A construção da fonologia por crianças falantes nativas de espanhol: a aquisição do sistema consonantal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/594 |
Resumo: | Com o objetivo de contribuir para a descrição e análise do processo de aquisição da língua espanhola, este trabalho, com foco na construção do sistema consonantal, situa-se no campo das carentes investigações que envolvem o componente fonológico dessa língua. Para proceder à análise da progressiva aquisição de contrastes entre consoantes do espanhol, o suporte utilizado foi o modelo teórico de Princípios Fonológicos baseados em Traços, propostos por Clements ([2005] 2009), por meio do Modelo Padrão de Aquisição de Contrastes (PAC), proposto por Lazzarotto-Volcão (2009). Esta pesquisa foi desenvolvida na cidade de Aceguá-Uruguai, no Centro de Assistência à Infância e à Família, a partir do acompanhamento de quatro crianças, com faixa etária entre 1:6 a 2:1 (anos: meses) de idade. Essas crianças tiveram suas produções linguísticas gravadas, longitudinalmente, por um período de seis meses. A amostra de dados linguísticos dos informantes foi obtida através de entrevistas individuais que incluíram fala espontânea e fala eliciada por meio de brinquedos e da aplicação do instrumento AFC – Avaliação Fonológica da Criança -, proposto por Yavas, Matzenauer-Hernandorena e Lamprecht (1991), o qual dispõe de seis desenhos temáticos que eliciam palavras da gramática das crianças. Descritos os dados, procedemos à análise por meio do modelo Padrão de Aquisição de Contrastes para o PB. A análise permitiu a proposta do modelo para o espanhol (PAC para o ESP) e conduziu à verificação de que a aquisição da fonologia por crianças uruguaias é muito semelhante à aquisição fonológica por crianças brasileiras, principalmente no que se refere à aquisição inicial, que inclui as classes das plosivas e das nasais, registrando uma possível diferença no fato de as crianças falantes nativas de espanhol mostrarem certa precocidade na aquisição do contraste determinado pelo traço [±anterior] na classe das consoantes fricativas. Esta pesquisa confirmou ser o PAC um modelo capaz de subsidiar a análise da aquisição de inventários fonológicos, com a definição da gradual emergência de contrastes, oferecendo o substrato para a determinação de um perfil do processo de aquisição da fonologia de diferentes sistemas linguísticos. |
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A construção da fonologia por crianças falantes nativas de espanhol: a aquisição do sistema consonantalaquisição fonológica; traços distintos; sistema consonantal do espanholLINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA##-552208380650306735##600Com o objetivo de contribuir para a descrição e análise do processo de aquisição da língua espanhola, este trabalho, com foco na construção do sistema consonantal, situa-se no campo das carentes investigações que envolvem o componente fonológico dessa língua. Para proceder à análise da progressiva aquisição de contrastes entre consoantes do espanhol, o suporte utilizado foi o modelo teórico de Princípios Fonológicos baseados em Traços, propostos por Clements ([2005] 2009), por meio do Modelo Padrão de Aquisição de Contrastes (PAC), proposto por Lazzarotto-Volcão (2009). Esta pesquisa foi desenvolvida na cidade de Aceguá-Uruguai, no Centro de Assistência à Infância e à Família, a partir do acompanhamento de quatro crianças, com faixa etária entre 1:6 a 2:1 (anos: meses) de idade. Essas crianças tiveram suas produções linguísticas gravadas, longitudinalmente, por um período de seis meses. A amostra de dados linguísticos dos informantes foi obtida através de entrevistas individuais que incluíram fala espontânea e fala eliciada por meio de brinquedos e da aplicação do instrumento AFC – Avaliação Fonológica da Criança -, proposto por Yavas, Matzenauer-Hernandorena e Lamprecht (1991), o qual dispõe de seis desenhos temáticos que eliciam palavras da gramática das crianças. Descritos os dados, procedemos à análise por meio do modelo Padrão de Aquisição de Contrastes para o PB. A análise permitiu a proposta do modelo para o espanhol (PAC para o ESP) e conduziu à verificação de que a aquisição da fonologia por crianças uruguaias é muito semelhante à aquisição fonológica por crianças brasileiras, principalmente no que se refere à aquisição inicial, que inclui as classes das plosivas e das nasais, registrando uma possível diferença no fato de as crianças falantes nativas de espanhol mostrarem certa precocidade na aquisição do contraste determinado pelo traço [±anterior] na classe das consoantes fricativas. Esta pesquisa confirmou ser o PAC um modelo capaz de subsidiar a análise da aquisição de inventários fonológicos, com a definição da gradual emergência de contrastes, oferecendo o substrato para a determinação de um perfil do processo de aquisição da fonologia de diferentes sistemas linguísticos.Con el objetivo de contribuir para la descripción y análisis del proceso de adquisición de la lengua española, este trabajo, con foco en la construcción del sistema consonántico, se sitúa en el área de las carentes investigaciones que involucran el componente fonológico de esa lengua. Para proceder el análisis de la progresiva adquisición de contrastes entre consonantes del español, el suporte utilizado fue el modelo teórico de Principios Fonológicos embasados en Rasgos, propuesto por Clements ([2005] 2009), por medio del Modelo Padrón de Adquisición de Contrastes (PAC), propuesto por Lazzarotto-Volcão (2009). Esta investigación fue desarrollada en la ciudad de Aceguá-Uruguay, en el Centro de Asistencia a la Niñez y a la Familia, a partir del acompañamiento de cuatro niños (as), con faja de edad entre 1:6 a 2:1 (año: meses) de edad. Esos niños (as) tuvieron sus producciones linguísticas grabadas, longitudinalmente, por un período de seis meses. La amuestra de datos linguísticos de los informantes fue obtenida a través de encuestas individuales que incluyeron habla espontánea y habla provocada por medio de juguetes y de la aplicación del instrumento AFC – Evaluación Fonológica de Niños -, propuesto por Yavas, Matzenauer-Hernandorena e Lamprecht (1991), lo cual dispone de seis dibujos temáticos que suscitan a palabras de la gramática de los niños. Descriptos los datos, procedemos el análisis por medio del modelo Padrón de Adquisición de Contrastes para el PB. El análisis permitió la propuesta del modelo para el español (PAC para el ESP) y llevó a la verificación de que la adquisición de la fonología por niños uruguayos es muy semejante a la adquisición fonológica por niños brasileños, principalmente relativo a la adquisición inicial, que incluye las clases de las plosivas y de las nasales, registrando una posible distinción en el hecho de los niños hablantes nativos de español mostraren cierta precocidad en la adquisición del contraste determinado por el contraste [±anterior] en la clase de las consonantes fricativas. Esta investigación confirmó ser el PAC un modelo capaz de subsidiar el análisis de la adquisición de inventarios fonológicos, con la definición de la gradual emergencia de contrastes, ofreciendo el substrato para la determinación de un perfil del proceso de adquisición de la fonología de distintos sistemas linguísticos.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES##2075167498588264571##600Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e Tecnologicas##-8792015687048519997##600BrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Letras##8902948520591898764##600Matzenauer, Carmen Lúcia Barretohttp://lattes.cnpq.br/8424037117639177Volcão, Cristiane Lazzarottohttp://lattes.cnpq.br/0847564759531411Miranda, Ana Ruth Morescohttp://lattes.cnpq.br/5342617922616660Viraqué, Bruna Ribeiro2017-04-28T12:35:19Z2014-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfViraqué, Bruna Ribeiro. 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