Evasão na educação a distância: uma análise conceitual para o aprimoramento das causas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villas Boas, Ricardo Rios
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/569
Resumo: Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre a evasão, um problema recorrente que tem atingido tanto as instituições de educação pública quanto as privadas. A análise foi feita na modalidade de ensino de Educação a Distância (EaD) e, para tanto, foi apresentado um histórico da evolução da EaD no mundo e no Brasil, abordando desde os cursos por correspondência, passando, também, pelos cursos via satélite com o uso das televisões, chegando, por fim, na era das atividades de interação online com a utilização da Internet. A partir dessa análise foi observado, de uma forma mais específica, um curso de tecnologia na modalidade EaD de uma Instituição Pública de Ensino apontando as possíveis causas da evasão daquele ambiente escolar. Ademais, foi feita uma reflexão sobre a importância da utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), sobre o uso de ferramentas de interação entre professor e estudante e, ainda, sobre a constante necessidade de atualização e de estudo que terão pela frente todos os envolvidos neste processo de ensino, já que somente dessa forma será possível navegar na educação virtual de forma comprometida, prazerosa e duradoura.
id UCPe_75e747fb7cb9e368807ae593a06ba8a4
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/569
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling Evasão na educação a distância: uma análise conceitual para o aprimoramento das causaseducação; EAD; evasãoLINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA##-552208380650306735##600Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre a evasão, um problema recorrente que tem atingido tanto as instituições de educação pública quanto as privadas. A análise foi feita na modalidade de ensino de Educação a Distância (EaD) e, para tanto, foi apresentado um histórico da evolução da EaD no mundo e no Brasil, abordando desde os cursos por correspondência, passando, também, pelos cursos via satélite com o uso das televisões, chegando, por fim, na era das atividades de interação online com a utilização da Internet. A partir dessa análise foi observado, de uma forma mais específica, um curso de tecnologia na modalidade EaD de uma Instituição Pública de Ensino apontando as possíveis causas da evasão daquele ambiente escolar. Ademais, foi feita uma reflexão sobre a importância da utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), sobre o uso de ferramentas de interação entre professor e estudante e, ainda, sobre a constante necessidade de atualização e de estudo que terão pela frente todos os envolvidos neste processo de ensino, já que somente dessa forma será possível navegar na educação virtual de forma comprometida, prazerosa e duradoura.This paper presents a literature review about evasion, a recurring problem that has reached both the public and private education institutions. The analysis was made based on a Distance Education course (DE) and to do so it was presented a history of the development of this kind of course in the world and in Brazil, approaching correspondence courses, satellite courses with the use of televisions and finally reaching the age of online interaction activities with the use of the Internet. From this analysis it was observed, more specifically, a course of technology in the distance education mode of a Public Educational Institution pointing out the possible causes of that school evasion. In addition, it was made a reflection concerning the importance of using the Virtual Learning Environment (VLE), the use of interaction tools between teacher and student and also the constant need to update and study, something that all of those who are involved in this teaching process will have to face, since this is the only way it will be possible to surf the virtual education in a compromised, pleasant and lasting form.Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e Tecnologicas##-8792015687048519997##600BrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Letras##8902948520591898764##600Marroni, Fabiane Vilellahttp://lattes.cnpq.br/0405454451123282Cunha, Ana Paula de Araújohttp://lattes.cnpq.br/7243266352378385Matzenauer, Carmen Lúcia Barretohttp://lattes.cnpq.br/8424037117639177Villas Boas, Ricardo Rios2017-02-08T12:30:23Z2015-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVillas Boas, Ricardo Rios. Evasão na educação a distância: uma análise conceitual para o aprimoramento das causas. 2015. 73f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/569porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/569Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Evasão na educação a distância: uma análise conceitual para o aprimoramento das causas
title Evasão na educação a distância: uma análise conceitual para o aprimoramento das causas
spellingShingle Evasão na educação a distância: uma análise conceitual para o aprimoramento das causas
Villas Boas, Ricardo Rios
educação; EAD; evasão
LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA#
#-552208380650306735#
#600
title_short Evasão na educação a distância: uma análise conceitual para o aprimoramento das causas
title_full Evasão na educação a distância: uma análise conceitual para o aprimoramento das causas
title_fullStr Evasão na educação a distância: uma análise conceitual para o aprimoramento das causas
title_full_unstemmed Evasão na educação a distância: uma análise conceitual para o aprimoramento das causas
title_sort Evasão na educação a distância: uma análise conceitual para o aprimoramento das causas
author Villas Boas, Ricardo Rios
author_facet Villas Boas, Ricardo Rios
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marroni, Fabiane Vilella
http://lattes.cnpq.br/0405454451123282
Cunha, Ana Paula de Araújo
http://lattes.cnpq.br/7243266352378385
Matzenauer, Carmen Lúcia Barreto
http://lattes.cnpq.br/8424037117639177
dc.contributor.author.fl_str_mv Villas Boas, Ricardo Rios
dc.subject.por.fl_str_mv educação; EAD; evasão
LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA#
#-552208380650306735#
#600
topic educação; EAD; evasão
LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA#
#-552208380650306735#
#600
description Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre a evasão, um problema recorrente que tem atingido tanto as instituições de educação pública quanto as privadas. A análise foi feita na modalidade de ensino de Educação a Distância (EaD) e, para tanto, foi apresentado um histórico da evolução da EaD no mundo e no Brasil, abordando desde os cursos por correspondência, passando, também, pelos cursos via satélite com o uso das televisões, chegando, por fim, na era das atividades de interação online com a utilização da Internet. A partir dessa análise foi observado, de uma forma mais específica, um curso de tecnologia na modalidade EaD de uma Instituição Pública de Ensino apontando as possíveis causas da evasão daquele ambiente escolar. Ademais, foi feita uma reflexão sobre a importância da utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), sobre o uso de ferramentas de interação entre professor e estudante e, ainda, sobre a constante necessidade de atualização e de estudo que terão pela frente todos os envolvidos neste processo de ensino, já que somente dessa forma será possível navegar na educação virtual de forma comprometida, prazerosa e duradoura.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-28
2017-02-08T12:30:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Villas Boas, Ricardo Rios. Evasão na educação a distância: uma análise conceitual para o aprimoramento das causas. 2015. 73f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/569
identifier_str_mv Villas Boas, Ricardo Rios. Evasão na educação a distância: uma análise conceitual para o aprimoramento das causas. 2015. 73f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas#
#-8792015687048519997#
#600
Brasil
UCPel
Programa de Pos-Graduacao em Letras#
#8902948520591898764#
#600
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas#
#-8792015687048519997#
#600
Brasil
UCPel
Programa de Pos-Graduacao em Letras#
#8902948520591898764#
#600
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1801044722466160640