O conhecimento fonológico de crianças do ensino fundamental sobre o acento tônico em português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/720 |
Resumo: | Com foco na fonologia do Português Brasileiro (PB), particularmente na atribuição do acento marcado e não marcado a não-verbos da língua, o objetivo primeiro do presente estudo foi buscar o desvelamento do conhecimento fonológico que alunos de quatro anos distintos do Ensino Fundamental (EF)– 3º, 5º, 7º e 9º anos–possuem em relação ao acento primário. Seguindo-se Bisol (1992), consideraram-se não marcados o acento paroxítono de palavras terminadas em sílabas leves e o acento oxítono de palavras terminadas em sílabas pesadas. A metodologia da pesquisa incluiu a criação e a aplicação de três testes distintos: o primeiro teste exigia dos alunos a leitura de palavras inventadas, o segundo pedia a atribuição do acento primário em palavras inventadas e, o último, solicitava a criação de palavras. Analisados à luz da Fonologia Métrica (FM) e da proposta de Bisol (1992) para o acento em português, os resultados evidenciaram que a gramática fonológica dos alunos, falantes nativos de PB, integra a pauta acentual da língua, uma vez que jamais foram criadas palavras com acento não licenciado. Os três tipos de acento primário presentes no sistema – oxítono, paroxítono e proparoxítono – podem ser reconhecidos como pertencentes ao conhecimento fonológico dos alunos, sendo que se mostram efetivamente produtivos apenas os casos de acento primário considerados não marcados. O corpus da pesquisa também permitiu a discussão do acento atribuído às palavras terminadas nas vogais altas /i/ e /u/, já que os dados mostraram, nos itens lexicais inventados com esse contexto, a atribuição do acento oxítono e paroxítono em índices próximos. Dentre os principais resultados extraídos da aplicação dos testes aos alunos do Ensino Fundamental, merece destaque que, na atribuição do acento primário a palavras novas, há a emergência da gramática internalizada e que o contato progressivo com a escrita e com as regras de acentuação na escola pode interferir nesse conhecimento fonológico. |
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O conhecimento fonológico de crianças do ensino fundamental sobre o acento tônico em portuguêsprimary stress; marked stress and unmarked stress; metrical phonology; Phonology of Brazilian Portugueseacento primário; acento marcado e não-marcado; fonologia métrica; fonologia do PortuguêsLINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA##-552208380650306735##600Com foco na fonologia do Português Brasileiro (PB), particularmente na atribuição do acento marcado e não marcado a não-verbos da língua, o objetivo primeiro do presente estudo foi buscar o desvelamento do conhecimento fonológico que alunos de quatro anos distintos do Ensino Fundamental (EF)– 3º, 5º, 7º e 9º anos–possuem em relação ao acento primário. Seguindo-se Bisol (1992), consideraram-se não marcados o acento paroxítono de palavras terminadas em sílabas leves e o acento oxítono de palavras terminadas em sílabas pesadas. A metodologia da pesquisa incluiu a criação e a aplicação de três testes distintos: o primeiro teste exigia dos alunos a leitura de palavras inventadas, o segundo pedia a atribuição do acento primário em palavras inventadas e, o último, solicitava a criação de palavras. Analisados à luz da Fonologia Métrica (FM) e da proposta de Bisol (1992) para o acento em português, os resultados evidenciaram que a gramática fonológica dos alunos, falantes nativos de PB, integra a pauta acentual da língua, uma vez que jamais foram criadas palavras com acento não licenciado. Os três tipos de acento primário presentes no sistema – oxítono, paroxítono e proparoxítono – podem ser reconhecidos como pertencentes ao conhecimento fonológico dos alunos, sendo que se mostram efetivamente produtivos apenas os casos de acento primário considerados não marcados. 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According to Bisol (1992), are considered to be unmarked: (1) words in which the second syllable (from the right, to the left) carries the stress and the following and last syllable is light and (2) words in which the stress falls on the last and heavy syllable. The method of this study consisted of creating and applying three different tests: in the first test, students were asked to read invented words; in the second test, students were asked to attribute the primary stress to invented words; and, in the third test, students were asked to create words. Based on the Metrical Phonology and on Bisol’s (1992) proposition for stress attribution in Portuguese, the results show that the students’ phonological grammar (Brazilian Portuguese native speakers) fit the established stress pattern for Brazilian Portuguese, since no words were created with non-licensed stress. The three types of primary stress that belong to the language system can be considered to be part of students’ phonological knowledge, being effectively productive only the cases in which the primary stress is considered to be unmarked. The research corpus also allowed the discussion on the attribution of stress to word sending in high vowels /i/ and /u/, since data showed that, in the invented lexical items with this context, the attribution of last-syllable and second-syllable (right-left)stress had similar occurrences. Among the main results found, it is relevant to mention that, when attributing the primary stress to new words, it is possible to perceive the emergency of the internal grammar and it is also possible to establish a relation between progressive contact with the writing acquisition and graphic stress marks in school and their interference on students’ phonological knowledge.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES##2075167498588264571##600Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias Sociais e Tecnologicas##-8792015687048519997##600BrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Letras##8902948520591898764##600MATZENAUER, Carmen Lúcia barretohttp://lattes.cnpq.br/8424037117639177CUNHA, Ana Paula Nobre dahttp://lattes.cnpq.br/2459320830644110MIRANDA, Ana Ruth Morescohttp://lattes.cnpq.br/5342617922616660DUTRA, Suélen Ribeiro2018-07-12T12:43:09Z2018-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDUTRA, Suélen Ribeiro. O conhecimento fonológico de crianças do ensino fundamental sobre o acento tônico em português. 2018. 137 f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/720porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:09Zoai:tede.ucpel.edu.br:jspui/720Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
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