Educação inclusiva e Serviço Social: um debate necessário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociedade em Debate (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/2042 |
Resumo: | Este artigo objetiva evidenciar os direitos conquistados pelas pessoas com deficiência, fazendo uma breve contextualização histórica do processo de implementação da Educação Inclusiva no Brasil e o Serviço Social na Política de Educação. O primeiro eixo de análise diz respeito a uma concisa caracterização do movimento político das pessoas com deficiência no Brasil e as conquistas obtidas no que compreende ao acesso à educação regular. No segundo eixo busca-se refletir como o exercício profissional se apresenta no âmbito da Política de Educação, sobretudo, junto às pessoas com deficiência. Do ponto de vista metodológico, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e análise documental. As conclusões apontam para a necessária apropriação desse debate pelo Serviço Social, alinhando o projeto ético político profissional e as premissas da Educação Inclusiva, através da qual se potencialize formas de sociabilidade mais humana e que reconheça as diferenças em sua perspectiva plural e diversa. |
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