Estudo sobre o "VOT" na aquisição das plosivas do português brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MILHEIRA, Raquel Vaz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/667
Resumo: Este estudo visa a investigar o papel que o VOT (Voice Onset Time) cumpre no processo de aquisição do contraste de vozeamento entre os segmentos plosivos que integram a fonologia do português brasileiro (PB). As crianças pesquisadas pertencem a uma comunidade do Rio Grande do Sul, Vista Alegre do Prata, que utiliza uma variante do PB que ainda mantém contato com o polonês e o italiano, línguas faladas pelas gerações de idade mais avançada e que permeiam o ambiente linguístico das crianças pelo contato familiar e regional. A investigação tem o foco no VOT como pista fonética que pode ser utilizada, no processo de aquisição da linguagem, principalmente para o estabelecimento do valor fonológico do traço [voz], mas que também pode subsidiar a determinação do contraste entre os traços de ponto [labial], [coronal] e [dorsal] na classe das consoantes plosivas. Na discussão do processo de desenvolvimento fonético e fonológico, por meio da análise dos valores de VOT na classe das plosivas do PB, é abordada a relação entre as formas linguísticas das crianças e as de seus Cuidadores. O corpus desta pesquisa foi constituído por dados linguísticos de quatro crianças acompanhadas desde 1:4 até 2:2 de idade, dois meninos e duas meninas; são dados de fala espontânea que pertencem ao banco constituído por Souza (2015). Do corpus, todas as palavras-alvo que apresentavam consoantes plosivas foram transcritas e submetidas à análise acústica no programa Praat. Foram registrados os valores de VOT de cada segmento para cada criança, assim como os valores de VOT das plosivas produzidas por seus Cuidadores. A análise dos resultados mostrou que as crianças de Vista Alegre do Prata, no processo de aquisição das plosivas do português, sofrem preponderante influência dos seus Cuidadores e que o VOT pode ser por elas utilizado como pista primária para a aquisição do valor fonológico do traço [±voz] e pode ainda ser utilizado como pista secundária para a aquisição do contraste de ponto na fonologia da classe das consoantes plosivas do PB.
id UCPe_cadd31162e5800b33087aa2ee44601d9
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/667
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling Estudo sobre o "VOT" na aquisição das plosivas do português brasileiroaquisição fonológica; plosivas do português; VOT; análise acústica; traço [voz]; traços de pontoLINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA##-552208380650306735##600Este estudo visa a investigar o papel que o VOT (Voice Onset Time) cumpre no processo de aquisição do contraste de vozeamento entre os segmentos plosivos que integram a fonologia do português brasileiro (PB). As crianças pesquisadas pertencem a uma comunidade do Rio Grande do Sul, Vista Alegre do Prata, que utiliza uma variante do PB que ainda mantém contato com o polonês e o italiano, línguas faladas pelas gerações de idade mais avançada e que permeiam o ambiente linguístico das crianças pelo contato familiar e regional. A investigação tem o foco no VOT como pista fonética que pode ser utilizada, no processo de aquisição da linguagem, principalmente para o estabelecimento do valor fonológico do traço [voz], mas que também pode subsidiar a determinação do contraste entre os traços de ponto [labial], [coronal] e [dorsal] na classe das consoantes plosivas. Na discussão do processo de desenvolvimento fonético e fonológico, por meio da análise dos valores de VOT na classe das plosivas do PB, é abordada a relação entre as formas linguísticas das crianças e as de seus Cuidadores. O corpus desta pesquisa foi constituído por dados linguísticos de quatro crianças acompanhadas desde 1:4 até 2:2 de idade, dois meninos e duas meninas; são dados de fala espontânea que pertencem ao banco constituído por Souza (2015). Do corpus, todas as palavras-alvo que apresentavam consoantes plosivas foram transcritas e submetidas à análise acústica no programa Praat. Foram registrados os valores de VOT de cada segmento para cada criança, assim como os valores de VOT das plosivas produzidas por seus Cuidadores. A análise dos resultados mostrou que as crianças de Vista Alegre do Prata, no processo de aquisição das plosivas do português, sofrem preponderante influência dos seus Cuidadores e que o VOT pode ser por elas utilizado como pista primária para a aquisição do valor fonológico do traço [±voz] e pode ainda ser utilizado como pista secundária para a aquisição do contraste de ponto na fonologia da classe das consoantes plosivas do PB.This study aims to investigate the role that VOT (Voice Onset Time) fulfills in process of acquisition of the voicing contrast between the stop segments that integrate the phonology of Brasilian Portuguese (PB). Children studied belong to a community in Rio Grande do Sul, Vista Alegre do Prata, which uses a variant of PB that still maintains contact with Polish and Italian, languages spoken by the older generations and that permeate the linguistic environment of family and regional contact. The research focuses on the VOT as a phonetic clue that can be used in the process of language acquisition, mainly for the establishment of the phonological value of the feature [voice], but which can also support the determination of the contrast between the place feature [ labial], [coronal] and [dorsal] in the class of stop consonants. In the discussion of the phonetic and phonological development process, through the analysis of VOT values in the class of stop consonants of PB the relationship between the linguistic forms of the children and those of their Caregivers is addressed. The corpus of this research consisted of linguistic data from four children aged 1: 4 to 2: 2, two boys and two girls; they are data of spontaneous speech that belong to the bank constituted by Souza (2015). From the corpus, all the target words that presented stop consonants were transcribed and submitted to acoustic analysis in the Praat program. The VOT values of each segment for each child were recorded, as well as the VOT values of the stop produced by their Caregivers. The analysis of the results showed that the children of Vista Alegre do Prata, in the process of acquiring Portuguese stops, suffer a preponderant influence of their Caregivers and that the VOT can be used as the primary clue for the acquisition of the phonological value of the feature [± voice] and can still be used as a secondary clue for the acquisition of place contrast in phonology of PB stop consonant class. Key words: Phonological acquisition; Portuguese stops; VOT; Acoustic analysis; [voicing] Feature; Place features.Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e Tecnologicas##-8792015687048519997##600BrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Letras##8902948520591898764##600MATZENAUER, Carmen Lucia Barretohttp://lattes.cnpq.br/8424037117639177MIRANDA, Ana Ruth Morescohttp://lattes.cnpq.br/5342617922616660AZEVEDO, Roberta Quintanilhahttp://lattes.cnpq.br/3561966818374016NEUSCHRANK, Alinehttp://lattes.cnpq.br/8445924325432375CUNHA, Ana Paula Nobre dahttp://lattes.cnpq.br/2459320830644110MILHEIRA, Raquel Vaz2017-12-19T10:56:48Z2017-05-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMILHEIRA, Raquel Vaz. Estudo sobre o "VOT" na aquisição das plosivas do português brasileiro. 2017. 143 f. Tese( Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/667porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:09Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/667Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo sobre o "VOT" na aquisição das plosivas do português brasileiro
title Estudo sobre o "VOT" na aquisição das plosivas do português brasileiro
spellingShingle Estudo sobre o "VOT" na aquisição das plosivas do português brasileiro
MILHEIRA, Raquel Vaz
aquisição fonológica; plosivas do português; VOT; análise acústica; traço [voz]; traços de ponto
LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA#
#-552208380650306735#
#600
title_short Estudo sobre o "VOT" na aquisição das plosivas do português brasileiro
title_full Estudo sobre o "VOT" na aquisição das plosivas do português brasileiro
title_fullStr Estudo sobre o "VOT" na aquisição das plosivas do português brasileiro
title_full_unstemmed Estudo sobre o "VOT" na aquisição das plosivas do português brasileiro
title_sort Estudo sobre o "VOT" na aquisição das plosivas do português brasileiro
author MILHEIRA, Raquel Vaz
author_facet MILHEIRA, Raquel Vaz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MATZENAUER, Carmen Lucia Barreto
http://lattes.cnpq.br/8424037117639177
MIRANDA, Ana Ruth Moresco
http://lattes.cnpq.br/5342617922616660
AZEVEDO, Roberta Quintanilha
http://lattes.cnpq.br/3561966818374016
NEUSCHRANK, Aline
http://lattes.cnpq.br/8445924325432375
CUNHA, Ana Paula Nobre da
http://lattes.cnpq.br/2459320830644110
dc.contributor.author.fl_str_mv MILHEIRA, Raquel Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv aquisição fonológica; plosivas do português; VOT; análise acústica; traço [voz]; traços de ponto
LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA#
#-552208380650306735#
#600
topic aquisição fonológica; plosivas do português; VOT; análise acústica; traço [voz]; traços de ponto
LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA#
#-552208380650306735#
#600
description Este estudo visa a investigar o papel que o VOT (Voice Onset Time) cumpre no processo de aquisição do contraste de vozeamento entre os segmentos plosivos que integram a fonologia do português brasileiro (PB). As crianças pesquisadas pertencem a uma comunidade do Rio Grande do Sul, Vista Alegre do Prata, que utiliza uma variante do PB que ainda mantém contato com o polonês e o italiano, línguas faladas pelas gerações de idade mais avançada e que permeiam o ambiente linguístico das crianças pelo contato familiar e regional. A investigação tem o foco no VOT como pista fonética que pode ser utilizada, no processo de aquisição da linguagem, principalmente para o estabelecimento do valor fonológico do traço [voz], mas que também pode subsidiar a determinação do contraste entre os traços de ponto [labial], [coronal] e [dorsal] na classe das consoantes plosivas. Na discussão do processo de desenvolvimento fonético e fonológico, por meio da análise dos valores de VOT na classe das plosivas do PB, é abordada a relação entre as formas linguísticas das crianças e as de seus Cuidadores. O corpus desta pesquisa foi constituído por dados linguísticos de quatro crianças acompanhadas desde 1:4 até 2:2 de idade, dois meninos e duas meninas; são dados de fala espontânea que pertencem ao banco constituído por Souza (2015). Do corpus, todas as palavras-alvo que apresentavam consoantes plosivas foram transcritas e submetidas à análise acústica no programa Praat. Foram registrados os valores de VOT de cada segmento para cada criança, assim como os valores de VOT das plosivas produzidas por seus Cuidadores. A análise dos resultados mostrou que as crianças de Vista Alegre do Prata, no processo de aquisição das plosivas do português, sofrem preponderante influência dos seus Cuidadores e que o VOT pode ser por elas utilizado como pista primária para a aquisição do valor fonológico do traço [±voz] e pode ainda ser utilizado como pista secundária para a aquisição do contraste de ponto na fonologia da classe das consoantes plosivas do PB.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19T10:56:48Z
2017-05-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MILHEIRA, Raquel Vaz. Estudo sobre o "VOT" na aquisição das plosivas do português brasileiro. 2017. 143 f. Tese( Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Pelotas.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/667
identifier_str_mv MILHEIRA, Raquel Vaz. Estudo sobre o "VOT" na aquisição das plosivas do português brasileiro. 2017. 143 f. Tese( Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Pelotas.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas#
#-8792015687048519997#
#600
Brasil
UCPel
Programa de Pos-Graduacao em Letras#
#8902948520591898764#
#600
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas#
#-8792015687048519997#
#600
Brasil
UCPel
Programa de Pos-Graduacao em Letras#
#8902948520591898764#
#600
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1811734994322718720