Dança do ventre: uma perspectiva dialógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GELETKANICZ, Marice Fiuza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/723
Resumo: É fato que ―os estudos de Bakhtin e do Círculo constituem contribuições para uma teoria da linguagem em geral e não somente para uma teoria da linguagem verbal, quer oral ou escrita‖ (BRAIT, 2013). Assim, este trabalho propõe uma relação entre dança como ato concreto e projeto enunciativo inspirada pela diretriz arquitetônica bakhtiniana. A natureza visual dessa enunciação a distingue discursivamente e lhe confere seu status estético, requerendo formas outras de leitura. A fim de que se possa falar de uma arquitetônica visual, como ponto de partida, busca-se identificar o que constitui o conteúdo, o material e a forma na dança/no dançar. Para tanto, este estudo propõe a análise de quatro coreografias de dança do ventre, disponíveis em vídeo, via internet. Trata-se, pois, de enfocar aspectos relacionados ao modo como as bailarinas constroem a sua dança e, mediante valorações sociais, revelam e/ou denunciam marcas enunciativas. Portanto, a partir da noção de conteúdo, investiga-se como o aspecto ideológico/valorativo é representado pelas bailarinas-criadoras; a partir da noção de forma composicional, investiga-se para quem elas dançam com base nas marcas enunciativas visuais mobilizadas para envolver seu interlocutor presumido em dado contexto; a partir da noção de forma arquitetônica, investiga-se o que cada uma das apresentações traz como especificidades em termos de significação e sentido. Tal percurso metodológico possibilita evidenciar o dialogismo através do visual, mostrar que diferentes vozes ressoam na dança do ventre através do tempo-espaço, o que ratifica a inviabilidade de se falar de uma ―essência da dança do ventre‖, instigando, consequentemente, a reflexão acerca do que não seria, nesses termos, uma hibridação. Isso conduz à percepção a respeito do que constitui as relações dialógicas na dança e da forma como nela elas se dão, viabilizando chegar às peculiaridades que aqui interessam como uma possibilidade outra de compreender o objeto estético dança e contribuir para os estudos bakhtinianos do visual.
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Trata-se, pois, de enfocar aspectos relacionados ao modo como as bailarinas constroem a sua dança e, mediante valorações sociais, revelam e/ou denunciam marcas enunciativas. Portanto, a partir da noção de conteúdo, investiga-se como o aspecto ideológico/valorativo é representado pelas bailarinas-criadoras; a partir da noção de forma composicional, investiga-se para quem elas dançam com base nas marcas enunciativas visuais mobilizadas para envolver seu interlocutor presumido em dado contexto; a partir da noção de forma arquitetônica, investiga-se o que cada uma das apresentações traz como especificidades em termos de significação e sentido. Tal percurso metodológico possibilita evidenciar o dialogismo através do visual, mostrar que diferentes vozes ressoam na dança do ventre através do tempo-espaço, o que ratifica a inviabilidade de se falar de uma ―essência da dança do ventre‖, instigando, consequentemente, a reflexão acerca do que não seria, nesses termos, uma hibridação. Isso conduz à percepção a respeito do que constitui as relações dialógicas na dança e da forma como nela elas se dão, viabilizando chegar às peculiaridades que aqui interessam como uma possibilidade outra de compreender o objeto estético dança e contribuir para os estudos bakhtinianos do visual.As one knows, ―the studies by Bakhtin and the Circle constitute contributions for a theory of language in general and not only for a theory of verbal language, be it oral or written‖ (BRAIT, 2013). So, this work proposes a relation between dance as concrete acts and enunciative projects inspired by Bakhtinian architectonic foundations. The visual nature of this enunciation distinguishes it discursively and gives it an aesthetic status requiring other readings. For talking about visual architectonics, we need, as a starting point, to identify what constitutes the content, the material and the form in dance / dancing. For doing this, this study proposes an analysis of 4 choreographies of belly dance, available in video in the Internet. The work examines aspects related to the ways dancers construct their dance and, by means of social evaluations, reveal and / or denounce enunciative marks. Thus, from the notion of content, one researched how ideological / evaluative factors are implicated in the relation between dancer-creator and dancer-character such as represented in the analysed dances; from the notion of compositional form, we examine for whom dances the body of these dancers on the basis of enunciative marks used for engaging their potential addressee; from the notion of material, we examined what each performance presents as specific in significance and sense. This methodological path enables us to make visible dialogism in visual utterances, to show that distinct voices resound in belly dance is time-space, discarding thus the possibility of talking about a supposed ―belly dance‘s essence‖ inciting, consequently, the suggestion of it being, in these terms, a hybridization. This made us perceive what constitutes dialogical relations in dance and the way they happen therein, allowing us to reach the peculiarities that here interest as another possibility for understanding dance as an aesthetic object and to contribute to Bakthinian studies of visual discourse.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES##2075167498588264571##600Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e Tecnologicas##-8792015687048519997##600BrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Letras##8902948520591898764##600SOBRAL, Adail Ubirajarahttp://lattes.cnpq.br/0397923948069690BRAIT, Bethhttp://lattes.cnpq.br/7028238588180059MARRONI, Fabiane Villelahttp://lattes.cnpq.br/0405454451123282GONÇALVES, Jean Carloshttp://lattes.cnpq.br/8274122800491884GELETKANICZ, Marice Fiuza2018-07-17T20:13:45Z2017-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGELETKANICZ, Marice Fiuza. Dança do ventre: uma perspectiva dialógica. 2017. 215 f. Tese( Programa de Pos-Graduacao em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/723porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:09Zoai:tede.ucpel.edu.br:jspui/723Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
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