O USO DO VÍDEO COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Winter, Daiane
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/244
Resumo: O objetivo desse trabalho é analisar o vídeo como um instrumento de motivação na aula de língua estrangeira, considerando a importância da motivação na aprendizagem de línguas. A hipótese é de que o vídeo intensifica a motivação dos alunos na aula de língua estrangeira. A pesquisa é de natureza qualitativa e a fundamentação teórica está baseada, principalmente, no modelo ARCS de John Keller e nas formas de multiletramento do The New London Group. Os objetivos específicos do trabalho são: (1) avaliar como os alunos relacionam a imagem, o som e o texto verbal por meio da criação de seus próprios vídeos; (2) identificar maneiras de ensinar a língua estrangeira em que o aluno seja, além de receptor, também produtor de seu discurso; (3) explicitar formas de trabalhar a tecnologia na sala de aula. Para coletar os dados, a metodologia usada constou de dois momentos: no primeiro, os alunos assistiram a um vídeo publicitário no site do YouTube; no segundo momento, produziram seus próprios vídeos. A análise dos dados revelou que o uso do vídeo intensifica a motivação dos alunos na aprendizagem de línguas estrangeiras e que os alunos são capazes de produzir textos multimodais, embora essa habilidade seja pouco trabalhada no contexto educacional
id UCPe_7dd42675340c671c812e8531f8931af8
oai_identifier_str oai:tede.ucpel.edu.br:tede/244
network_acronym_str UCPe
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository_id_str
spelling O USO DO VÍDEO COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRAvídeomotivaçãolínguas estrangeirasmultiletramento.videomotivationforeign languagesmultiliteracyCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAO objetivo desse trabalho é analisar o vídeo como um instrumento de motivação na aula de língua estrangeira, considerando a importância da motivação na aprendizagem de línguas. A hipótese é de que o vídeo intensifica a motivação dos alunos na aula de língua estrangeira. A pesquisa é de natureza qualitativa e a fundamentação teórica está baseada, principalmente, no modelo ARCS de John Keller e nas formas de multiletramento do The New London Group. Os objetivos específicos do trabalho são: (1) avaliar como os alunos relacionam a imagem, o som e o texto verbal por meio da criação de seus próprios vídeos; (2) identificar maneiras de ensinar a língua estrangeira em que o aluno seja, além de receptor, também produtor de seu discurso; (3) explicitar formas de trabalhar a tecnologia na sala de aula. Para coletar os dados, a metodologia usada constou de dois momentos: no primeiro, os alunos assistiram a um vídeo publicitário no site do YouTube; no segundo momento, produziram seus próprios vídeos. A análise dos dados revelou que o uso do vídeo intensifica a motivação dos alunos na aprendizagem de línguas estrangeiras e que os alunos são capazes de produzir textos multimodais, embora essa habilidade seja pouco trabalhada no contexto educacionalThe aim of this study is to analyze video as an instrument of motivation in the English class, considering that motivation is very important in foreign language learning. The hypothesis is that video enhances students motivation in the classroom. The research is qualitative and the theoretical frame work is based on the John Keller s ARCS model and on the concepts of multiliteracy of The New London Group. The specific objectives of this study are: (1) to evaluate how the students relate image, sound and verbal text in the production of their own videos; (2) to identify ways to teach foreign language in which the student is both the receptor as well as the producer of his/her discourse; 3) to exemplify how to work with technology in the classroom. In order to collect the data, the following methodology was used: in the first moment, the students watched a video from the YouTube site; and in the second moment, they produced their own video. The data analysis showed that the use of video enhances students motivation in foreign language learning and that the students are able to create multimodal texts, even if that ability has been poorly used in the educational contextUniversidade Catolica de PelotasLetrasBRUcpelMestrado em LetrasLeffa, Vilson JoseCPF:00757110010http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5Winter, Daiane2016-03-22T17:26:50Z2013-08-262013-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfWINTER, Daiane. O USO DO VÍDEO COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2013. 94 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2013.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/244porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/244Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DO VÍDEO COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
title O USO DO VÍDEO COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
spellingShingle O USO DO VÍDEO COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Winter, Daiane
vídeo
motivação
línguas estrangeiras
multiletramento.
video
motivation
foreign languages
multiliteracy
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short O USO DO VÍDEO COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
title_full O USO DO VÍDEO COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
title_fullStr O USO DO VÍDEO COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
title_full_unstemmed O USO DO VÍDEO COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
title_sort O USO DO VÍDEO COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
author Winter, Daiane
author_facet Winter, Daiane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leffa, Vilson Jose
CPF:00757110010
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5
dc.contributor.author.fl_str_mv Winter, Daiane
dc.subject.por.fl_str_mv vídeo
motivação
línguas estrangeiras
multiletramento.
video
motivation
foreign languages
multiliteracy
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic vídeo
motivação
línguas estrangeiras
multiletramento.
video
motivation
foreign languages
multiliteracy
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description O objetivo desse trabalho é analisar o vídeo como um instrumento de motivação na aula de língua estrangeira, considerando a importância da motivação na aprendizagem de línguas. A hipótese é de que o vídeo intensifica a motivação dos alunos na aula de língua estrangeira. A pesquisa é de natureza qualitativa e a fundamentação teórica está baseada, principalmente, no modelo ARCS de John Keller e nas formas de multiletramento do The New London Group. Os objetivos específicos do trabalho são: (1) avaliar como os alunos relacionam a imagem, o som e o texto verbal por meio da criação de seus próprios vídeos; (2) identificar maneiras de ensinar a língua estrangeira em que o aluno seja, além de receptor, também produtor de seu discurso; (3) explicitar formas de trabalhar a tecnologia na sala de aula. Para coletar os dados, a metodologia usada constou de dois momentos: no primeiro, os alunos assistiram a um vídeo publicitário no site do YouTube; no segundo momento, produziram seus próprios vídeos. A análise dos dados revelou que o uso do vídeo intensifica a motivação dos alunos na aprendizagem de línguas estrangeiras e que os alunos são capazes de produzir textos multimodais, embora essa habilidade seja pouco trabalhada no contexto educacional
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-26
2013-03-01
2016-03-22T17:26:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv WINTER, Daiane. O USO DO VÍDEO COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2013. 94 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2013.
http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/244
identifier_str_mv WINTER, Daiane. O USO DO VÍDEO COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2013. 94 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2013.
url http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Pelotas
Letras
BR
Ucpel
Mestrado em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
instname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron:UCPEL
instname_str Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
instacron_str UCPEL
institution UCPEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.br
_version_ 1801044720576626688