Batom, graxa e salto alto: o discurso das mulheres mecânicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/369 |
Resumo: | A presente pesquisa, de natureza qualitativa, tem por objetivo geral investigar as determinações sócio-histórico culturais e ideológicas relativas à presença feminina no âmbito da educação profissionalizante de nível médio do Curso Técnico de Mecânica do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Campus Pelotas. Os objetivos específicos visam a apresentar ocorrências relativas à educação formal das mulheres no viés da história e a explicitar o legado da cultura técnica e tecnológica, por meio de uma descrição da presença do IFSul e do curso de Mecânica na cidade de Pelotas. O trabalho está dividido em três capítulos: no primeiro, após as considerações a respeito da educação escolarizada das mulheres, realizo a apresentação da Instituição; no segundo, discorro acerca da fundamentação teórica, com ênfase na Análise Crítica do Discurso (ACD) e nos estudos de gênero; no terceiro, descrevo os mecanismos de pesquisa e realizo a análise. O corpus é composto pelas respostas obtidas por meio de entrevistas enviadas por e-mail a treze mulheres, egressas e ingressantes da Mecânica, curso concebido originalmente como um espaço predominantemente masculino. A entrevista é composta de questões que remetem aos contextos familiar, escolar e profissional. A análise dos textos das alunas, a partir da materialidade linguística, indica os principais aspectos discursivos no que concerne à discriminação e/ou preconceito em relação à escolha do curso, os obstáculos e constrangimentos experimentados (ou não) durante o mesmo, bem como as expectativas das ingressantes e a inserção das egressas no mercado de trabalho. A predominância (ou não) de uma visão estereotipada e dicotômica em relação ao gênero social possibilita a reflexão acerca das implicações e sentidos atribuídos à educação de mulheres vinculada à área científica e tecnológica. Será possível harmonizar graxa com batom e salto alto no desempenho de uma profissão considerada bruta e racional? |
id |
UCPe_5817a4aa3db274a0860d3cf0b408af7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.ucpel.edu.br:tede/369 |
network_acronym_str |
UCPe |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository_id_str |
|
spelling |
Batom, graxa e salto alto: o discurso das mulheres mecânicasdiscursocurso técnico de mecânicamulheresrelações de gênerodiscursocurso técnico de Mecánicamujeresrelaciones de géneroCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAA presente pesquisa, de natureza qualitativa, tem por objetivo geral investigar as determinações sócio-histórico culturais e ideológicas relativas à presença feminina no âmbito da educação profissionalizante de nível médio do Curso Técnico de Mecânica do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Campus Pelotas. Os objetivos específicos visam a apresentar ocorrências relativas à educação formal das mulheres no viés da história e a explicitar o legado da cultura técnica e tecnológica, por meio de uma descrição da presença do IFSul e do curso de Mecânica na cidade de Pelotas. O trabalho está dividido em três capítulos: no primeiro, após as considerações a respeito da educação escolarizada das mulheres, realizo a apresentação da Instituição; no segundo, discorro acerca da fundamentação teórica, com ênfase na Análise Crítica do Discurso (ACD) e nos estudos de gênero; no terceiro, descrevo os mecanismos de pesquisa e realizo a análise. O corpus é composto pelas respostas obtidas por meio de entrevistas enviadas por e-mail a treze mulheres, egressas e ingressantes da Mecânica, curso concebido originalmente como um espaço predominantemente masculino. A entrevista é composta de questões que remetem aos contextos familiar, escolar e profissional. A análise dos textos das alunas, a partir da materialidade linguística, indica os principais aspectos discursivos no que concerne à discriminação e/ou preconceito em relação à escolha do curso, os obstáculos e constrangimentos experimentados (ou não) durante o mesmo, bem como as expectativas das ingressantes e a inserção das egressas no mercado de trabalho. A predominância (ou não) de uma visão estereotipada e dicotômica em relação ao gênero social possibilita a reflexão acerca das implicações e sentidos atribuídos à educação de mulheres vinculada à área científica e tecnológica. Será possível harmonizar graxa com batom e salto alto no desempenho de uma profissão considerada bruta e racional?Esta investigación, de carácter cualitativo, tiene como objetivo general investigar las determinaciones socio-históricas culturales e ideológicas relativas a la presencia femenina en el ámbito de la educación profesional de nivel medio del Curso Técnico de Mecánica del Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Campus Pelotas. Los objetivos específicos consisten en presentar sucesos referentes a la educación formal de las mujeres a través de la historia y explicitar el legado de la cultura técnica y tecnológica, por medio de una descripción de la presencia del IFSul y del curso de Mecánica en la ciudad de Pelotas. El trabajo se divide en tres capítulos: en el primero, luego de las consideraciones sobre la educación escolarizada de las mujeres, realizo la presentación de la Institución; en el segundo, discurro a cerca de la fundamentación teórica, con énfasis en el Análisis Crítico del Discurso (ACD) y en los estudios de género; en el tercero, describo los mecanismos de investigación y realizo el análisis. El corpus se compone de las respuestas obtenidas por medio de entrevistas enviadas por e-mail a trece mujeres, egresas e ingresantes del curso de Mecánica, curso concebido originalmente como un espacio predominantemente masculino. La entrevista se compone de cuestiones que remiten a los contextos familiar, escolar y profesional. El análisis de los textos