trabalho. Saúde.
title_short Processo de trabalho das equipes de saúde dos ambulatórios gerais de Blumenau
title_full Processo de trabalho das equipes de saúde dos ambulatórios gerais de Blumenau
title_fullStr Processo de trabalho das equipes de saúde dos ambulatórios gerais de Blumenau
title_full_unstemmed Processo de trabalho das equipes de saúde dos ambulatórios gerais de Blumenau
title_sort Processo de trabalho das equipes de saúde dos ambulatórios gerais de Blumenau
author Simao, Vilma Margarete
author_facet Simao, Vilma Margarete
Bairros, Keila Rezes de
Kohler, Diego André
author_role author
author2 Bairros, Keila Rezes de
Kohler, Diego André
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simao, Vilma Margarete
Bairros, Keila Rezes de
Kohler, Diego André
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidado. Processo de Trabalho. Saúde.
topic Cuidado. Processo de Trabalho. Saúde.
description Os Ambulatórios Gerais atendem a população adstrita com ampliado grupo de produtores (profissionais da saúde + usuários) de saúde. Numa unidade de saúde há uma equipe que desenvolve um processo de trabalho comum, buscando atender o princípio da integralidade do cuidado. No entanto, nem todas as unidades possuem um processo de trabalho sem uma rígida divisão de tarefas. Esta relação entre processo de Trabalho e a integralidade no cuidado na realidade dos AGs é apresentado nesta pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com uso instrumentos de coleta de entrevista semiestruturada, observação sistemática e análise de documentos oficiais. Para análise dos dados foi utilizado método hermenêutico-dialético. Há nos AGs insuficiência de medicamentos, material e deficiência de infraestrutura. As modalidades dos serviços oferecidas nos AG´s mediam-se entre atenção I e II. Há uma rígida divisão técnica do trabalho. Existe sobrecarga de trabalho aos profissionais. A integralidade do cuidado aos usuários demonstrou-se precária. O modelo biomédico não é ultrapassado. Os AG´s têm grande demanda e pequenas condições de trabalho. Estas unidades são consideradas UPA´s, mas atendem também como ESF´s, fato que desencadeia dificuldades durante a efetivação do trabalho.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/879
url https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/879/756
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PPG em Política Social e Direitos Humanos
publisher.none.fl_str_mv PPG em Política Social e Direitos Humanos
dc.source.none.fl_str_mv Sociedade em Debate; Vol. 20 No. 1 (2014): Sociedade em Debate; 202-244
Sociedade em Debate; Vol. 20 Núm. 1 (2014): Sociedade em Debate; 202-244
Sociedade em Debate; v. 20 n. 1 (2014): Sociedade em Debate; 202-244
2317-0204
1414-9869
reponame:Sociedade em Debate (Online)
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Sociedade em Debate (Online)
collection Sociedade em Debate (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociedade em Debate (Online) - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv veramrn@gmail.com||revista@phoenix.ucpel.tche.br
_version_ 1799304253642113024