O Programa Nacional de Assistência Estudantil nos Institutos Federias Gaúchos e o trabalho do assistente social: alcances, perspectivas e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalheiro, Josiela Silveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/330
Resumo: O presente trabalho é resultado de pesquisa realizada junto aos assistentes sociais dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Sul. Teve como objetivo investigar a ação profissional desses assistentes sociais no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), as concepções desses profissionais sobre Assistência Estudantil e as contradições existentes entre a ação profissional e o Projeto Ético-Político (PEP) do Serviço Social, visando à qualificação da inserção profissional na política de educação. Além das entrevistas, foi realizada pesquisa documental, nos sites desses Institutos e nos fóruns de e-mail dos assistentes sociais dos Institutos Federais (IFs) e universidades e grupo de gestores de Assistência Estudantil. A partir do estudo realizado, foi possível perceber que a inclusão dos Institutos Federais no Decreto 7.234/2010, que dispõe sobre o PNAES, desencadeou uma intensa contratação de assistentes sociais, através de concurso público, para realizar a implementação, a gestão e a execução de ações de Assistência Estudantil (AE), trazendo como requisições a esses profissionais: a formulação de normativas institucionais que regulamentem as ações de Assistência Estudantil, o planejamento, a gestão, o monitoramento, a execução e a avaliação das referidas ações. Dentre as principais rotinas de trabalho estão o acompanhamento à distribuição de benefícios de AE, o desempenho de tarefas administrativas, a articulação dos recursos financeiros disponíveis, a divulgação dos programas de AE junto à comunidade estudantil, a proposição de atendimento às demandas, a identificação dos estudantes em vulnerabilidade social através da realização de estudos socioeconômicos/sociais para fins de acesso às ações de AE, dentre outras. Percebeu-se entre os profissionais um certo desgaste quanto às rotinas previstas no cotidiano profissional; entretanto, alguns deles têm superado e/ou enfrentado esse limite a partir da formulação de planos de trabalho do Serviço Social nos seus espaços sócio-ocupacionais. Os profissionais avaliam que a Assistência Estudantil é um processo recente que requer ajustes e adaptações, conforme necessário, tendo em vista a necessidade de materializá-la como direito de todos os estudantes. A maioria desses profissionais considera que contam com condições de trabalho adequadas para o exercício profissional, exceto nos momentos de realização de estudos socioeconômicos/sociais; entendem como necessária a inserção de tecnologia da informação (softwares) no que se refere ao arquivamento e à sistematização de dados do Serviço Social. Para os profissionais entrevistados, o rol de ações previstas no PNAES é bastante amplo no que se refere ao atendimento das necessidades dos estudantes; entretanto, criticam o caráter focalizado dos programas, a ausência de recursos orçamentários e de equipes multiprofissionais suficientes para a execução de ações universais. Quanto aos critérios de acesso aos programas de AE, os profissionais adotam critérios de vulnerabilidade social, em detrimento da renda per capita. Os assistentes sociais consideram que a gestão do programa deve ser realizada através de um setor sistêmico, no âmbito da reitoria, e indicam a necessidade de haver assistentes sociais nesses espaços. Por fim, verificou-se que os profissionais entrevistados indicam trabalhar em consonância com os princípios e compromissos do Projeto Ético Político
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Além das entrevistas, foi realizada pesquisa documental, nos sites desses Institutos e nos fóruns de e-mail dos assistentes sociais dos Institutos Federais (IFs) e universidades e grupo de gestores de Assistência Estudantil. A partir do estudo realizado, foi possível perceber que a inclusão dos Institutos Federais no Decreto 7.234/2010, que dispõe sobre o PNAES, desencadeou uma intensa contratação de assistentes sociais, através de concurso público, para realizar a implementação, a gestão e a execução de ações de Assistência Estudantil (AE), trazendo como requisições a esses profissionais: a formulação de normativas institucionais que regulamentem as ações de Assistência Estudantil, o planejamento, a gestão, o monitoramento, a execução e a avaliação das referidas ações. Dentre as principais rotinas de trabalho estão o acompanhamento à distribuição de benefícios de AE, o desempenho de tarefas administrativas, a articulação dos recursos financeiros disponíveis, a divulgação dos programas de AE junto à comunidade estudantil, a proposição de atendimento às demandas, a identificação dos estudantes em vulnerabilidade social através da realização de estudos socioeconômicos/sociais para fins de acesso às ações de AE, dentre outras. Percebeu-se entre os profissionais um certo desgaste quanto às rotinas previstas no cotidiano profissional; entretanto, alguns deles têm superado e/ou enfrentado esse limite a partir da formulação de planos de trabalho do