de las alumnas, a partir de la materialidad lingüística, indica los principales aspectos discursivos, en lo que respecta a la discriminación y/o preconcepto con relación a la elección del curso, los obstáculos y vergüenzas experimentados (o no) durante el mismo, así como las expectativas de las ingresantes y la inserción de las egresas en el mercado laboral. El predominio (o no) de una visión estereotipada y dicotómica con relación al género social posibilita la reflexión a cerca de las implicaciones y sentidos atribuidos a la educación de mujeres vinculada al área científica y tecnológica. ¿Será posible armonizar grasa con lápiz de labio y tacos altos en el desempeño de una profesión considerada bruta y racional?Universidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasCampello, Eliane Terezinha do AmaralCPF:22222222222222http://lattes.cnpq.br/3821970797621831Marroni, Fabiane VillelaCPF:57170215004http://lattes.cnpq.br/0405454451123282Leal, Nara Eliane Pereira2016-03-22T17:27:32Z2015-09-022014-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEAL, Nara Eliane Pereira. Batom, graxa e salto alto: o discurso das mulheres mecânicas. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2014.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/369porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/369Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Batom, graxa e salto alto: o discurso das mulheres mecânicas |
title |
Batom, graxa e salto alto: o discurso das mulheres mecânicas |
spellingShingle |
Batom, graxa e salto alto: o discurso das mulheres mecânicas Leal, Nara Eliane Pereira discurso curso técnico de mecânica mulheres relações de gênero discurso curso técnico de Mecánica mujeres relaciones de género CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
Batom, graxa e salto alto: o discurso das mulheres mecânicas |
title_full |
Batom, graxa e salto alto: o discurso das mulheres mecânicas |
title_fullStr |
Batom, graxa e salto alto: o discurso das mulheres mecânicas |
title_full_unstemmed |
Batom, graxa e salto alto: o discurso das mulheres mecânicas |
title_sort |
Batom, graxa e salto alto: o discurso das mulheres mecânicas |
author |
Leal, Nara Eliane Pereira |
author_facet |
Leal, Nara Eliane Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campello, Eliane Terezinha do Amaral CPF:22222222222222 http://lattes.cnpq.br/3821970797621831 Marroni, Fabiane Villela CPF:57170215004 http://lattes.cnpq.br/0405454451123282 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Nara Eliane Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
discurso curso técnico de mecânica mulheres relações de gênero discurso curso técnico de Mecánica mujeres relaciones de género CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
topic |
discurso curso técnico de mecânica mulheres relações de gênero discurso curso técnico de Mecánica mujeres relaciones de género CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
description |
A presente pesquisa, de natureza qualitativa, tem por objetivo geral investigar as determinações sócio-histórico culturais e ideológicas relativas à presença feminina no âmbito da educação profissionalizante de nível médio do Curso Técnico de Mecânica do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Campus Pelotas. Os objetivos específicos visam a apresentar ocorrências relativas à educação formal das mulheres no viés da história e a explicitar o legado da cultura técnica e tecnológica, por meio de uma descrição da presença do IFSul e do curso de Mecânica na cidade de Pelotas. O trabalho está dividido em três capítulos: no primeiro, após as considerações a respeito da educação escolarizada das mulheres, realizo a apresentação da Instituição; no segundo, discorro acerca da fundamentação teórica, com ênfase na Análise Crítica do Discurso (ACD) e nos estudos de gênero; no terceiro, descrevo os mecanismos de pesquisa e realizo a análise. O corpus é composto pelas respostas obtidas por meio de entrevistas enviadas por e-mail a treze mulheres, egressas e ingressantes da Mecânica, curso concebido originalmente como um espaço predominantemente masculino. A entrevista é composta de questões que remetem aos contextos familiar, escolar e profissional. A análise dos textos das alunas, a partir da materialidade linguística, indica os principais aspectos discursivos no que concerne à discriminação e/ou preconceito em relação à escolha do curso, os obstáculos e constrangimentos experimentados (ou não) durante o mesmo, bem como as expectativas das ingressantes e a inserção das egressas no mercado de trabalho. A predominância (ou não) de uma visão estereotipada e dicotômica em relação ao gênero social possibilita a reflexão acerca das implicações e sentidos atribuídos à educação de mulheres vinculada à área científica e tecnológica. Será possível harmonizar graxa com batom e salto alto no desempenho de uma profissão considerada bruta e racional? |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-22 2015-09-02 2016-03-22T17:27:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEAL, Nara Eliane Pereira. Batom, graxa e salto alto: o discurso das mulheres mecânicas. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2014. http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/369 |
identifier_str_mv |
LEAL, Nara Eliane Pereira. Batom, graxa e salto alto: o discurso das mulheres mecânicas. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2014. |
url |
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Letras BR Ucpel Mestrado em Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Letras BR Ucpel Mestrado em Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) instacron:UCPEL |
instname_str |
Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
instacron_str |
UCPEL |
institution |
UCPEL |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br |
_version_ |
1811734992541188096 |