O processo de gramaticalização de viver: uma perspectiva sincrônica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/576 |
Resumo: | A gramaticalização é um processo fundamental na dinâmica das línguas. É um processo pelo qual um item lexical passa a compor a gramática. Como todo processo, a gramaticalização passa por etapas. Nessa perspectiva, este trabalho visa a mapear e comparar os usos do verbo viver, identificando os contextos em que ocorre como verbo pleno, como verbo funcional e como verbo auxiliar, delineando, assim, o comportamento deste verbo em um momento, uma sincronia do português brasileiro e do português europeu. Os pressupostos teóricos partem do conceito de gramaticalização, de estudos sobre verbos, bem como sobre aspecto, tendo em vista que o processo de gramaticalização pelo qual este verbo passa leva a uma perífrase aspectual com características específicas. Os dados foram coletados de corpora de língua escrita constituído de textos jornalísticos e, em seguida, foram classificados considerando as três categorias de verbos. Os resultados mostram que, no português brasileiro, o verbo apresenta-se preferencialmente como verbo pleno, ainda que tenha havido ocorrências como verbo funcional e verbo auxiliar. No que refere-se ao português europeu, os resultados apontam que viver não encontra-se em processo de gramaticalização, uma vez que o verbo apresenta-se fundamentalmente como pleno |
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O processo de gramaticalização de viver: uma perspectiva sincrônicaverbo; mudança linguística; gramaticalizaçãoLINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA##-552208380650306735##600A gramaticalização é um processo fundamental na dinâmica das línguas. É um processo pelo qual um item lexical passa a compor a gramática. Como todo processo, a gramaticalização passa por etapas. Nessa perspectiva, este trabalho visa a mapear e comparar os usos do verbo viver, identificando os contextos em que ocorre como verbo pleno, como verbo funcional e como verbo auxiliar, delineando, assim, o comportamento deste verbo em um momento, uma sincronia do português brasileiro e do português europeu. Os pressupostos teóricos partem do conceito de gramaticalização, de estudos sobre verbos, bem como sobre aspecto, tendo em vista que o processo de gramaticalização pelo qual este verbo passa leva a uma perífrase aspectual com características específicas. Os dados foram coletados de corpora de língua escrita constituído de textos jornalísticos e, em seguida, foram classificados considerando as três categorias de verbos. Os resultados mostram que, no português brasileiro, o verbo apresenta-se preferencialmente como verbo pleno, ainda que tenha havido ocorrências como verbo funcional e verbo auxiliar. No que refere-se ao português europeu, os resultados apontam que viver não encontra-se em processo de gramaticalização, uma vez que o verbo apresenta-se fundamentalmente como plenoGrammaticalization is a fundamental process in the dynamics of languages. It is a process by which a lexical item becomes part of the grammar. Like any process, grammaticalization goes through stages. From this perspective, this work aims to map and compare the uses of to live, identifying the contexts in which it occurs as a full verb, as functional verb and as an auxiliary verb, outlining thus the behavior of this verb, a synchrony of the Brazilian Portuguese and the European Portuguese. The theoretical assumptions start from the idea that grammaticalization study of the verbs, as well as aspect, given that the process of grammaticalization by which this verb passes leads to an aspectual periphrasis with specific characteristics. Data were collected from written language corpus consisting of newspaper articles and then classified, considering the three categories of verbs. The results show that, in Brazilian Portuguese, the verb is presented preferably as a full verb, although there have been instances where it was presented as functional verb and auxiliary verb. As it concerns European Portuguese, the results point that to live was not found in the grammaticalization process, since the verb is presented primarily as full.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES##2075167498588264571##600Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e Tecnologicas##-8792015687048519997##600BrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Letras##8902948520591898764##600Rodrigues, Liliane da Silva Presteshttp://lattes.cnpq.br/4200292540655963Matzenauer, Carmen Lúcia barretohttp://lattes.cnpq.br/8424037117639177Olioni, Raymundo da Costahttp://lattes.cnpq.br/0286268226169422Pereira, Lúcia Moreira2017-02-10T11:24:19Z2014-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPereira, Lúcia Moreira. O processo de gramaticalização de viver: uma perspectiva sincrônica. 2014. 150 f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas .http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/576porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/576Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
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