O USO DO VÍDEO COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/244 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho é analisar o vídeo como um instrumento de motivação na aula de língua estrangeira, considerando a importância da motivação na aprendizagem de línguas. A hipótese é de que o vídeo intensifica a motivação dos alunos na aula de língua estrangeira. A pesquisa é de natureza qualitativa e a fundamentação teórica está baseada, principalmente, no modelo ARCS de John Keller e nas formas de multiletramento do The New London Group. Os objetivos específicos do trabalho são: (1) avaliar como os alunos relacionam a imagem, o som e o texto verbal por meio da criação de seus próprios vídeos; (2) identificar maneiras de ensinar a língua estrangeira em que o aluno seja, além de receptor, também produtor de seu discurso; (3) explicitar formas de trabalhar a tecnologia na sala de aula. Para coletar os dados, a metodologia usada constou de dois momentos: no primeiro, os alunos assistiram a um vídeo publicitário no site do YouTube; no segundo momento, produziram seus próprios vídeos. A análise dos dados revelou que o uso do vídeo intensifica a motivação dos alunos na aprendizagem de línguas estrangeiras e que os alunos são capazes de produzir textos multimodais, embora essa habilidade seja pouco trabalhada no contexto educacional |
id |
UCPe_7dd42675340c671c812e8531f8931af8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.ucpel.edu.br:tede/244 |
network_acronym_str |
UCPe |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DO VÍDEO COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRAvídeomotivaçãolínguas estrangeirasmultiletramento.videomotivationforeign languagesmultiliteracyCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAO objetivo desse trabalho é analisar o vídeo como um instrumento de motivação na aula de língua estrangeira, considerando a importância da motivação na aprendizagem de línguas. A hipótese é de que o vídeo intensifica a motivação dos alunos na aula de língua estrangeira. A pesquisa é de natureza qualitativa e a fundamentação teórica está baseada, principalmente, no modelo ARCS de John Keller e nas formas de multiletramento do The New London Group. Os objetivos específicos do trabalho são: (1) avaliar como os alunos relacionam a imagem, o som e o texto verbal por meio da criação de seus próprios vídeos; (2) identificar maneiras de ensinar a língua estrangeira em que o aluno seja, além de receptor, também produtor de seu discurso; (3) explicitar formas de trabalhar a tecnologia na sala de aula. Para coletar os dados, a metodologia usada constou de dois momentos: no primeiro, os alunos assistiram a um vídeo publicitário no site do YouTube; no segundo momento, produziram seus próprios vídeos. A análise dos dados revelou que o uso do vídeo intensifica a motivação dos alunos na aprendizagem de línguas estrangeiras e que os alunos são capazes de produzir textos multimodais, embora essa habilidade seja pouco trabalhada no contexto educacionalThe aim of this study is to analyze video as an instrument of motivation in the English class, considering that motivation is very important in foreign language learning. The hypothesis is that video enhances students motivation in the classroom. The research is qualitative and the theoretical frame work is based on the John Keller s ARCS model and on the concepts of multiliteracy of The New London Group. The specific objectives of this study are: (1) to evaluate how the students relate image, sound and verbal text in the production of their own videos; (2) to identify ways to teach foreign language in which the student is both the receptor as well as the producer of his/her discourse; 3) to exemplify how to work with technology in the classroom. In order to collect the data, the following methodology was used: in the first moment, the students watched a video from the YouTube site; and in the second moment, they produced their own video. The data analysis showed that the use of video enhances students motivation in foreign language learning and that the students are able to create multimodal texts, even if that ability has been poorly used in the educational contextUniversidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasLeffa, Vilson JoseCPF:00757110010http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5Winter, Daiane2016-03-22T17:26:50Z2013-08-262013-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfWINTER, Daiane. O USO DO VÍDEO COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2013. 94 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2013.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/244porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/244Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DO VÍDEO COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title |
O USO DO VÍDEO COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
spellingShingle |
O USO DO VÍDEO COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA Winter, Daiane vídeo motivação línguas estrangeiras multiletramento. video motivation foreign languages multiliteracy CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
O USO DO VÍDEO COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_full |
O USO DO VÍDEO COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_fullStr |
O USO DO VÍDEO COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_full_unstemmed |
O USO DO VÍDEO COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
title_sort |
O USO DO VÍDEO COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
author |
Winter, Daiane |
author_facet |
Winter, Daiane |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leffa, Vilson Jose CPF:00757110010 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Winter, Daiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
vídeo motivação línguas estrangeiras multiletramento. video motivation foreign languages multiliteracy CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
topic |
vídeo motivação línguas estrangeiras multiletramento. video motivation foreign languages multiliteracy CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
description |
O objetivo desse trabalho é analisar o vídeo como um instrumento de motivação na aula de língua estrangeira, considerando a importância da motivação na aprendizagem de línguas. A hipótese é de que o vídeo intensifica a motivação dos alunos na aula de língua estrangeira. A pesquisa é de natureza qualitativa e a fundamentação teórica está baseada, principalmente, no modelo ARCS de John Keller e nas formas de multiletramento do The New London Group. Os objetivos específicos do trabalho são: (1) avaliar como os alunos relacionam a imagem, o som e o texto verbal por meio da criação de seus próprios vídeos; (2) identificar maneiras de ensinar a língua estrangeira em que o aluno seja, além de receptor, também produtor de seu discurso; (3) explicitar formas de trabalhar a tecnologia na sala de aula. Para coletar os dados, a metodologia usada constou de dois momentos: no primeiro, os alunos assistiram a um vídeo publicitário no site do YouTube; no segundo momento, produziram seus próprios vídeos. A análise dos dados revelou que o uso do vídeo intensifica a motivação dos alunos na aprendizagem de línguas estrangeiras e que os alunos são capazes de produzir textos multimodais, embora essa habilidade seja pouco trabalhada no contexto educacional |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-26 2013-03-01 2016-03-22T17:26:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
WINTER, Daiane. O USO DO VÍDEO COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2013. 94 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2013. http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/244 |
identifier_str_mv |
WINTER, Daiane. O USO DO VÍDEO COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2013. 94 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2013. |
url |
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Letras BR Ucpel Mestrado em Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Pelotas Letras BR Ucpel Mestrado em Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) instacron:UCPEL |
instname_str |
Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
instacron_str |
UCPEL |
institution |
UCPEL |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br |
_version_ |
1801044720576626688 |