Adaptação transcultural do inventário de adição a smartphones ((SPAI-BRAd) em uma mostra de adolescentes escolares em Pelotas, RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, Ana Paula Pereira Neto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/724
Resumo: Objetivo: O objetivo deste estudo foi adaptar e validar o Inventário de Adição a Smartphones para uso em adolescentes escolares no Brasil. Método: Um total de 211 adolescentes, estudantes do Ensino Médio, matriculados para o período letivo de 2016, em três escolas selecionadas do município de Pelotas, RS, Brasil, foram recrutados para completarem um questionário sóciodemográfico e o Inventário de Adição a Smartphones (SPAI-BRAd). Uma parcela menor dessa amostra foi submetida a uma breve avaliação clínico-psiquiátrica, para o diagnóstico de comportamento aditivo a smartphones. Para a validação do instrumento, foram seguidas as etapas de adaptação transcultural, tais como: avaliação da equivalência conceitual e de itens, análise semântica, equivalência operacional e equivalência de mensuração. Análise fatorial exploratória, teste de consistência interna, teste-reteste e análise de correlação entre a escala e a avaliação clínico-psiquiátrica foram utilizadas para verificação da validade e da confiabilidade da escala. Foram, ainda, avaliadas a acurácia, a sensibilidade e a especificidade do instrumento. Resultados: O Inventário de Adição a Smartphones (SPAI-BRAd) manteve equivalência conceitual, de itens e semântica com a versão original da escala, bem como equivalência operacional e de mensuração. A análise fatorial exploratória mostrou a existência de dois fatores com autovalores maiores que 1, explicando 60% da amostra de variância total. A consistência interna da escala foi obtida mediante a técnica do coeficiente alfa de Cronbach e o coeficiente mostrou-se excelente (alfa) α = 0,97. A validade convergente entre a SPAI-BRAd e a avaliação clínico-psiquiátrica (padrão-ouro), através do coeficiente de correlação de Spearman, mostrou uma correlação positiva com um escore total ρ (rô) de Spearman de 0,756. A Curva ROC mostrou uma área sob a curva de 0,838, demonstrando boa acurácia do instrumento. Conclusões: A SPAI-BRAd mostrou-se um instrumento válido e confiável para ser utilizado na avaliação de dependência a smartphones em adolescentes escolares no Brasil.
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