O papel da instrução explícita na aquisição dos padrões de vozeamento final do inglês por aprendizes brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Márcia Hyppolito Macedo dos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/298
Resumo: O presente trabalho objetivou investigar o efeito da instrução explícita na produção da duração de vogais do inglês sucedidas por obstruintes vozeadas e não vozeadas em palavras monossilábicas. Dois grupos de alunos brasileiros de nível de proficiência básico em inglês participaram do estudo: um de um Curso de Extensão em Língua Inglesa (grupo experimental) e outro de um Curso de Graduação em Letras (grupo controle). Os informantes leram uma frase veículo contendo uma palavra monossilábica, cujo núcleo poderia ser constituído pela vogal /i/, //, // ou //. Ambos os grupos fizeram um teste de produção, chamado de pré-teste e, 15 dias depois desse primeiro teste, ele foi repetido, sendo chamado de pós-teste. A diferença entre os grupos foi que apenas o grupo experimental a) recebeu instrução explícita sobre a influência do vozeamento da obstruinte em coda na duração da vogal do núcleo e b) fez exercícios de listening e pronúncia dos segmentos-alvo. Os dados de duração das vogais foram analisados acusticamente no software Praat e os resultados não revelaram diferenças significativas entre o pré- e o pós-teste de nenhum grupo. No entanto, já no pré-teste, os valores de duração das vogais produzidas pelos informantes dos dois grupos diferiu significativamente conforme o padrão de vozeamento da obstruinte seguinte: vogais sucedidas por plosivas vozeadas foram produzidas com valor de duração maior que as não vozeadas. A falta de diferenças entre grupos e entre os dois momentos de testagem sugere que a instrução explícita, de pouca duração, não foi suficiente para causar alterações significativas na produção das vogais-alvo. Devido às sutis diferenças em termos de duração de vogais de acordo com o contexto fonológico seguinte, sugere-se que uma forma mais eficiente de conscientizar os alunos a notarem essas diferenças seja através do treinamento perceptual com feedback imediato; assim, a melhora na percepção das diferentes durações poderia se refletir na melhora na produção dessas diferenças
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spelling O papel da instrução explícita na aquisição dos padrões de vozeamento final do inglês por aprendizes brasileirosThe role of explicit instruction in the acquisition of English final voicing patterns by Brazilian learnersaquisição do inglês como LEpadrões de vozeamentoinstrução explícitaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAO presente trabalho objetivou investigar o efeito da instrução explícita na produção da duração de vogais do inglês sucedidas por obstruintes vozeadas e não vozeadas em palavras monossilábicas. Dois grupos de alunos brasileiros de nível de proficiência básico em inglês participaram do estudo: um de um Curso de Extensão em Língua Inglesa (grupo experimental) e outro de um Curso de Graduação em Letras (grupo controle). Os informantes leram uma frase veículo contendo uma palavra monossilábica, cujo núcleo poderia ser constituído pela vogal /i/, //, // ou //. Ambos os grupos fizeram um teste de produção, chamado de pré-teste e, 15 dias depois desse primeiro teste, ele foi repetido, sendo chamado de pós-teste. A diferença entre os grupos foi que apenas o grupo experimental a) recebeu instrução explícita sobre a influência do vozeamento da obstruinte em coda na duração da vogal do núcleo e b) fez exercícios de listening e pronúncia dos segmentos-alvo. Os dados de duração das vogais foram analisados acusticamente no software Praat e os resultados não revelaram diferenças significativas entre o pré- e o pós-teste de nenhum grupo. No entanto, já no pré-teste, os valores de duração das vogais produzidas pelos informantes dos dois grupos diferiu significativamente conforme o padrão de vozeamento da obstruinte seguinte: vogais sucedidas por plosivas vozeadas foram produzidas com valor de duração maior que as não vozeadas. A falta de diferenças entre grupos e entre os dois momentos de testagem sugere que a instrução explícita, de pouca duração, não foi suficiente para causar alterações significativas na produção das vogais-alvo. Devido às sutis diferenças em termos de duração de vogais de acordo com o contexto fonológico seguinte, sugere-se que uma forma mais eficiente de conscientizar os alunos a notarem essas diferenças seja através do treinamento perceptual com feedback imediato; assim, a melhora na percepção das diferentes durações poderia se refletir na melhora na produção dessas diferençasThis study aimed at investigating the effect of explicit instrucion in the production of English oral vowels followed by voiced and voiceless obstruents in monosyllabic words. Two groups of Brazilian students with basic level of English proficiency participated in the study: one of an English language course (experimental group) and the other of an Undergraduate Course in Letras (control group). The participants read a carrier sentence containing a monosyllabic word, whose nucleus could be formed by the vowel /i/, //, // or //. Both groups took a production test called pretest and, 15 days after that test, they took another production test, called posttest. The difference between groups was that only the experimental group a) received explicit instruction about the influence of voicing of the obstruent in coda position in the duration of the vowel in the nucleus, and b) did listening and pronunciation exercises of the target segments. The data about vowel duration were analyzed acoustically in the software Praat and the results did not reveal significant differences between the pre- and the posttest of either group. However, in the pretest the duration values of the vowels produced by the participants in the two groups differed significantly according to the voicing pattern of the following obstruent: vowels followed by voiced plosives were produced with duration values higher than those followed by voiceless plosives. The lack of differences between groups and between the two testing moments suggests that the explicit instruction provided in a short interval of time was not sufficient to cause significant differences in the production of the target vowels. Due to the subtle differences in terms of vowel duration according to the following phonological context, it is suggested that a more efficient way of making students aware of these differences would be by perceptual training with immediate feedback; thus, improvement in the perception of the different duration values could reflect in the improvement in production of these differencesUniversidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasRauber, Andréia SchurtCPF:2225463215478http://lattes.cnpq.br/0272344241579693Alves, Ubirata KickhofelCPF:811371255147http://lattes.cnpq.br/4418215566179777Santos, Márcia Hyppolito Macedo dos2016-03-22T17:27:05Z2014-02-282011-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Márcia Hyppolito Macedo dos. The role of explicit instruction in the acquisition of English final voicing patterns by Brazilian learners. 2011. 95 f. 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