TRABALHO E MORBIDADES NO SETOR DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DA CIDADE DE PELOTAS-RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/262 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi estabelecer a prevalência de hipertensão entre motoristas do transporte rodoviário do município de Pelotas, levando em consideração aspectos sócio-demográficos, comportamentais e decorrentes do trabalho. Realizou-se um estudo transversal com 638 motoristas tendo sido aplicado um questionário padronizado a cada indivíduo e após foi verificada a pressão arterial. A prevalência de hipertensos já diagnosticados foi de 27,6%, porém 62,9% estavam com cifras tensionais acima do normal no momento em que foi verificada a pressão arterial. Apresentaram maior probabilidade hipertensão, indivíduos com 60 anos ou mais de idade (RP=7,18; IC95% 2,61-19,8), com IMC ≥30 (RP=3,87; IC95% 2,17-6,92) e com transtorno psiquiátrico menor (RP=1,48; IC95% 1,09-2,01). Frente a estes resultados, é de extrema importância a efetivação de revisões periódicas de saúde e de medidas de conscientização para o controle da HAS nesta população, que exerce uma atividade de alta responsabilidade social e apresenta-se, neste estudo, com inadequado padrão de controle de sua doença |
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TRABALHO E MORBIDADES NO SETOR DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DA CIDADE DE PELOTAS-RSmotoristashipertensão arterialsaúde ocupacionaldrivershypertensionoccupational healthCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINAO objetivo do estudo foi estabelecer a prevalência de hipertensão entre motoristas do transporte rodoviário do município de Pelotas, levando em consideração aspectos sócio-demográficos, comportamentais e decorrentes do trabalho. Realizou-se um estudo transversal com 638 motoristas tendo sido aplicado um questionário padronizado a cada indivíduo e após foi verificada a pressão arterial. A prevalência de hipertensos já diagnosticados foi de 27,6%, porém 62,9% estavam com cifras tensionais acima do normal no momento em que foi verificada a pressão arterial. Apresentaram maior probabilidade hipertensão, indivíduos com 60 anos ou mais de idade (RP=7,18; IC95% 2,61-19,8), com IMC ≥30 (RP=3,87; IC95% 2,17-6,92) e com transtorno psiquiátrico menor (RP=1,48; IC95% 1,09-2,01). Frente a estes resultados, é de extrema importância a efetivação de revisões periódicas de saúde e de medidas de conscientização para o controle da HAS nesta população, que exerce uma atividade de alta responsabilidade social e apresenta-se, neste estudo, com inadequado padrão de controle de sua doençaThe aim of this study was to establish the prevalence of hypertension among road transport drivers in the municipality of Pelotas, taking into account socio-demographic and behavioral aspects arising from work. A cross-sectional study was conducted with 638 drivers, who individually answered a standardized questionnaire and next had their blood pressure checked. The prevalence of drivers previously diagnosed hypertensive was 27.6%, but 62.9% showed BP levels above normal at the time blood pressure was measured. The individuals more likely to have hypertension were those aged 60 or older (PR = 7.18, 95% CI 2.61 to 19.8), with BMI ≥ 30 (PR = 3.87, 95% CI 2.17 to 6, 92) and presenting minor psychiatric disorders (PR = 1.48, 95% CI 1.09 to 2.01). Based on these results, it is extremely important to do health periodic checkups and raise awareness measures for the control of hypertension in this population, as they perform an activity of high social responsibility and are shown to have an inadequate practice in the control of their diseaseUniversidade Catolica de PelotassaúdeBRUcpelMestrado em Saúde e ComportamentoOliveira, Sandro SchreiberCPF:11114111514121http://lattes.cnpq.br/3505658925706692Ramos, Elizabeth da Fonseca2016-03-22T17:26:55Z2013-09-172012-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRAMOS, Elizabeth da Fonseca. TRABALHO E MORBIDADES NO SETOR DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DA CIDADE DE PELOTAS-RS. 2012. 76 f. Dissertação (Mestrado em saúde) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2012.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/262porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/262Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
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O objetivo do estudo foi estabelecer a prevalência de hipertensão entre motoristas do transporte rodoviário do município de Pelotas, levando em consideração aspectos sócio-demográficos, comportamentais e decorrentes do trabalho. Realizou-se um estudo transversal com 638 motoristas tendo sido aplicado um questionário padronizado a cada indivíduo e após foi verificada a pressão arterial. A prevalência de hipertensos já diagnosticados foi de 27,6%, porém 62,9% estavam com cifras tensionais acima do normal no momento em que foi verificada a pressão arterial. Apresentaram maior probabilidade hipertensão, indivíduos com 60 anos ou mais de idade (RP=7,18; IC95% 2,61-19,8), com IMC ≥30 (RP=3,87; IC95% 2,17-6,92) e com transtorno psiquiátrico menor (RP=1,48; IC95% 1,09-2,01). Frente a estes resultados, é de extrema importância a efetivação de revisões periódicas de saúde e de medidas de conscientização para o controle da HAS nesta população, que exerce uma atividade de alta responsabilidade social e apresenta-se, neste estudo, com inadequado padrão de controle de sua doença |
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