OS UNIVERSAIS TIPOLÓGICOS E A AQUISIÇÃO DAS ORAÇÕES RELATIVAS EM INGLÊS COMO L2
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/153 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo investigar como se processa a aquisição das orações relativas por falantes de português, aprendizes de inglês como L2, à luz da teoria dos universais tipológicos, principalmente, das previsões da Hierarquia de Acessibilidade do Sintagma Nominal HASN - de Keenan & Conrie (1977), da Hipótese da Marcação Diferencial HMD - de Eckman (1985), da Hipótese da Generalização Implicacional HGI - de Hamilton (1994) e da Hierarquia do Sujeito-Objeto HSO - de Hamilton (1994). A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de 25 estudantes do curso de Graduação em Letras da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões campus de Santo Ângelo que foram testados pré- e pós-instrução em construções relativas. Os resultados alcançados foram consistentes com outros estudos realizados e indicaram que os aprendizes brasileiros generalizam a instrução recebida sobre um nível mais marcado da HASN para os níveis inferiores; porém não de forma máxima. |
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OS UNIVERSAIS TIPOLÓGICOS E A AQUISIÇÃO DAS ORAÇÕES RELATIVAS EM INGLÊS COMO L2Orações relativasaquisição de segunda línguauniversais tipológicos.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAEste estudo tem como objetivo investigar como se processa a aquisição das orações relativas por falantes de português, aprendizes de inglês como L2, à luz da teoria dos universais tipológicos, principalmente, das previsões da Hierarquia de Acessibilidade do Sintagma Nominal HASN - de Keenan & Conrie (1977), da Hipótese da Marcação Diferencial HMD - de Eckman (1985), da Hipótese da Generalização Implicacional HGI - de Hamilton (1994) e da Hierarquia do Sujeito-Objeto HSO - de Hamilton (1994). A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de 25 estudantes do curso de Graduação em Letras da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões campus de Santo Ângelo que foram testados pré- e pós-instrução em construções relativas. Os resultados alcançados foram consistentes com outros estudos realizados e indicaram que os aprendizes brasileiros generalizam a instrução recebida sobre um nível mais marcado da HASN para os níveis inferiores; porém não de forma máxima.This study aims to investigate how the relative clauses are processed by Portuguese speakers learning English as L2, according to typological universal theories, such as the Noun Phrase Accessibility Hierarchy NPAH - by Keenan & Comrie (1977), the Markedness Differential Hypothesis MDH by Eckman (1985), the Implicational Generalization Hypothesis IGH by Hamilton (1994) and the Subject-Object Hierarchy SOH by Hamilton (1994). The research was conducted with a group of 25 students from Curso de Graduação em Letras at the Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões in Santo Ângelo/RS who were tested pre- and post-instruction on their relative constructions. The results were consistent with the ones resulting from other studies and showed that the Brazilian learners generalize the instruction they received on a more marked level in the NPAH to the lower levels; however this generalization is not maximal.Universidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasFinger, IngridCPF:51334267049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793910Z9Frantz, Vera Lúcia Silveira Caballero2016-03-22T17:26:32Z2006-05-162005-05-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFRANTZ, Vera Lúcia Silveira Caballero. OS UNIVERSAIS TIPOLÓGICOS E A AQUISIÇÃO DAS ORAÇÕES RELATIVAS EM INGLÊS COMO L2. 2005. 157 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2005.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/153porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/153Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
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