As contradições do confinamento no Brasil. Uma breve revisão da bibliografia sobre encarceramento de mulheres.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Luís Antônio Francisco de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociedade em Debate (Online)
Texto Completo: https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1448
Resumo: O presente artigo pergunta se a punição e, sobretudo, o confinamento de mulheres e meninas, está assumindo uma nova configuração no Brasil contemporâneo? Para responder, propõe uma breve revisão da literatura específica sobre encarceramento de mulheres. Os estudos revisados apontam não apenas para o crescimento do encarceramento feminino como também para a mudança do perfil dos crimes que redundam em persecução penal e em condenação. A despeito do aumento das proteções legais à condição feminina em relação à prisão, as mulheres vivenciam, na punição, vários excessos: prisão provisória, penas mais longas, condições prisionais mais precárias; uso sistemático da internação no sistema socioeducativo; violência física; ilegalidades, sofrimento, isolamento em relação à família e várias formas de violações de direitos. Emerge, no Brasil contemporâneo, um dispositivo punitivo que multiplica o excesso. O confinamento, em seus efeitos contraditórios, é uma forma de punição que ativa os excessos que recaem sobre as mulheres presas.
id UCPEL-2_daa947c115bfce8fab2ff6960e0d7029
oai_identifier_str oai:www.rle.ucpel.tche.br:article/1448
network_acronym_str UCPEL-2
network_name_str Sociedade em Debate (Online)
repository_id_str
spelling As contradições do confinamento no Brasil. Uma breve revisão da bibliografia sobre encarceramento de mulheres.PuniçãoPrisõesConfinamentoMulheres Presasviolência nas prisões.O presente artigo pergunta se a punição e, sobretudo, o confinamento de mulheres e meninas, está assumindo uma nova configuração no Brasil contemporâneo? Para responder, propõe uma breve revisão da literatura específica sobre encarceramento de mulheres. Os estudos revisados apontam não apenas para o crescimento do encarceramento feminino como também para a mudança do perfil dos crimes que redundam em persecução penal e em condenação. A despeito do aumento das proteções legais à condição feminina em relação à prisão, as mulheres vivenciam, na punição, vários excessos: prisão provisória, penas mais longas, condições prisionais mais precárias; uso sistemático da internação no sistema socioeducativo; violência física; ilegalidades, sofrimento, isolamento em relação à família e várias formas de violações de direitos. Emerge, no Brasil contemporâneo, um dispositivo punitivo que multiplica o excesso. O confinamento, em seus efeitos contraditórios, é uma forma de punição que ativa os excessos que recaem sobre as mulheres presas.PPG em Política Social e Direitos Humanos2016-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1448Sociedade em Debate; Vol. 22 No. 2 (2016): Sociedade em Debate; 127-156Sociedade em Debate; Vol. 22 Núm. 2 (2016): Sociedade em Debate; 127-156Sociedade em Debate; v. 22 n. 2 (2016): Sociedade em Debate; 127-1562317-02041414-9869reponame:Sociedade em Debate (Online)instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPELporhttps://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1448/949Souza, Luís Antônio Francisco deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-16T16:31:46Zoai:www.rle.ucpel.tche.br:article/1448Revistahttps://revistas.ucpel.edu.br/index.php/rsdPUBhttps://revistas.ucpel.edu.br/index.php/rsd/oaiveramrn@gmail.com||revista@phoenix.ucpel.tche.br2317-02041414-9869opendoar:2024-05-16T16:31:46Sociedade em Debate (Online) - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv As contradições do confinamento no Brasil. Uma breve revisão da bibliografia sobre encarceramento de mulheres.
title As contradições do confinamento no Brasil. Uma breve revisão da bibliografia sobre encarceramento de mulheres.
spellingShingle As contradições do confinamento no Brasil. Uma breve revisão da bibliografia sobre encarceramento de mulheres.
Souza, Luís Antônio Francisco de
Punição
Prisões
Confinamento
Mulheres Presas
violência nas prisões.
title_short As contradições do confinamento no Brasil. Uma breve revisão da bibliografia sobre encarceramento de mulheres.
title_full As contradições do confinamento no Brasil. Uma breve revisão da bibliografia sobre encarceramento de mulheres.
title_fullStr As contradições do confinamento no Brasil. Uma breve revisão da bibliografia sobre encarceramento de mulheres.
title_full_unstemmed As contradições do confinamento no Brasil. Uma breve revisão da bibliografia sobre encarceramento de mulheres.
title_sort As contradições do confinamento no Brasil. Uma breve revisão da bibliografia sobre encarceramento de mulheres.
author Souza, Luís Antônio Francisco de
author_facet Souza, Luís Antônio Francisco de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Luís Antônio Francisco de
dc.subject.por.fl_str_mv Punição
Prisões
Confinamento
Mulheres Presas
violência nas prisões.
topic Punição
Prisões
Confinamento
Mulheres Presas
violência nas prisões.
description O presente artigo pergunta se a punição e, sobretudo, o confinamento de mulheres e meninas, está assumindo uma nova configuração no Brasil contemporâneo? Para responder, propõe uma breve revisão da literatura específica sobre encarceramento de mulheres. Os estudos revisados apontam não apenas para o crescimento do encarceramento feminino como também para a mudança do perfil dos crimes que redundam em persecução penal e em condenação. A despeito do aumento das proteções legais à condição feminina em relação à prisão, as mulheres vivenciam, na punição, vários excessos: prisão provisória, penas mais longas, condições prisionais mais precárias; uso sistemático da internação no sistema socioeducativo; violência física; ilegalidades, sofrimento, isolamento em relação à família e várias formas de violações de direitos. Emerge, no Brasil contemporâneo, um dispositivo punitivo que multiplica o excesso. O confinamento, em seus efeitos contraditórios, é uma forma de punição que ativa os excessos que recaem sobre as mulheres presas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1448
url https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/1448/949
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PPG em Política Social e Direitos Humanos
publisher.none.fl_str_mv PPG em Política Social e Direitos Humanos
dc.source.none.fl_str_mv Sociedade em Debate; Vol. 22 No. 2 (2016): Sociedade em Debate; 127-156
Sociedade em Debate; Vol. 22 Núm. 2 (2016): Sociedade em Debate; 127-156
Sociedade em Debate; v. 22 n. 2 (2016): Sociedade em Debate; 127-156
2317-0204
1414-9869
reponame:Sociedade em Debate (Online)
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Sociedade em Debate (Online)
collection Sociedade em Debate (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociedade em Debate (Online) - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv veramrn@gmail.com||revista@phoenix.ucpel.tche.br
_version_ 1799304254019600384