Serviço Social nos seus espaços sócio-ocupacionais. Os profissionais avaliam que a Assistência Estudantil é um processo recente que requer ajustes e adaptações, conforme necessário, tendo em vista a necessidade de materializá-la como direito de todos os estudantes. A maioria desses profissionais considera que contam com condições de trabalho adequadas para o exercício profissional, exceto nos momentos de realização de estudos socioeconômicos/sociais; entendem como necessária a inserção de tecnologia da informação (softwares) no que se refere ao arquivamento e à sistematização de dados do Serviço Social. Para os profissionais entrevistados, o rol de ações previstas no PNAES é bastante amplo no que se refere ao atendimento das necessidades dos estudantes; entretanto, criticam o caráter focalizado dos programas, a ausência de recursos orçamentários e de equipes multiprofissionais suficientes para a execução de ações universais. Quanto aos critérios de acesso aos programas de AE, os profissionais adotam critérios de vulnerabilidade social, em detrimento da renda per capita. Os assistentes sociais consideram que a gestão do programa deve ser realizada através de um setor sistêmico, no âmbito da reitoria, e indicam a necessidade de haver assistentes sociais nesses espaços. Por fim, verificou-se que os profissionais entrevistados indicam trabalhar em consonância com os princípios e compromissos do Projeto Ético PolíticoThe result of this work is research carried out with the social workers of the Federal Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul. The objective was to investigate the action of these professional social workers in the National Student Assistance (PNAES), what these professionals on student assistance and the contradictions between professional action and Ethical-political Project (PEP), aiming to qualify the professional integration in policy Education policy. Besides the interviews, documentary research was carried on the websites of these institutes and forums e-mail social workers of Federal Institutes (IFs) and universities and group managers student assistance. From the study it was revealed that the inclusion of the Federal Institutes of Decree 7.234/2010, which provides for the PNAES sparked an intense hiring social workers, through public tender to carry out the implementation and management of assistance activities student (AE), bringing these requests as professionals: the formulation of normative institutional governing the actions of student assistance, planning, management, monitoring, implementation and evaluation of such shares. Among the main work routines are monitoring the distribution of benefits, performing administrative tasks, coordination of available financial resources, dissemination of programs AE with the student community, meeting the demands proposition, identification of students in social vulnerability through conducting socioeconomic studies/social purposes to access the AE actions, among others. It was noticed among professionals eroded somewhat as the routines provided in daily work, however, some professionals have overcome and/or faced this limit from the formulation of work plans of the Social Work in their socio-occupational spaces. Professionals, assess the student assistance is a recent process that requires adjustments and adaptations as necessary in view of the need to materialize as a right of all students. Most of these professionals have considered that adequate working conditions for professional practice, except in times of socioeconomic studies/social; necessary to consider the inclusion of information technology (software) in relation to the filing and systematization of data Social Work. To the respondents the list of actions under PNAES is quite broad with respect to meeting the needs of students, however, criticize the character focused programs, the lack of budgetary resources and multidisciplinary teams, sufficient for running universal measures. The criteria for access to programs of AE, professionals adopt criteria of social vulnerability, rather than per capita income. The social workers believe that the management of the program must be made through a systemic departament within the rectory, and indicate the need for social workers in these spaces. Finally, it was concluded that the respondents indicated working in line with the principles and commitments of the Project Ethical PoliticianUniversidade Catolica de PelotasSocialBRUcpelMestrado em Política SocialMedeiros, Mara Rosange Acosta deCPF:25361432145621http://lattes.cnpq.br/0884189877142984Cavalheiro, Josiela Silveira2016-03-22T17:27:15Z2015-03-102013-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAVALHEIRO, Josiela Silveira. O Programa Nacional de Assistência Estudantil nos Institutos Federias Gaúchos e o trabalho do assistente social: alcances, perspectivas e desafios. 2013. 257 f. Dissertação (Mestrado em Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2013.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/330porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/330Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
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