Política de assistência estudantil e adoecimento acadêmico: uma análise a partir das narrativas de estudantes da Unipampa / campus Jaguarão.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/969 |
Resumo: | Este estudo relaciona-se às mudanças ocorridas no Brasil em decorrência dos processos de expansão e interiorização do ensino superior ao favorecerem a democratização do acesso via implementação de políticas públicas de ação afirmativa. Como reflexo destas políticas identificou-se uma alteração importante em parte do perfil dos universitários com o ingresso de estudantes oriundos das camadas populares, advindos de escolas públicas e ingressantes por cotas sociais e raciais. Esse grupo de alunos ampliou de forma significativa a demanda por Políticas de Assistência Estudantil com queixas associadas a sintomas diversos na área da saúde. Muitos estudantes são os primeiros de suas famílias a ingressarem no ensino superior e encontraram, no ambiente universitário, um espaço desafiador, palco de conflitos e anseios, e dificuldade de adaptação devido as questões financeiras e as diferenças sociais e culturais. Essas situações, muitas vezes, causam insegurança, angústia, medo, ansiedade que podem levar ao adoecimento acadêmico. Assim, este estudo tem como objetivo identificar possíveis relações entre o adoecimento acadêmico dos estudantes universitários atendidos pela Política de Assistência Estudantil da UNIPAMPA – Campus Jaguarão e a forma de implementação das políticas públicas inclusivas de acesso ao ensino superior. Quanto à metodologia, a investigação se baseou no método qualitativo, seguindo etapas complementares e entrevistas semiestruturadas com os estudantes de graduação presencial do Campus Jaguarão no período de 2015 a 2019. As referências teóricas utilizadas para a análise dos dados foram a determinação social do processo saúde-doença e a apreensão dos processos relacionados ao campo das políticas públicas. Os dados coletados revelaram que os fatores que levam ao adoecimento dos estudantes universitários não podem ser pensados de forma isolada de um contexto socioeconômico, o que indica uma determinação estrutural vinculada à classe. A dificuldade financeira mostrou-se como principal entrave à vida acadêmica dos estudantes, que consideram a Política de Assistência Estudantil como essencial para a permanência no ensino superior, ao mesmo tempo, que revelam as contradições impostas no percurso de implementação das políticas públicas inclusivas por meio de um processo de restrição do Estado. |
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Política de assistência estudantil e adoecimento acadêmico: uma análise a partir das narrativas de estudantes da Unipampa / campus Jaguarão.assistência estudantil; adoecimento acadêmico; políticas públicas; determinação social do processo saúde-doença; UNIPAMPAstudent assistance policies; academic illness; public policies; social determination of health disease; UNIPAMPASERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADOEste estudo relaciona-se às mudanças ocorridas no Brasil em decorrência dos processos de expansão e interiorização do ensino superior ao favorecerem a democratização do acesso via implementação de políticas públicas de ação afirmativa. Como reflexo destas políticas identificou-se uma alteração importante em parte do perfil dos universitários com o ingresso de estudantes oriundos das camadas populares, advindos de escolas públicas e ingressantes por cotas sociais e raciais. Esse grupo de alunos ampliou de forma significativa a demanda por Políticas de Assistência Estudantil com queixas associadas a sintomas diversos na área da saúde. Muitos estudantes são os primeiros de suas famílias a ingressarem no ensino superior e encontraram, no ambiente universitário, um espaço desafiador, palco de conflitos e anseios, e dificuldade de adaptação devido as questões financeiras e as diferenças sociais e culturais. Essas situações, muitas vezes, causam insegurança, angústia, medo, ansiedade que podem levar ao adoecimento acadêmico. Assim, este estudo tem como objetivo identificar possíveis relações entre o adoecimento acadêmico dos estudantes universitários atendidos pela Política de Assistência Estudantil da UNIPAMPA – Campus Jaguarão e a forma de implementação das políticas públicas inclusivas de acesso ao ensino superior. Quanto à metodologia, a investigação se baseou no método qualitativo, seguindo etapas complementares e entrevistas semiestruturadas com os estudantes de graduação presencial do Campus Jaguarão no período de 2015 a 2019. As referências teóricas utilizadas para a análise dos dados foram a determinação social do processo saúde-doença e a apreensão dos processos relacionados ao campo das políticas públicas. Os dados coletados revelaram que os fatores que levam ao adoecimento dos estudantes universitários não podem ser pensados de forma isolada de um contexto socioeconômico, o que indica uma determinação estrutural vinculada à classe. A dificuldade financeira mostrou-se como principal entrave à vida acadêmica dos estudantes, que consideram a Política de Assistência Estudantil como essencial para a permanência no ensino superior, ao mesmo tempo, que revelam as contradições impostas no percurso de implementação das políticas públicas inclusivas por meio de um processo de restrição do Estado.This dissertation relates to the changes in Brazil after the processes of expansion and interiorization of high education that favoured democratic access through public policies of affirmative action. As a reflex of these policies, we identified an alteration in part of the student profile who came from humbler classes, public schools and newcomers from social and racial quotas. This group of classmates significantly expanded the demand for student assistance policies with many issues related to health care. Many students are the first in their families to access higher education, finding a challenging, conflicting and yearning academic environment due to monetary issues and social and cultural differences. This scenario causes insecurity, fear, distress and anxiety, and leads them towards academic illness. Thus, this research intends to identify possible relationships between that illness in students assisted by student assistance policies of UNIPAMPA – Campus Jaguarão and the establishment of inclusive public policies of access to higher education. About researching, we based ourselves on the qualitative method, following complementarys steps and semistructured interviews with undergraduated students in Campus Jaguarão of 2015-2019 terms. The bibliographic references used for collecting data were the social determination of health-disease process and major references of the public policies research field. The collected data point us that we can not trace the main aspects of student' illness in isolation from a socioeconomic context, which indicates a structural determination linked to class. To the students, the main obstacle in the academic life are monetary issues, to whom assistance policies are necessary for their permanence on high school. At the same time, the collected data reveals the imposed contradictions over the path of establishment of inclusive public policies by means of a process of state underfunding.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e TecnologicasBrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Politica SocialNogueira, Vera Maria RibeiroMioto, Regina Célia TomasoOliveira, Sandro Schreiber deRicordi, Cristiani Gentil2023-02-08T19:29:30Z2022-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRicordi, Cristiani Gentil. Política de assistência estudantil e adoecimento acadêmico: uma análise a partir das narrativas de estudantes da Unipampa / campus Jaguarão.. 2022. 190. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Politica Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas. .http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/969porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2023-02-09T03:00:16Zoai:tede.ucpel.edu.br:jspui/969Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2023-02-09T03:00:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
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