A presença da interdisciplinaridade na agenda educacional dos organismos multilaterais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes da Rosa Mangini, Fernanda
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bianchetti, Lucídio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociedade em Debate (Online)
Texto Completo: https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/911
Resumo: A interdisciplinaridade é uma proposta de reorganização curricular que ganha relevo nos documentos dos Organismos Multilaterais (OM). Essas instâncias supranacionais, por sua vez, vêm interferindo, sobremaneira, na configuração das políticas educacionais de vários países. Em função disto, desenvolveu-se a presente pesquisa de cunho bibliográfico-documental, como parte da dissertação de mestrado em Educação. Por meio dela, objetivou-se identificar e analisar as manifestações do conceito de interdisciplinaridade e seus correlatos em documentos oficiais, notadamente, o Relatório Delors. O intuito foi apreender o significado das diferentes propostas disciplinares (Inter, Trans etc), definidas a partir dos prefixos utilizados para fazer referência a projetos que superem o disciplinamento dos componentes curriculares. Nesses documentos, a interdisciplinaridade aparece divorciada da discussão das condições materiais necessárias a sua realização, contribuindo para dissimular determinadas mudanças de foco na escola básica tradicional. Tais mudanças estão ligadas a uma racionalidade subjetiva e instrumental na qual as disciplinaridades funcionam como ingrediente estratégico da constituição de um novo perfil de aluno, de professor e de cidadão.
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